Tecnologia

Quais ferramentas utilizar para o trabalho remoto?

Por: Mutant, maio 29, 2020

Trabalhar de forma remota já era uma tendência antes da pandemia de coronavírus. Em novembro de 2019, uma pesquisa encomendada pela Alelo ao Instituto Ipsos mostrou que 49% dos empregados tinham como sonho a possibilidade de trabalhar remotamente.

O surto da doença pelo mundo, no entanto, acelerou os planos de trabalhadores e empresas, que tiveram que se adaptar à nova realidade de forma praticamente instantânea. Isso passa também pelo mercado de trabalho e pelas relações estabelecidas no cotidiano de empresas e trabalhadores. 

Essa mudança foi possível — ou, pelo menos, bem mais fácil — graças às ferramentas de trabalho remoto que permitem manter uma comunicação fluida entre o gestor e seu time e entre os próprios membros da equipe, além de gerenciar projetos e acompanhar o andamento das atividades.

Pensando nisso, separamos aqui algumas ferramentas para trabalho remoto que facilitam a integração da equipe. Confira!

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação com algumas características que a tornam mais funcional para o ambiente de trabalho do que o WhatsApp, por exemplo. Uma dessas features é que ele permite ter várias conversas em um só espaço. 

São os chamados canais, que ajudam a organizar melhor o trabalho, uma vez que possibilitam categorizar o fluxo de comunicação por assunto. Assim, é possível criar um canal para cada área da empresa ou para cada projeto. Além disso, dentro de cada canal também é possível fixar mensagens ou documentos, o que ajuda a organizar a conversa, deixando conteúdos importantes para aquele grupo fixados.

Trello

O Trello já é um dos aplicativos de gestão mais conhecidos, e já conta com similares como o Asana e o Monday.com. Eles permitem integrar a equipe, fazer gerenciamento de projetos, planejar e acompanhar campanhas de marketing e muito mais.

Cada uma dessas ferramentas conta com algumas funcionalidades específicas, mas o importante é que elas ajudam a manter a organização e permitem que todos tenham acesso às suas atividades, saibam quem é responsável pelo quê e como está o andamento das tarefas em geral.

Zoom

Não é porque estamos trabalhando de forma remota que vamos deixar as reuniões de lado. Nada substitui uma conversa ao vivo para tomar determinadas decisões, combinar os próximos passos ou analisar o que tem sido feito. Por isso, as ferramentas de videoconferência são essenciais.

O Zoom ganhou bastante visibilidade nos últimos tempos, pela facilidade de uso e por ter algumas funcionalidades interessantes, como permitir exibir apresentações. No entanto, as falhas na segurança também foram amplamente noticiadas. Se isso for um problema para a sua empresa, basta escolher outra ferramenta do gênero, como o Microsoft Teams, o Google Hangouts ou o Join.me.

Com essas ferramentas de trabalho remoto, é possível manter a produtividade mesmo que a equipe não esteja fisicamente no mesmo espaço. O teletrabalho exige que todos estejam mais atentos e cuidem da organização, mas também dá mais autonomia e senso de responsabilidade aos colaboradores. 

Para manter a troca de ideias com seus pares, você pode se juntar a uma comunidade online, como a do Distrito. Que tal se inscrever agora mesmo? Basta acessar a página da comunidade e fazer seu cadastro!

 

  • Error: Contact form not found.