Tecnologia

Entenda as transformações da Era 5G e como aproveitar a onda!

Por: Mutant, agosto 26, 2021

Quem diria que o mundo seria como é hoje, não é mesmo? A transformação digital está tornando nossas vidas muito mais confortáveis e práticas, e a Era 5G promete contribuir ainda mais para isso.

Você ainda não sabe do que estamos falando? Então é hora de se atualizar, afinal, esse novo mundo já é realidade e sua empresa não pode ficar de fora.

A boa notícia é que este post ajudará a conhecer melhor essa tecnologia e seus impactos. Além disso, selecionamos dicas valiosas para se adaptar e aproveitar todo o seu potencial. Confira!

O que é o 5G?

O 5G é o que há de mais moderno quando o assunto é internet móvel. Ela surgiu em 2019, na Coreia do Sul, com o objetivo de ser mais veloz que as gerações anteriores e tornar o mundo ainda mais conectado.

O ponto alto dessa tecnologia é, sem dúvidas, o desenvolvimento de uma rede mais rápida, inteligente e eficiente. Assim, os aparelhos conseguem navegar na internet e trocar informações de maneira estável e ágil.

Enfim, a verdade é que a quinta geração da internet móvel é muito mais do que alta velocidade. Ela mudou o mercado e serve como pilar para a verdadeira Transformação Digital e aperfeiçoamento de outros recursos e tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA).

Quais as diferenças entre o 5G e o 4G?

Como dissemos, o 5G é a evolução do 4G e do 3G. Não faz muito tempo que eles foram anunciados como revolucionários, mas a tecnologia não para de evoluir e melhorar aquilo que pode se tornar ainda mais eficiente.

Para entender de verdade o potencial da Era 5G, é importante que você saiba em que ela supera a sua antecessora. Veja a seguir!

Muito mais veloz

Todo usuário de internet deseja acessar, baixar e enviar dados com rapidez e é isso que o 5G tornará possível. Enquanto o 4G atinge até 1 Gbps, o 5G é imbatível e promete entregar uma velocidade 10 vezes maior: 10 Gbps!

Baixa latência

A latência nada mais é que o tempo gasto para a rede começar a funcionar depois de um comando. Quando foi lançado, o 4G trouxe um tempo de espera de 50 milissegundos, o que era bem rápido. Porém, o 5G derrubou esse número para 1 milissegundo.

Mais econômica e eficiente

Em um mundo tão preocupado com sustentabilidade, o 5G faz muito mais com menos. A eficiência energética é uma diferença considerável para o 4G que, aliás, impulsionará a Internet das Coisas, exigindo baterias menores e ampliando a autonomia dos equipamentos.

Quais as principais inovações trazidas pelo 5G?

Diante do que acabamos de apresentar, é inevitável associar o 5G a uma maior velocidade na internet. Mas que tal abrir um pouco mais a mente e visualizar impactos e inovações que vão além disso?

Sem dúvidas, essa quinta geração é um marco para o desenvolvimento tecnológico. Graças a ela, recursos e ferramentas se tornarão realidade e serão ampliados. Saiba mais!

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é uma das inovações que mais foram favorecidas com o lançamento do 5G. Antes dela, a conexão de objetos, máquinas, softwares e pessoas era limitada por redes que dependiam do Wi-Fi.

Agora, com uma internet móvel de tamanha qualidade, tudo funciona perfeitamente. Assim, a indústria de tecnologia deve desenvolver mais recursos e novidades para o mercado empresarial e para o consumidor final.

Ambientes inteligentes e automatizados

Você se lembra de quando ter um ambiente totalmente automatizado era coisa de ficção científica? Abrir persianas, ligar e monitorar o uso do ar-condicionado, abrir fechaduras e acender a apagar luzes por comando de voz ou de forma remota parecia uma ideia distante.

Acontece que o 5G deu um impulso considerável para que isso se tornasse realidade. Vivemos o futuro e ele é muito mais inteligente e autônomo!

Streaming mais estável e veloz

Uma das tecnologias que mais se desenvolveram nos últimos tempos foi o streaming. Aliás, a pandemia contribuiu para que transmissões ao vivo fossem incorporadas de vez ao cotidiano das empresas, proporcionando experiências memoráveis.

Em resumo, a transmissão de dados pela internet, seja de áudio ou vídeo, se tornou mais estável e veloz. O nível de interferência é baixo e a conexão permite que o usuário usufrua de conteúdos de qualidade em tempo real.

Quando a Era 5G chega ao Brasil?

Agora que você já conhece a Era 5G e todo o seu potencial, deve estar curioso para saber quando ela chegará ao Brasil. Nossa missão é deixá-lo informado sobre o assunto e ajudar seu negócio a se preparar para esse novo mundo.

Vale dizer que a tecnologia já está em uso em diversos países. Porém, ela só se tornará totalmente acessível em nosso território em 2022, mas isso ainda depende do leilão do 5G — que estava previsto para o final do primeiro semestre de 2021, mas ainda não aconteceu.

Apesar disso, diversas operadoras de telefonia já começaram a realizar testes com essa nova geração de conexão, que já pode ser experimentada em algumas cidades brasileiras e favorece diversas ideias inovadoras.

Enquanto isso não acontece, confira o cronograma de implantação da tecnologia previsto no leilão da Anatel:

  • até julho de 2025 — municípios com mais de 500 mil habitantes;
  • até julho de 2026 — municípios com mais de 200 mil habitantes;
  • até julho de 2027 — municípios com mais de 100 mil habitantes;
  • até dezembro de 2029 — implantação em todo o território nacional.

Como se adaptar a esse novo mundo?

Como é possível perceber, a Era 5G chegará ao Brasil em breve. Sendo assim, é preciso estar pronto para aproveitar todas as oportunidades que ela trará e proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes.

Mas como fazer isso? Em primeiro lugar, é fundamental se tornar uma verdadeira empresa data driven. Ou seja, operar com base em dados e tomar decisões de maneira fundamentada, sempre atento às necessidades do mercado.

Já estamos na Era Digital e você já pode contar com uma infinidade de informações. Não desperdice esse tesouro e comece a se preparar para a chegada do 5G com estratégia e inteligência.

Além disso, é fundamental adotar um mindset de inovação. Abra a mente e veja além do óbvio, buscando maneiras de se destacar e transformar seu negócio em referência para o consumidor.

E então, o que achou da Era 5G? Devemos estar prontos para esse novo cenário que, certamente, impactará setores que vão além das telecomunicações. A tecnologia é um dos pilares da Transformação Digital e pode colocar sua empresa em um novo patamar. Aproveite-a com sabedoria!

Pronto para começar? Aproveite a visita e veja como desenvolver um mindset de inovação!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.