Tecnologia

Omnichannel: a influência da machine learning

Por: Mutant, outubro 5, 2021

Um dos maiores desafios do varejo é conquistar e fidelizar clientes. Por isso, é tão importante investir em experiência do cliente, especialmente no omnichannel. É aí que entra um conceito inovador: o machine learning.

Não sabe do que estamos falando? Então, seu negócio pode estar perdendo muitas oportunidades. Mas, a boa notícia é que este post te atualizará do assunto e ainda traz uma solução interessante pra sua empresa. Confira!

O que é machine learning?

Machine learning, ou aprendizado de máquina, é uma metodologia de análise de dados que usa inteligência artificial pra permitir que sistemas aprendam a identificar padrões e consigam tomar decisões sem ajuda de um humano.

Veja bem, estamos falando de um software capaz de mudar o seu comportamento de forma autônoma com base em sua própria experiência. É isso mesmo! A máquina aprende e consegue operar sozinha.

Imagine que um cliente busque por “shampoo” em um site de um supermercado. Com o aprendizado de máquina, o sistema tem diversos dados e parâmetros e consegue oferecer resultados complementares, como um condicionador.

Esse é um exemplo simples, mas aposto que você se identificou com ele, certo? Isso acontece porque essa tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e tem um grande impacto na performance empresarial — mesmo que você não tenha percebido (ainda).

O que é omnichannel?

O Omnichannel nada mais é que uma abordagem que se baseia no uso harmônico e simultâneo de vários canais de atendimento ao consumidor. Seu objetivo é eliminar as barreiras entre o online e offline e gerar uma melhor experiência.

No varejo, estamos lidando com uma abordagem que une o virtual e o físico. Assim, o cliente pode estar dentro da loja, mas fazer uma compra pelo site ou aplicativo e receber no conforto de sua casa.

Consegue enxergar que os canais estão interligados? Todos funcionam ao mesmo tempo e um ajuda o outro a oferecer uma melhor experiência de compra, mais rápida e adequada às necessidades de cada usuário.

Omnichannel e machine learning: o que eles têm a ver?

Agora que você já conhece os conceitos, é capaz de entender a relação existente entre o omnichannel e o machine learning? Essa não é uma tarefa difícil, mas vamos torná-la ainda mais simples.

Como você sabe, o objetivo de qualquer negócio é conquistar a satisfação do seu cliente. Em um mercado tão concorrido e com um consumidor cada vez mais exigente, isso se torna um desafio considerável.

Então, pra se atingir essa meta, é preciso conhecer seu público e oferecer experiências diferenciadas, inclusive com vendas consultivas. Como isso é possível? Com a interação do omnichannel e do machine learning.

Quando isso acontece, é possível coletar dados, compreender o comportamento de compra do cliente e usar essas informações pra melhorar o atendimento prestado em todos os canais. Ou seja, a estratégia ajuda a oferecer algo realmente valioso pro o seu público-alvo.

O sistema aprende a identificar padrões de compra e consegue direcionar melhor o cliente na sua jornada de compra. Tudo é feito com o foco em dar exatamente o que ele precisa, tudo isso sem barreiras entre o físico e online.

Pra isso, a empresa precisa adotar uma cultura data driven, isto é, baseada em dados. Todas as decisões são fundamentais na análise das informações coletadas, o que garante resultados muito mais satisfatórios.

Por que investir em um atendimento omnichannel?

Quer crescer e se destacar no mercado? Então, você precisa começar a pensar em maneiras de melhorar a qualidade do seu atendimento. Afinal, de nada adianta ter um bom produto se a experiência proporcionada aos clientes é ruim.

É por esse motivo que investir em um atendimento omnichannel é tão importante. Na verdade, oferecer canais online e offline pra compras e relacionamento com o cliente não é um diferencial, mas um requisito de sobrevivência.

O mundo mudou e consumidor evoluiu junto. Hoje, ele quer comodidade, transparência, agilidade e segurança. Não há como ignorar esses desejos e o omnichannel é a estratégia que une tudo isso. Confira mais alguns de seus benefícios:

  • ajuda a criar uma identidade no relacionamento com o cliente;
  • aumenta a satisfação dos clientes;
  • favorece o padrão de qualidade de todos os canais de atendimento;
  • reduz custos;
  • aproxima a marca do seu público, pois reduz distância e elimina entraves à compra;
  • conquista e fideliza o consumidor.

Enfim, quanto mais pontos de contato com o cliente uma empresa tem, mais perto ela estará de concretizar a venda. A estratégia é eficaz e pode gerar inúmeras oportunidades reais ao seu negócio.

Isso porque a integração dos canais faz com que o atendimento flua melhor. Assim, com uma interação adequada e bem-direcionada, é possível conquistar o cliente e transformá-lo em um defensor da sua marca.

Mutant Whats: como ele une esses conceitos a favor de sua empresa?

Sua empresa faz uso do WhatsApp na comunicação com o cliente? Esse aplicativo de conversação caiu no gosto do brasileiro, sendo usado diariamente por 93% da população.

O dado surpreende e mostra todo o potencial desse canal de atendimento. Afinal, se quase todo mundo usa o aplicativo, por que sua empresa ainda está perdendo tempo e não o aproveita melhor?

O Mutant Whats é a solução ideal pra isso. Ele te ajuda a falar com o cliente de forma rápida, prática e muito mais barata que os meios tradicionais. Na prática, o sistema profissionaliza o uso do app pelas empresas, entregando muito mais performance.

E como ele faz isso? Com a perfeita integração entre o omnichannel e o machine learning. A solução é segura e muito estável, e promove um atendimento automático conectado.

Isso acontece porque a solução foi desenvolvida pensando nas demandas do varejo e do consumidor moderno. O atendimento é 100% autônomo e digital, mas de uma forma extremamente inteligente.

A ideia é que o cliente sinta que está falando com um vendedor dentro da loja. Pra isso, um robô capaz de identificar padrões e oferecer respostas conduz a conversa, ajuda o cliente a solucionar suas demandas sem burocracia e enrolação.

E aí, conseguiu entender a relação existente entre omnichannel e o machine learning? Sem dúvidas, os dois conceitos caminham lado a lado e podem impulsionar o crescimento de sua empresa. Mas isso só acontece quando você investe com estratégia e aposta em recursos inovadores, como o Mutant Whats.

Então, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com nossa equipe e modernize seu atendimento ao cliente!

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