Customer Experience

Saiba agora como aumentar a satisfação dos clientes

Por: Mutant, fevereiro 5, 2019

Vender e lucrar são objetivos de todo negócio. Para isso, é fundamental cuidar da qualidade do processo de comercialização e da maneira como o público percebe a sua marca. Esses fatores fazem com que sua empresa se mantenha competitiva por mais tempo. Então, como aumentar a satisfação do cliente no longo prazo?

Exceder as expectativas dos consumidores é primordial para garantir um alto nível de fidelização. Sem contar que compradores contentes podem promover seu negócio, atraindo ainda mais pessoas.

Pensando em ajudá-lo a elevar a satisfação do cliente, elaboramos este conteúdo. Nele, você saberá como colocar as melhores ações em prática. Boa leitura!

Automatize a rotina e foque nas interações reais

Já imaginou o retorno que a sua empresa pode obter com a automatização e o autoatendimento em pontos de contato com a clientela? Ao contrário do que muitos gestores pensam sobre esse assunto, é possível reduzir custos operacionais e aproveitar melhor o tempo com o público.

As pessoas desejam falar com suas marcas favoritas em vários canais (e-mail, SMS, chat online, chatbot, mídias sociais, telefone) e querem ter uma experiência dinâmica e positiva. Ao disponibilizar essas tecnologias, sua companhia direciona a interação humana para o que realmente precisa dela.

Portanto, promova o omnichannel, ou seja, integre todos os canais e estabeleça um atendimento intuitivo e eficiente. Assim, você reduz o volume de reclamações e gera mais conversões.

Mantenha sua equipe treinada e atualizada

Mesmo implantando as melhores inovações de atendimento da atualidade, você deve continuar investindo na sua equipe de atendentes. Afinal, mesmo que existam indivíduos que gostem de canais digitais, ainda há quem prefira tratar assuntos pessoalmente, no estabelecimento. E, dependendo da mercadoria ofertada, o atendimento humano pode ser vantajoso.

Para promover a satisfação do cliente, é necessário ter um time capacitado, bem-informado e pronto para solucionar dúvidas e vender o produto mais adequado, na hora exata.

Atender bem não é somente ser cordial e educado, mas esses fatores são essenciais. Sem contar que é crucial que o atendente demonstre domínio sobre o que fala, para que a clientela saia do seu estabelecimento com todas as questões respondidas. É isso que gera satisfação com a sua loja/empresa.

Comprometa-se com os resultados e com os seus clientes

A qualidade do que é oferecido é imprescindível, pois é uma das condições de compra mais relevantes. Logo, concentre-se nesse padrão como o objetivo do seu negócio.

Vamos pegar o exemplo da BMW, cujos automóveis atendem um pequeno público — e, mesmo assim, são o sonho de consumo de muita gente. O padrão de design e as características dessa marca transmitem um valor que ultrapassa o próprio produto.

Chegar nesse nível de engajamento é crucial para entregar a melhor experiência ao cliente. Portanto, invista em fornecedores, parcerias e pesquisas que partilhem do mesmo nível de inovação. E lembre-se: a qualidade da mercadoria é o principal critério de compra, mas a experiência oferecida leva à fidelidade e à recompra.

Torne o seu produto acessível

Um outro motivo que orienta o consumo atual é a comodidade. Ninguém gosta de desperdiçar horas visitando sites ou lojas físicas para encontrar a oferta que tanto deseja.

Sua mercadoria precisa estar acessível. Cuide para que seu site, blog e Fan Page estejam no topo dos resultados do Google e em outras ferramentas de busca.

Invista em ações de comunicação e marketing para compreender as dores e as demandas dos consumidores. Mostre que o que você vende pode suprir suas necessidades.

Tenha preços competitivos

O seu produto ou serviço não precisa ser o mais barato, mas também não pode ser o mais caro. O valor dos itens da sua empresa deve ser o bastante para garantir um bom atendimento, manutenção e pós-venda — aspectos que são notados pelas pessoas na hora da compra.

Antes de precificar, pesquise o que a concorrência anda praticando. Dessa forma, você consegue adequar os valores das suas mercadorias ao que o mercado oferece.

Motive sua equipe e garanta bons resultados

A motivação do time permite que todos os integrantes estejam sempre dispostos a atender o público com dinamismo e excelência.

Para isso, o gestor deve estar sempre presente para identificar os gargalos mais frequentes e oferecer boas recompensas à equipe. Defina metas e crie uma bonificação ou premiação para que todos se sintam determinados a cumpri-las.

Um plano de carreira também é uma boa forma de motivar seus profissionais, bem como reter talentos e diminuir a taxa de turnover. Sendo assim, não deixe os bons resultados passarem despercebidos. Elogie e mostre que você notou o esforço de toda a equipe.

Avalie os feedbacks espontâneos e busque opiniões no pós-venda

É fundamental enxergar toda crítica como um fator que vai ajudar a melhorar o nível de atendimento, as atividades e até mesmo as soluções que sua marca oferece.

Portanto, colete as sugestões do seu público nos canais de contato e avalie os motivos apresentados. Ao constatar que um consumidor tem razão, identifique a raiz do problema e solucione-o rapidamente.

Vale destacar que nem todos os clientes reclamam de uma má experiência ou uma situação inconveniente. Por isso, o pós-venda (suporte) é indispensável. Nele, é possível solucionar diversas ocorrências — simples ou graves — e motivar novos negócios por meio de abordagens diversas, como:

  • ofertas e promoções;
  • lançamento de produtos;
  • novidades e melhorias.

Um dos segredos para promover a satisfação do cliente é manter o vínculo após as vendas.

Revolucione a experiência do cliente

A experiência do cliente deve ser excepcional para gerar conversões de longo prazo. Engana-se quem pensa que para isso é preciso injetar muito dinheiro. A criação de interações memoráveis só exige um direcionamento robusto.

Marcas pioneiras já colocaram seus consumidores no centro das atenções. O objetivo de organização, de gerenciamento de riscos e de processos converge para a clientela e não mais para o produto.

Quando esse pensamento é fixado na cultura da empresa, fica mais fácil trazer soluções econômicas e que aumentam consideravelmente a receita.

Esperamos que as dicas deste post tenham mostrado como aumentar a satisfação do cliente. Aplique-as na gestão da sua empresa para melhorar a competitividade perante o mercado, aumentar as vendas e elevar seu índice de fidelização.

E então, o que achou do conteúdo? Se você ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o tema, envie seu comentário!

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