Customer Experience

Comunicação em nuvem: saiba como alcançar um novo patamar

Por: Mutant, março 10, 2022

Normalmente, quando falamos em agilidade e colaboração no mundo dos negócios, logo vem à mente profissionais que têm essas habilidades, não é mesmo? Essa associação automática nos faz esquecer que os empreendimentos também podem proporcionar ou facilitar isso no ambiente de trabalho.

Quer saber como? A resposta é investir na comunicação em nuvem pra melhorar os processos e as interações. Se você ficou interessado, continue por aqui e confira mais sobre esse assunto!

Como funciona a comunicação em nuvem nos negócios?

Sob o ponto de vista das empresas, a comunicação em nuvem é o processo de compartilhamento de informações corporativas realizado através do sistema de Cloud Computing. Simples, né?

Dessa forma, seu funcionamento acontece por meio de serviços de computação — aplicativos, softwares, plataformas, infraestrutura, redes etc — armazenados e rodando em um servidor externo. O acesso é online, sob demanda e com pagamento proporcional ao uso.

Quais são as aplicações da computação em nuvem na comunicação?

A comunicação em nuvem pode ser utilizada de diversas maneiras no ambiente organizacional, já que a Cloud Computing apresenta várias aplicações que viabilizam ou facilitam esse processo. Conheça algumas!

Integração e automação de canais de atendimento

Ferramentas em nuvem voltadas ao atendimento são parte da estratégia comercial de vários empreendimentos. Afinal, elas permitem integrar diversos canais de contato e, ainda, oferecem recursos de resposta automática de demandas por meio de bots.

Essas tecnologias fornecem informações pré-programas diante da análise do que foi digitado ou dito pelo usuário e criam fluxos em que as interações progridem, gerando uma experiência positiva para os clientes.

Soluções de colaboração

Acesso simultâneo a documentos, consultas a dados em tempo real, ambiente de trabalho virtual, aplicativos de mensagens etc. As soluções em nuvem disponibilizam essas e outras funcionalidades úteis pra colaboração, tornando eficiente a troca entre funcionários.

Plataformas integradas de gestão

As plataformas integradas de gestão fornecidas como serviços em Cloud Computing aumentam a capacidade de mensuração e de acompanhamento de indicadores, processos ou resultados. Tudo sem depender da observação direta dos gestores. Deixando que eles foquem em atividades que realmente agregam aos objetivos da empresa.

Por que migrar a comunicação pra nuvem?

A realidade é que a comunicação se transforma quando passa a ser realizada em nuvem. Tanto a nova dinâmica dos processos quanto os recursos implementados auxiliam a empresa a superar os desafios da era digital. Suas vantagens comprovam isso. Veja as principais!

Torna os fluxos mais dinâmicos

Pense na perda de tempo que ocorre quando uma informação ou tarefa depende da comunicação entre colaboradores pra seguir adiante. Nos sistemas em nuvem, as consultas são feitas diretamente, eliminando a espera ou ruídos. Basta criar um relatório ou olhar o Dashboard e pronto.

Aumenta a colaboração

O meio onde a colaboração ocorre pode favorecer ou dificultar esse processo. Não acredita? Então, analise: qual é a forma mais ágil de construir um documento em conjunto, salvá-lo na nuvem pra que qualquer alteração fique disponível na hora em que ocorre ou enviar por e-mail a cada edição? Percebeu a vantagem da Cloud Computing nesse caso?

Reduz custos

A nuvem não exige um alto investimento em infraestrutura de TI, pra manutenção de equipamentos ou em espaço físico. O que em outras palavras significa diminuição de custos, uma vez que todas essas atividades fazem parte das responsabilidades do serviço que é contratado.

Otimiza o uso dos recursos

Nesse caso, otimização abrange flexibilidade e agilidade pra uma adaptação constante. Pois, os recursos de armazenamento e processamento são escaláveis, podendo ser realocados diante do aumento da demanda sem deixar potencial ocioso até esse momento.

Eleva a segurança dos dados

O mundo corporativo está sujeito a uma série de regulamentações que visam proteger os dados digitais. Com o volume de informações que circulam online isso não poderia ser diferente.

Mas, ao contrário do que parece, a comunicação em nuvem não expõe ainda mais tais elementos durante o tráfego entre o servidor externo e os computadores empresariais. Nela, backups, firewalls, antivírus e camadas de acesso mais robustos protegem de vulnerabilidades, roubos, perdas, exposições e outros riscos.

Como implementar essa migração sem dor de cabeça?

Agora que você sabe que investir em comunicação em nuvem significa alcançar um novo patamar, descubra como fazer isso. Aproveite nossas dicas pra não ter dificuldades durante a migração!

Não ignore o planejamento

Um erro comum na hora de implementar novas tecnologias é não planejar o processo. Pra começar é preciso definir objetivos e, a partir deles, estabelecer prioridades. Em seguida, delineie as etapas, desde a contratação do serviço até a adaptação e otimização durante o uso.

Esse roteiro serve de guia, a fim de que nenhuma ação seja esquecida e cause dores de cabeça causadas pela indisponibilidade de canais de atendimento ou vendas e de sistemas ou documentos internos.

Fique atento aos requisitos técnicos

Essa migração envolve decisões visando facilitar sua utilização e evitar problemas. Pra que tais escolhas sejam as ideais, alguns requisitos técnicos devem ser observados. São eles;

  • segurança: verifique quais tecnologias são aplicadas pra garantir proteção;
  • backup: veja se os protocolos são eficientes;
  • licenças: confirme que as licenças dos softwares estão em dia;
  • tipos de nuvem: entenda a quais modelos de negócios cada um se adequa melhor;
  • compatibilidade de serviços: confira como é a conexão entre sistemas.

Avalie o fornecedor

Ter um time de experts, que conheça o caminho das pedras e possa te contar de antemão os pontos mais complicados, pra auxiliar na implementação tende a acelerar esse processo, diminuindo os contratempos. 

Além disso, o fornecedor certo oportuniza que sua empresa tire o melhor proveito da Cloud Computing nas atividades corporativas. Assim, avaliar os prestadores de serviço se torna uma atividade chave pra ter sucesso nessa migração.

Adotar a comunicação em nuvem em seu negócio não é só vantajoso, como também é simples. Com o fornecedor certo a implementação e utilização desse serviço agrega diferencial competitivo pro seu empreendimento.

A Mutant é quem você procura pra isso. Se torne nosso parceiro e passe a ter acesso às nossas soluções de Cloud Computing tanto pra sua empresa como pros seus clientes. Entre em contato agora mesmo!

  • Error: Contact form not found.