Tecnologia

Expanda os seus horizontes e conheça a multinuvem

Por: Mutant, outubro 21, 2021

Expanda os seus horizontes e conheça a multinuvemDava para imaginar que um dia “nuvem” seria algo diferente daquele amontoado de coisas fofas que flutuam pelo céu? Não estamos falando de formações de vapor d’água em dias quentes que prometem um aguaceiro para mais tarde: nosso assunto é tecnologia de ponta e o início da Quarta Revolução Industrial.

Tá, mas o que isso tem a ver com a tal da nuvem? Na verdade, nós já demos um passo adiante e vamos falar pra você do conceito de multinuvem. Isso mesmo! Aqui não é chuvinha não; é temporal de inovação e transformação digital nas empresas. Confira!

O que é a multinuvem?

Você já deve saber o que é a tal da nuvem à qual a gente se referiu, né? Porénm se não souber, tudo bem, a gente explica de novo. O armazenamento de dados e recursos em nuvem (cloud) nada mais é que a ação de “guardar” informações e sistemas em um HD que não está no seu equipamento por meio da internet.

A partir dessa definição simplista, dá para imaginar no que consiste a multinuvem (também conhecida como multicloud). Esse termo se refere ao uso de mais que um provedor de armazenamento.

Como a multinuvem funciona?

A computação multinuvem liberta a empresa de depender de um único provedor. Os servidores de nuvem são públicos, ou seja, as empresas que disponibilizam o serviço são terceirizadas. A proposta inovadora desse modelo é usufruir do que cada provedor tem de melhor e, com isso, ampliar muito o potencial de uso em nuvem.

É possível armazenar ou compartilhar todas as suas informações apenas em uma nuvem? Claro que sim, mas e se acontecer algo como uma falha do sistema ou até mesmo o ataque de um hacker? Dá pra imaginar a dor de cabeça? Existe um sério risco de perder tudo.

Para evitar esse tipo de problema, o sistema de armazenamento em multinuvem gera uma combinação de serviços que são disponibilizados por vários servidores, ou seja, não fica tudo em um lugar só e, dessa forma, dá para garantir a segurança dos dados da empresa.

Tem ainda um outro conceito em que a empresa opta por incluir uma nuvem privada que fica dentro do seu próprio centro de processamentos de dados conhecido como nuvem híbrida.

Para que tipo de empresa a multinuvem é indicada?

Hoje em dia, quando uma empresa grande decide utilizar a nuvem, é porque está em busca de uma forma inovadora de alavancar seu negócio. Mas isso não significa que só grandes corporações podem usá-la.

Na verdade, pequenos negócios se beneficiam muito mais, porque os preços são atrativos e permitem uma adaptação fácil e tranquila. Em caso de uma demanda fora de época, por exemplo, não há a necessidade de grandes investimentos em tecnologia.

A tendência é que, em pouco tempo, esse recurso seja tão acessível — principalmente com o início das operações da internet 5G — que se tornará cada vez comum. Afinal, ele é muito versátil e atende a diferentes necessidades, combinando nuvens com características diversas para qualquer tipo de negócio.

Quais são as vantagens de investir em uma multinuvem?

Nos últimos anos, a computação em nuvem passou a ser um componente essencial para um modelo de empresa moderno e dinâmico, visto que se trata de uma plataforma de negócios recheada de funcionalidades e sistemas operacionais que permitem a implementação de ações quase que da noite para o dia.

Disponibilidade

Armazenar dados ou compartilhar serviços em uma nuvem apenas pode ser arriscado. É aquela velha história de colocar todos os ovos em uma única cesta. Se houver alguma falha ou invasão no sistema, a empresa estará em apuros. Já imaginou perder informações importantes em segundos?

A multinuvem proporciona redundância e proteção no armazenamento de dados. Além da questão da segurança, tem o aspecto da interrupção por causa de algum problema técnico no provedor. Quem nunca ficou no sufoco por causa de uma queda na rede, não é mesmo? Se der pau em uma nuvem, outras estarão ativas para rodar os apps e atender aos usuários.

Flexibilidade

Quando você pode escolher o melhor de cada nuvem, há muito mais flexibilidade e personalização para atender às necessidades específicas do seu negócio. É importante garantir a portabilidade de aplicativos e informações antes de migrar para o ambiente multinuvem e ter liberdade total de escolher qual se adapta melhor a cada um dos seus processos.

Esse compartilhamento da carga de trabalho permite que você faça o gerenciamento de time em uma nuvem, o desenvolvimento de projetos em outra, a oferta de serviços para clientes em outra e assim por diante.

Redução de custo

Com o uso da multinuvem, dá para controlar melhor o orçamento da empresa e reduzir despesas, pois é possível aumentar a capacidade computacional sem ter que fazer grandes investimentos em equipamentos e sistemas.

A economia também vem de uma boa negociação com os provedores. Com o aumento da oferta de fornecedores de nuvens públicas, também cresce a competição entre eles, e quem ganha são os usuários, que vão contar com preços e serviços mais atrativos.

Também dá para aumentar as funcionalidades ou os serviços que você oferece aos seus clientes sem contratar mais pessoas ou usar seu próprio tempo para gerenciar todo o trabalho. Ao escolher um ambiente de nuvem, lembre-se de verificar alguns aspectos importantes do serviço e do provedor, tais como:

  • deve ser de fácil gerenciamento das relações com clientes;
  • tenha soluções simples e abertas para não demandar muitos recursos de TI;
  • seja de baixa complexidade de utilização;
  • disponibilize inovações e melhorias automaticamente;
  • ofereça informações históricas e em tempo real por meio de dashboards para tomada de decisão;
  • seja fácil de usar e rápida para implementar.

Em um ambiente multinuvem com características tão variadas, fica muito mais simples tomar decisões e implementar mudanças. É, o tempo fechou de nuvens, mas, com o perdão do trocadilho, é uma chuva de inovação e crescimento. Você não vai querer ficar de fora, não é?

Quer conhecer uma opção de hospedagem com tudo que você precisa? Conheça o Mutant Cloud agora mesmo!

  • Error: Contact form not found.