Negócios

Alfabetização de dados: como implementar na empresa?

Por: Mutant, agosto 25, 2021

Apesar de a alfabetização de dados já fazer parte do dia a dia de muitas empresas, vários gestores ainda estão em busca de informações e estratégias para colocá-la em prática. Esse é o seu caso? Então, este post foi feito para você!

Em um mercado tão competitivo, todo passo deve ser muito bem planejado. Isso significa que a época de tomar decisões com base em achismos ficou para trás! A seguir, você descobre o que é a alfabetização de dados, como ela funciona, sua importância e, claro, aprende a aplicá-la em sua empresa. 

O que é a alfabetização de dados?

O termo faz referência à capacidade de entender, trabalhar, analisar, tratar e se comunicar por meio de dados. Ou seja, um processo complexo que se baseia em uma tomada de decisão bem fundamentada.

No mundo moderno, quase todas as empresas têm dados à sua disposição. No entanto, coletar tantas informações é apenas uma perda de tempo se os seus funcionários não souberem aproveitar todo o potencial.

A alfabetização de dados, portanto, é o que os ensinará a enxergar essa imensidão de números e palavras com outros olhos. Muito mais do que entendê-los, é necessário investir no processo de análise crítica e questionamento com o foco em solucionar problemas.

Como ela funciona?

Ninguém discorda de que os dados são um verdadeiro mapa para o sucesso empresarial. De fato, eles são uma fonte importante para ideias inovadoras e melhoria contínua dos processos de qualquer negócio.

Acontece que isso só é possível quando eles são devidamente interpretados e aproveitados. Em uma analogia simples, é como dar um livro a um analfabeto — ele pode se interessar pelas imagens e até se esforçar para extrair algo positivo dali, mas somente a leitura o faria compreender tudo.

Para entender como ela funciona, basta pensar na alfabetização de dados como um conjunto de habilidades. Assim, ela pode ser dividida em três pilares:

  • conhecimento em alfabetização de dados — é importante contratar e treinar funcionários para essa metodologia;
  • tomada de decisão baseada em dados — as empresas precisam ser data driven;
  • dispersão de dados — todos os setores e colaboradores devem ser capazes de transformar dados em oportunidades.

Como trabalhar a alfabetização de dados na empresa?

A digital transformation já é realidade, e a tecnologia evolui de forma rápida e avassaladora. Hoje, é difícil encontrar uma empresa que não realiza algum tipo de processo automatizado ou tem acesso a dados em seu dia a dia.

Esse cenário faz surgir a necessidade de fomentar a alfabetização de dados e de aproveitar todo o potencial dos bancos de dados e das informações geradas a todo instante. Se você já entendeu a importância disso, mas não sabe por onde começar, não se preocupe, pois selecionamos algumas boas práticas pra implementar essa ideia o quanto antes em seu cotidiano. Veja a seguir!

Comece pelo básico

Dar início a esse movimento parece complicado, mas a verdade é que é preciso dar um passo de cada vez. Comece pelo básico, que é a comunicação. Em outras palavras, eduque seus funcionários sobre a importância e o poder dos dados, mas seja convincente e os ajude a entender como ser alfabetizado em dados torna o cotidiano mais simples e eficiente.

Estabeleça como iniciar

É preciso ter em mente que investir em ferramentas de dados ajuda a democratizar o acesso a informações estratégicas, mas não significa que os funcionários saberão como usá-las a favor da empresa.

Por esse motivo, é preciso estabelecer um cronograma de ação, definindo os colaboradores e os setores que serão alfabetizados primeiramente. Portanto, escolha líderes e funcionários com aptidão para aprender e repassar o que sabem, pois isso facilitará todo o processo.

Segmente sua equipe

A segmentação da equipe é uma estratégia interessante para promover a alfabetização de dados dentro da empresa. A ideia consiste em separar grupos e setores conforme suas demandas e dificuldades, tornando o aprendizado mais rápido e eficaz.

Mas vale lembrar de que a técnica não se limita a um grupo de colaboradores. Afinal, todos são criadores de dados — quando enviam e-mails, quando inserem uma senha para acesso no sistema ou quando registram uma informação sobre o cliente.

Formalize o programa de alfabetização

É essencial formalizar o programa de alfabetização de dados de seu negócio. Isso porque, diante da sua grande importância, somente empresas data driven se destacarão e aproveitarão as oportunidades de mercado.

Ofereça treinamentos

Existe uma lacuna entre os especialistas e os funcionários que lidam com dados diariamente e devem transformá-los em insights, mas isso pode ser superado por meio de treinamentos.

Todos os níveis hierárquicos da empresa devem ter, no mínimo, um entendimento básico do conceito de dados. Do mesmo modo, precisam aprender a interpretar e a usar as informações que se relacionam com sua função e podem torná-lo mais produtivo.

Qual a importância de ter uma equipe guiada por dados?

Com tudo o que apresentamos, não é exagero afirmar que a alfabetização de dados tem um papel tão importante quanto a alfabetização tradicional. Especialmente na Era Digital, os dados são vistos como o novo petróleo e precisam ser tratados e utilizados corretamente.

Empresas que não se preocupam com desenvolver essa habilidade em sua equipe podem perder dinheiro. Mas é não apenas isso: o processo é extremamente benéfico aos funcionários, pois funciona para:

  • a construção de um ambiente corporativo mais harmônico;
  • o estímulo à inclusão digital;
  • uma maior abertura à automatização de processos, inclusive por parte de funcionários mais tradicionais e resistentes;
  • que as decisões sejam mais seguras e eficazes.

Como isso melhora os resultados da empresa?

Como é o seu processo de tomada de decisão? Infelizmente, grande parte dos gestores ainda confia em sua intuição ou experiência para ditar os rumos do negócio. Prova disso é que uma pesquisa da Forrester Analytics descobriu que apenas 48% das decisões tomadas são fundamentadas em dados e análises quantitativas.

Esse cenário precisa mudar rapidamente, já que o erro pode impedir seu crescimento e expor o empreendimento a riscos desnecessários. Por outro lado, a alfabetização de dados ajuda a melhorar os resultados da empresa de várias formas:

  • aumento da produtividade;
  • melhoria da lucratividade;
  • rápida identificação de oportunidades de mercado;
  • melhoria contínua de processos;
  • aumento da satisfação dos clientes.

Agir com base em dados sólidos e atualizados deve ser um comportamento padrão de todo negócio. Como vimos, a alfabetização de dados tem muito a contribuir com o desenvolvimento do mercado e deve ser aplicada em todos os setores.

Este post foi útil pra você? Então, não deixe de seguir nossas redes sociais e de ficar sempre por dentro das novidades. Estamos no Facebook, no YouTube, no LinkedIn e no Pinterest!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.