Quais ferramentas utilizar para o trabalho remoto?
Trabalhar de forma remota já era uma tendência antes da pandemia de coronavírus. Em novembro de 2019, uma pesquisa encomendada pela Alelo ao Instituto Ipsos mostrou que 49% dos empregados tinham como sonho a possibilidade de trabalhar remotamente.
O surto da doença pelo mundo, no entanto, acelerou os planos de trabalhadores e empresas, que tiveram que se adaptar à nova realidade de forma praticamente instantânea. Isso passa também pelo mercado de trabalho e pelas relações estabelecidas no cotidiano de empresas e trabalhadores.
Essa mudança foi possível — ou, pelo menos, bem mais fácil — graças às ferramentas de trabalho remoto que permitem manter uma comunicação fluida entre o gestor e seu time e entre os próprios membros da equipe, além de gerenciar projetos e acompanhar o andamento das atividades.
Pensando nisso, separamos aqui algumas ferramentas para trabalho remoto que facilitam a integração da equipe. Confira!
Slack
O Slack é uma ferramenta de comunicação com algumas características que a tornam mais funcional para o ambiente de trabalho do que o WhatsApp, por exemplo. Uma dessas features é que ele permite ter várias conversas em um só espaço.
São os chamados canais, que ajudam a organizar melhor o trabalho, uma vez que possibilitam categorizar o fluxo de comunicação por assunto. Assim, é possível criar um canal para cada área da empresa ou para cada projeto. Além disso, dentro de cada canal também é possível fixar mensagens ou documentos, o que ajuda a organizar a conversa, deixando conteúdos importantes para aquele grupo fixados.
Trello
O Trello já é um dos aplicativos de gestão mais conhecidos, e já conta com similares como o Asana e o Monday.com. Eles permitem integrar a equipe, fazer gerenciamento de projetos, planejar e acompanhar campanhas de marketing e muito mais.
Cada uma dessas ferramentas conta com algumas funcionalidades específicas, mas o importante é que elas ajudam a manter a organização e permitem que todos tenham acesso às suas atividades, saibam quem é responsável pelo quê e como está o andamento das tarefas em geral.
Zoom
Não é porque estamos trabalhando de forma remota que vamos deixar as reuniões de lado. Nada substitui uma conversa ao vivo para tomar determinadas decisões, combinar os próximos passos ou analisar o que tem sido feito. Por isso, as ferramentas de videoconferência são essenciais.
O Zoom ganhou bastante visibilidade nos últimos tempos, pela facilidade de uso e por ter algumas funcionalidades interessantes, como permitir exibir apresentações. No entanto, as falhas na segurança também foram amplamente noticiadas. Se isso for um problema para a sua empresa, basta escolher outra ferramenta do gênero, como o Microsoft Teams, o Google Hangouts ou o Join.me.
Com essas ferramentas de trabalho remoto, é possível manter a produtividade mesmo que a equipe não esteja fisicamente no mesmo espaço. O teletrabalho exige que todos estejam mais atentos e cuidem da organização, mas também dá mais autonomia e senso de responsabilidade aos colaboradores.
Para manter a troca de ideias com seus pares, você pode se juntar a uma comunidade online, como a do Distrito. Que tal se inscrever agora mesmo? Basta acessar a página da comunidade e fazer seu cadastro!