7 benefícios de apostar no SMS corporativo
Consumidores esperam cada vez mais agilidade e relevância nas interações que têm com as marcas com as quais se relacionam. Por isso, o SMS corporativo surge como uma ferramenta potente e eficaz para empresas que buscam se aproximar de seu público.
Trata-se de um canal de comunicação que pode ser usado por companhias de qualquer porte e segmento, para a troca de mensagens de texto com funcionários, fornecedores e clientes. Com ele, é possível diminuir custos e otimizar processos, melhorando a comunicação como um todo.
Para saber mais sobre os benefícios do envio de SMS nos negócios, não deixe de ler este post. Nele, apresentamos 7 motivos para você investir nessa ideia. Confira!
1. Aumentar o relacionamento com os clientes
Muita gente já não atende o telefone de casa e seleciona as chamadas pelo número que aparece no display do celular. O mesmo acontece com alguns e-mails que ficam intactos na caixa de entrada ou são automaticamente direcionados para a lixeira. Porém, é difícil que alguém deixe de ler aquela mensagem de texto piscando no celular, não é mesmo?
Pois é, a taxa de leitura do SMS é de cerca de 95%, ou seja, suas chances de acertar o alvo são muito maiores. Como a probabilidade de leitura é bem alta, o envio de mensagens proporciona maior engajamento, aumentando o relacionamento da empresa com os clientes.
2. Dar um tom mais pessoal à comunicação
O telefone se tornou um meio de comunicação essencialmente comercial. Muitas das ligações que as pessoas recebem, em casa ou no celular, são de empresas oferecendo alguma coisa. Em menor medida, isso também aconteceu com o e-mail — embora ele ainda seja muito mais eficiente que os telefonemas, quando bem-planejado.
No entanto, as mensagens de texto ainda são tidas como algo bem pessoal, sendo usadas por amigos e familiares. Assim, adotar o SMS corporativo é colocar a sua empresa no mesmo patamar das relações pessoais, ou seja, mais próxima do cliente.
Além disso, elas permitem fazer uma mensagem mais voltada ao perfil de quem vai receber, considerando as especificidades do destinatário. Com textos curtos, essa ferramenta possibilita a entrega eficiente de qualquer informação direto para o cliente, de maneira pessoal e objetiva.
3. Ter uma comunicação integrada
Um dos traços mais importantes em uma estratégia de comunicação é a integração entre canais. Com a multiplicidade de touch points, é essencial ter uma linguagem única para todos eles.
O SMS é facilmente moldável às demais estratégias de comunicação. Por meio de mensagens é possível confirmar solicitações, agendar visitas técnicas, enviar códigos de acesso para outras plataformas, lembretes de eventos, matérias do blog corporativo e mais.
Assim, a ferramenta fortalece as ações de comunicação integrada da marca e contribui para estreitar o relacionamento com os clientes e o restante do público-alvo.
4. Ganhar agilidade e mobilidade
Além de a taxa de leitura ser alta, 90% das mensagens são lidas em até 3 minutos. Ou seja, com um texto curto e direto é possível chegar mais rápido ao cliente. O que é extremamente importante, já que muitos negócios são fechados com a empresa que realizou o primeiro contato.
Soma-se a isso a mobilidade. Com a popularização dos smartphones, todo mundo resolve questões de trabalho, faz compras, marca compromissos e toma decisões utilizando um celular. Dessa forma, as pessoas esperam que as empresas sejam tão móveis quanto elas.
Ao enviar um SMS e permitir que o consumidor resolva um problema a qualquer hora e lugar, você está contribuindo para a satisfação do cliente e colocando-se à sua disposição onde quer que ele esteja.
5. Tornar-se mais querido
Se tem uma coisa capaz de deixar o cliente satisfeito e impressionado é a agilidade. A velocidade de resposta é um dos fatores que mais impactam a experiência do consumidor. Assim, usar o SMS Corporativo como um canal de comunicação pode ser uma excelente maneira de cativar o público.
Quem não gosta da possibilidade de confirmar a visita do técnico de telefonia ou uma consulta médica com apenas uma palavra via SMS, de maneira rápida e prática? O mesmo vale para quando temos uma dúvida sobre a entrega de uma mercadoria e a resposta vem em segundos, pelo celular.
6. Ser mais conveniente
Nesse sentido, outra vantagem do SMS é a conveniência. Afinal é muito mais fácil responder uma mensagem do que falar ao telefone não é mesmo?
No mundo de hoje, as pessoas prezam cada vez mais a conveniência, inclusive fazendo escolhas em função dela. Foi isso que levou ao sucesso das redes de fast food e, recentemente, dos aplicativos de entrega de comida, como o iFood.
Praticidade é fundamental para as pessoas. Se elas puderem fazer negócio com você de maneira conveniente, isso aumenta muito a chance de optarem pela sua empresa em relação aos concorrentes.
7. Ter um ponto de contato direto com o cliente
Como já mencionamos, uma comunicação eficaz é aquela que mistura vários canais e pontos de contato diferentes. No entanto, na maioria deles, são necessárias diversas tentativas até que a comunicação seja efetiva.
Por exemplo, é preciso um e-mail muito bem-planejado (ou até uma série deles) para que a pessoa tome uma atitude, ou deixar diversas mensagens de voz para que ela retorne a ligação. O mesmo vale para anúncios que precisam ser exibidos em múltiplos canais até que o cliente clique no link e vá até a loja virtual.
É provável que a sua empresa use todos esses caminhos para chegar aos clientes, bem como gerar tráfego para o seu site, conseguir leads e convertê-los em vendas. Porém, o SMS pode ser um ponto de contato complementar mais direto e eficaz.
É possível enviar uma mensagem para agendar uma conversa em um horário mais oportuno, para relembrar uma promoção prestes a expirar, fazer o follow-up de e-mails enviados e até para atualizações rápidas.
O SMS corporativo pode ser usado para todo tipo de mensagem. No entanto, funciona ainda melhor como um complemento das demais ações de comunicação da sua empresa, como o próprio e-mail. Sendo assim, ele traz inúmeros benefícios como eficiência, agilidade e mobilidade para o seu negócio, dando um tom mais pessoal ao relacionamento com os clientes.
E você, já usa o SMS corporativo em sua empresa? Deixe um comentário contando como é a sua experiência com isso!