Negócios

6 dicas como se tornar um empreendedor individual de sucesso

Por: kamilla.pena, maio 19, 2022

Você já deve ter se perguntado, em algum momento de sua carreira, “qual a marca do empreendedor individual de sucesso?” O que talvez nunca te contaram é que é necessário muito mais do que boa intenção, coragem e força de vontade para fazer o empreendimento dar certo.

Para começo de conversa, um empreendedor de sucesso deve ter tudo planejado: dinâmica de trabalho, qual público precisa atingir, quais canais de atendimento ao cliente vai utilizar e por aí vai.

Neste texto, você vai conhecer 6 dicas preciosas de como se tornar um empreendedor individual de sucesso sem depender da sorte, apenas da sua capacidade e do seu potencial. Boa leitura!

Como se tornar um empreendedor de sucesso?

A primeira coisa para se tornar um empreendedor de sucesso é se preparar. Você pode estar se perguntando como fazer isso, e a resposta é simples: estudando! Faça cursos e busque certificações que acrescentem credibilidade ao seu empreendimento.

Dessa forma, mesmo que você seja iniciante, terá um bom arcabouço teórico para apresentar soluções e argumentações diante dos clientes. Sem contar que, independentemente do ramo de atuação, o profissional capacitado é sempre o que mais se destaca.

Tão importante quanto o preparo e a capacitação é o planejamento! É claro que uma empresa pode dar certo se tiver muita sorte e pouco planejamento, mas sejamos honestos: isso é muito difícil de acontecer, não é verdade?

É possível ter sucesso como microempreendedor sem planejamento?

Nada de improvisar. O planejamento deve conter os meios necessários para que você consiga atingir seus objetivos e, principalmente, orientar o caminho que o microempreendedor deve seguir.

Por exemplo: com a pesquisa de mercado, já terá uma boa ideia de quem é o público do segmento, seus concorrentes e por aí vai. Isso será determinante para sua estratégia comercial, posicionamento de marca e análise da viabilidade financeira do empreendimento.

A seguir, acompanhe as dicas que todo empreendedor individual de sucesso deve aprender antes de começar a construção do seu próprio negócio.

1. Atue regularmente, fuja da ilegalidade

Regularize a sua situação, evite ficar na informalidade. Além de se resguardar diante de imprevistos como depender de auxílio-doença, ter um CNPJ é obrigatório para emitir Notas Fiscais e fazer o recolhimento de imposto.

Sem contar que é muito melhor estar de acordo com as leis, não é verdade? E, ainda, hoje em dia todo mundo pede nota fiscal, imagina perder a chance de fechar um bom negócio por não poder apresentar NF?

2. Escolha um ramo de atuação legal para você trabalhar

Esse é um dos passos mais importantes para se tornar um empreendedor individual de sucesso. Recomenda-se escolher um segmento com o qual você já tenha alguma familiaridade ou que gostaria muito de trabalhar.

Também é adequado se fazer algumas perguntas: qual ramo você teria prazer em trabalhar? Em qual área de atuação você acredita que poderia oferecer um diferencial para seus clientes? Existe alguma atividade que desempenha bem e que pode se tornar um produto ou serviço? Você conhece o seu cliente?

Tudo isso serve para orientar a sua escolha ideal, mas é importante lembrar de outros fatores, como a presença dos concorrentes, para gastar esforços apenas com o que é viável.

O método Disney de produção criativa serve muito bem de exemplo para essa etapa do planejamento e se divide em 3 momentos: sonhador, realista e crítico. No primeiro, é permitido sonhar e imaginar qualquer coisa; no segundo, deve-se focar apenas no que dá para ser feito; e o terceiro é o refinamento do plano e sua execução.

3. Faça a divulgação adequada, valorize suas qualidades

Imagina se preparar, planejar, desenvolver um bom produto ou serviço e ninguém ouvir falar da sua empresa? Divulgar o que você oferece é fundamental, mas isso não pode ser feito de qualquer maneira.

As campanhas de marketing são a chave para que o empreendedor individual seja conhecido. É a hora de atrair a atenção para seu portfólio online, mostrar que entende do assunto e captar mais clientes.

Além disso, as campanhas de marketing visam resultados, como: maior alcance, posicionamento mais efetivo no mercado, se tornar autoridade no assunto etc.

4. Invista na capacitação, saia na frente dos concorrentes

Engana-se quem está apenas atrás dos certificados. Se atualizar é tão importante quanto passar credibilidade, afinal, o empreendedor individual de sucesso precisa dominar assuntos que vão além do tema que envolve seu produto ou serviço.

Por exemplo, é fundamental conhecer técnicas de negociação para lidar com clientes e fornecedores, ter bom conhecimento da língua portuguesa, em muitos casos, ser heavy user de redes sociais ou pelo menos ter alguma familiaridade com tecnologia, e por aí vai.

5. Faça parcerias, ninguém cresce sozinho

Lembra que falamos sobre outras habilidades necessárias para ser um empreendedor individual de sucesso? Nesse caso, vai precisar de trabalho social para estabelecer conexões com pessoas e empresas atuantes em um segmento parecido com o seu.

Um professor de línguas, pode fazer parcerias com escolas locais, um personal trainer com lojas de moda fit ou suplementos alimentares, a loja de autopeças com as oficinas mecânicas…

E não apenas para estabelecer relações profissionais e comerciais, mas também para aprender com quem já está no mercado há mais tempo do que você.

6. Atenção às oportunidades, não corra do trabalho

Com certeza você já deve ter perdido alguma boa oportunidade na vida, mas não é hora de olhar para o passado e, sim, começar a prestar atenção nas oportunidades de negócio que estão ao seu redor agora mesmo. A Mutant Nitro é um programa de aceleração de empresas por meio de soluções digitais que todo tipo de segmento precisa.

Se procura uma forma de turbinar suas receitas, a Mutant Nitro é uma excelente oportunidade, viu? Se inscreva para receber o treinamento e começar a gerenciar sua carreira trabalhando com ferramentas digitais para atendimento e vendas, gestão multicanal e relacionamento com o cliente.

Ter parceria com uma empresa de renome como a Mutant é uma ótima forma de alcançar seus objetivos mais rapidamente, fica a dica!

Viu que para ser um empreendedor individual de sucesso não tem muito segredo? Agora que terminou a leitura, já sabe o que fazer para se destacar e colocar a sua empresa em evidência. Preparo e planejamento são essenciais, mas também será necessário muito esforço, dedicação, parcerias e o uso das ferramentas adequadas!

É por isso que a Mutant vai te ajudar a encontrar a solução ideal, entre em contato e descubra uma infinidade de possibilidades digitais!

  • Error: Contact form not found.