Customer Experience

Conheça as 4 selecionadas para o Mutant Garage, o programa de aceleração de startups da Mutant

Por: Mutant, outubro 3, 2019

O cliente precisa interagir de maneira completa com a sua marca e ser o centro de todas as suas estratégias. E é isso que a Mutant faz. Líder em Customer Experience, somos especialistas em garantir a melhor relação entre empresas e consumidores e estamos sempre de olho nas novidades, conectados a plataformas digitais, com foco na experiência do cliente.

Objetivos e cuidadosos, acreditamos em trabalho contínuo, em proximidade e em tecnologia para amarrar tudo isso. Então, nada mais justo do que pensar nesse ecossistema de maneira personalizada. Foi assim que nasceu o Mutant Garage, nosso programa de aceleração de startups, que tem como objetivo conectar startups ao ecossistema de parceiros e clientes da Mutant. A ideia do programa é acelerar empresas na criação de produtos, serviços ou mesmo métodos exclusivamente voltados ao ambiente de Customer Experience, como forma de elevar o nível de ofertas para todo o ambiente, enriquecendo a comunidade. O programa vai gerar novos negócios e melhorar ainda mais as ofertas e atendimento ao cliente em todo o Brasil. “A gente vem e acelera pessoas com ideias novas. A gente constrói um mundo melhor através dessas pontes. O Mutant Garage é isso”, diz Eduardo Gallo, Head do programa de aceleração.

Que empresas são essas?

O Mutant Garage selecionou modelos de negócios inovadores e, diferentemente de outros grupos, definiu uma tese de aceleração muito restrita, apenas com empresas que vão contribuir para aumentar o valor do sistema de CX. “Para seleção, optamos por não deixar esse filtro, já que a definição de CX é muito ampla. As empresas se inscreveram e nós avaliamos esse potencial”, explica Gallo. Além disso, outro diferencial foi levado em consideração durante a primeira etapa: as startups selecionadas estão em estágio de crescimento avançado, time full time, soluções que já apresentem faturamento recorrente e tração com indícios de product market-fit. “Todas elas já passaram do momento inicial de incubação. As startups selecionadas estão em real aceleração, decidindo se vão nadar para o raso ou para o alto-mar. E nós vamos contribuir muito nesse desafio”, diz Gallo.

O processo de seleção do Mutant Garage

A primeira etapa de seleção foi contar com total apoio da ACE, uma das aceleratechs pioneiras no ecossistema do empreendedor.

Durante a seleção, a ACE apresentou mais de 200 empresas para o Mutant Garage. Além disso, foram abertas inscrições no site, com mais de 150 manifestações de interesse. “Juntamos tudo e fizemos a short list com 64 empresas e, com nossa consultoria, reduzimos para 24. Na última peneira, escolhemos 10 para um pitch day”, lembra Gallo.

Pitch day: O encontro de empreendedores

A segunda etapa do processo foi um encontro onde as 10 startups selecionadas, entre as mais de 150 inscritas, tiveram a chance de apresentar seus negócios diretamente para o time da Mutant: sócios, VPs, diretores e stakeholders que fazem a diferença. Foram 10 minutos de apresentação e 10 minutos de perguntas e respostas para cada uma delas. “A gente não queria discutir plano de negócios, a gente queria conhecer os caras. E foi genial. O nível das empresas foi surpreendente e, na última rodada, gostamos de quatro empresas, mas só existiam três vagas. A solução foi abrir uma quarta vaga”, conta Gallo.

Com vocês, as quatro selecionadas!

As empresas selecionadas pelo Mutant Garage são diversas e intrigantes. E é isso que vale: ter brand value, ser uma empresa voltada à CX, ao enriquecimento do assunto de customer experience. “O que queremos é elevar a conversa. Estamos aprendendo muito. Queremos saber o que está acontecendo lá fora. O Mutant Garage quer trazer novidades para o mercado de CX e mostrar que ele está sendo visto com outros olhos. E esses caras vão chegar do outro lado agradecidos de terem passado por aqui. Estamos animados com as perspectivas. O processo em si é enriquecedor”, conclui Gallo. Confira abaixo, um resumo das quatro empresas que terão o apoio total do programa de aceleração de startups da Mutant:

TunAd

A empresa de São Paulo criou uma plataforma que conecta anunciantes online e consumidores com necessidades no mundo off-line no exato momento em que eles precisam. Fazem isso por meio de um Big Data gerado em tempo real pelo monitoramento de TVs/Rádios, eventos esportivos, condições de trânsito e mudanças climáticas. Com os dados coletados, a plataforma utiliza Inteligência Artificial para analisar e apresentar os canais e horários de TV que melhor funcionaram para cada tipo de produto e sugere o plano de mídia otimizado para o anunciante. “67% da publicidade ainda é dirigida pelo mundo real. Algo externo que motiva a ação no digital. E está aí a maravilha da ideia”, explica. Gallo.

Crawly

A empresa, que é de Belo Horizonte, promete “all about data”. Por meio de data mining, crawlers, scrapers e machine learning, o objetivo da Crawly é absorver, analisar e gerar insights de uma vasta gama de fontes de dados. “Esses “engatinhadores” da rede, ou seja, os crawlers, buscam qualquer coisa na rede que possa ser publicado. O meta-buscador pode encontrar sites, anúncios, qualquer coisa. O desafio é decidir se é possível transformar essa ideia, hiper customizada, em negócio”, explica Gallo.

Flowsense

A empresa, também de São Paulo, ajuda donos de aplicativos a transformarem seus apps em verdadeiros canais de relacionamento com seus clientes, melhorando métricas como retenção, engajamento e faturamento. “A ideia é trabalhar dados de geolocalização e trazê-los para o ambiente real por meio desses apps que as pessoas já tem. É possível apresentar relatórios com dados de um perfil específico, analisar comportamentos, tudo a partir de geolocalização”, explica Gallo.

Postmetria

A empresa de Porto Alegre, criou uma Plataforma Multicanal de Big Data, que identifica por Inteligência Artificial o grau da satisfação espontânea dos consumidores. Usando a métrica social NPS, que calcula o grau de recomendação dos clientes de forma totalmente espontânea, eles eliminam o envio de questionários. “Eles bolaram um esquema de fazer essa apuração de NPS na rede social sem nenhuma intervenção humana. Com eles, os clientes não são abordados e importunados. Eles fazem isso pela rede social”, finaliza Gallo.

A ACE e sua metodologia

A ACE é uma das pioneiras no ecossistema empreendedor e ajuda grandes corporações e startups a se tornarem organizações exponenciais. Com expertise de consultoria e o investimento, o background da aceleratech consiste em mais de 600 empreendedores, 250 startups aceleradas, 10 exits em apenas 5 anos, 55 programas de inovação e 30 das maiores corporações mundiais de nosso portfólio.

Foi por isso que a ACE ajudou na seleção dos candidatos e na metodologia criada para o programa de aceleração de startups da Mutant. “A metodologia é um fio condutor que nos ajuda a focar no que realmente queremos, a encontrar uma leitura, um diagnóstico para cada empresa e a  ACE nos ajudou nessa metodologia, na formatação do produto, no entendimento do que iríamos oferecer no Mutant Garage”, finaliza Gallo. 

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