Tecnologia

5 tendências para Internet das Coisas para os próximos anos

Por: Mutant, abril 23, 2020

Internet das Coisas (IoT) é um conceito relativo à conexão entre diversos objetos presentes no cotidiano das empresas e dos lares — é como se fosse uma teia que consegue transmitir e reunir dados.

Imagine, por exemplo, uma casa em que é possível controlar o momento em que as lâmpadas serão acessas ou, até mesmo, ligar o ar-condicionado e definir remotamente a temperatura. Isso é bem interessante, não é mesmo?

O IoT também pode ser usado nas empresas, fazendo com que os processos possam ser automatizados e controlados de maneira remota. Ou seja, é possível aumentar a produtividade da empresa.

Dessa forma, é possível conseguir uma redução de custos, já que os processos se tornam mais automatizados, com menor índice de erros humanos e uma gestão mais eficiente.

Neste texto, você verá quais são as principais tendências de IoT para os próximos anos. Confira agora como funciona!

1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, como o próprio nome diz, são aplicações que possuem uma curva de aprendizagem e podem auxiliar na comunicação com os clientes, na obtenção e análise de dados, além de ajudar na projeção para o futuro.

Há vários sistemas de Inteligência Artificial que possibilitam uma conversa com os consumidores que parecem ser individualizadas, tanto nas redes sociais quanto nos aplicativos de empresas relacionadas a finanças e telecomunicações, por exemplo. Além disso, há seguradoras que utilizam os dados dos carros e dos motoristas para entender quando a rota está sendo seguida ou quando há riscos de assaltos ou desvios.

A tendência é que as aplicações sejam ainda mais vasta. Com o aumento de dispositivos conectados, que podem ultrapassar os 25 bilhões, fica muito mais fácil obter as informações necessárias e atuar com mais eficiência.

Afinal, quanto mais informações existirem para serem analisadas e aprendidas, maior será a performance dessa inteligência. Os desafios, dessa forma, são organizar os dados para que as informações mais relevantes sejam obtidas e possam ser usadas no processo de decisão. Quando utilizada em conjunto com aplicações de IoT, é possível que os gestores consigam administrar a empresa de maneira mais eficaz e ágil.

2. Governança de IoT

Se a Internet das Coisas está crescendo, é importante garantir que os direitos coletivos e individuais nesse processo. Por isso, trabalhar com governança de IoT é uma das grandes tendências. Com isso, o comportamento dos colaboradores e da própria empresa deve ser a ideal na criação, utilização, armazenagem e exclusão de todas as informações geradas.

Por isso, a governança está presente desde em tarefas de auditoria até em problemas complexos, como controlar as informações geradas pelos dispositivos. Nesse sentido, a empresa precisa entender qual é a relevância do assunto, para que os colaboradores sejam educados sobre as melhores práticas do mercado, especialmente os especialistas.

3. Inovação de sensores

Segundo estudos feitos pela Gartner, o mercado de sensores de IoT é um dos que terá maior evolução. Isso permite que eles sejam usados em ainda mais situações. E embora o preço ainda seja um empecilho para diversas empresas, a tendência é que, com a maior popularização, os valores se tornem acessíveis.

De acordo com a Microsoft, os preços já estão em queda. Em 2019, o valor médio teve uma redução de quase 200%, indo para USD$0,44. Estima-se que, em 2020, o valor chegue a um patamar próximo de USD$0,38.

Nesse preço, espera-se que os sensores possam se espalhar por todo o mundo, chegando à casa dos 36 bilhões. Se você acha pouco, isso equivale a 5 vezes toda a população mundial.

Ainda, a expectativa é de que os algoritmos utilizados consigam obter uma quantia maior de dados dos sensores. Assim, haverá mais possibilidades para transformação das empresas. Os especialistas deverão, então, monitorar frequentemente as mudanças para que possam identificar as novidades e fazer com que a empresa adote a nova realidade.

4. Robôs interativos

Investir em robôs interativos ocupará, em breve, recursos além dos que hoje são aplicados no desenvolvimento de aplicativos para tablets e smartphones. Isso se deve às novidades em Inteligência Artificial, que afeta todos os processos que exigem interação.

Assim, a tecnologia se prepara para agir decisivamente em tarefas padronizadas, deixando os profissionais livres para as atividades que exijam criatividade e análise apurada.

5. Aumento de receita

Os e-commerces que pensam em facilitar a vida do consumidor também vão se dar bem. Até 2021, a previsão é de que as receitas cresçam em 30% nas empresas que usarem pesquisas por voz e imagem. Elas ganharão em especificidades, permitindo que a interação seja humanizada e natural.

Isso significa que ficará ainda mais fácil de entender os clientes e seus desejos. Para tanto, a tendência é que os dispositivos móveis sejam modernizados, permitindo que a interação ocorra de maneira bem contextualizada.

A pesquisa da Gartner também mostra que pelo menos 3,5 bilhões de dólares devem ser gerados a partir da demanda de voz. A competitividade, então, deve ser acirrada. E sua empresa pode ser beneficiada por um bom planejamento.

Quer saber como? Então, veja!

Como se preparar para essas tendências

Atualmente, a transformação digital já está em pleno vigor. Há diversas empresas que já automatizam seus processos e assim conseguem ampliar a rentabilidade de suas atividades.

A tendência, como vimos aqui, é que essas tecnologias fortaleçam sua presença no dia a dia empresarial. Por isso, quanto menos tempo você levar para entender como os processos podem se tornar automatizados e inteligentes, mais rápido sua empresa verá o sucesso.

Por outro lado, demorar na adoção de estratégias de transformação digital fará com que a empresa perca espaço no mercado. Afinal, outras adotarão as melhores medidas para aumentar a rentabilidade de seu modelo de negócios e possam assim, elevar o nível de satisfação dos consumidores.

Se você quer se preparar para as tendências, é essencial fazer uma análise profunda sobre o funcionamento de cada processo, entendendo o que pode ser realizado para otimizar os recursos. Nesse sentido, deve-se estudar toda a estrutura de TI e fazer um bom trabalho com os colaboradores, mostrando como a transformação digital pode facilitar as atividades, o que gera um impacto significativo na melhoria de motivação das equipes.

Aliado a isso, é fundamental que a empresa faça um planejamento, entendendo qual é a condição financeira para investimento presente e futuro. Desse modo, consegue projetar metas para reforçar sua inteligência, além de melhorar a experiência do cliente.

Por isso, os gestores devem estar sempre atentos às tendências para Internet das Coisas e como elas podem auxiliar a produção empresarial. Dessa maneira, ficará mais fácil manter a empresa forte no mercado, colocando o consumidor no centro das decisões e das operações.

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