Marketing

Saiba agora mesmo como usar o Google Ads para negócios locais!

Por: kamilla.pena, junho 7, 2022
negócios locais!

Visibilidade, estratégia e vendas. Hoje, falaremos sobre uma das táticas mais importantes para os seus resultados. Afinal, você sabe qual é a importância do Google Ads para negócios locais? Isso é o que você poderá descobrir acompanhando esta leitura.

O nosso objetivo é explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema, esclarecendo o que é o Google Ads, como utilizar essa ferramenta e por que investir nessa solução pode ser uma boa ideia. Vamos lá?

O que é o Google Ads para negócios locais?

Como sugere o nome, o Google Ads é uma ferramenta de anúncios digitais criada pela gigante americana de tecnologia. Ads, em inglês, é uma contração de advertisements, que são os anúncios publicitários. O grande diferencial da ferramenta está no local onde os seus anúncios são veiculados — nas pesquisas do Google.

Sendo assim, anunciar no Google é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores formas de ampliar a visibilidade do seu negócio. Além de aparecer antes dos resultados de uma pesquisa, o anúncio via Google Ads é altamente personalizável e pode ser veiculado de acordo com o perfil do usuário, sua localização e diversas características demográficas.

Outra qualidade da ferramenta é que ela também pode ser utilizada como uma estratégia de visibilidade regional. Por permitir geofencing, que é a configuração para que os anúncios só atinjam pessoas em uma determinada região, o Google Ads pode ser o investimento perfeito para quem quer se destacar localmente.

Para os negócios locais, isso é uma enorme oportunidade, como é o caso de todo tipo de comércio e prestação de serviço restrito a uma região. Com planejamento e inteligência competitiva, é possível elaborar uma estratégia comercial que conecte a absorção desses novos clientes aos seus produtos e serviços.

O que é o Google Meu Negócio?

Além do Google Ads, também é importante utilizar outros recursos importantes para a visibilidade da sua empresa. Um excelente exemplo é o Google Meu Negócio. Essa é a solução gratuita da Google para apresentar um card (perfil) da sua empresa às pessoas que buscam os seus serviços na internet.

Com certeza você já viu um desses cards. Por exemplo, pesquise um estabelecimento relevante na sua região, procurando por “Nome do Estabelecimento + Cidade”. Se essa gestão se importa com a presença digital, você encontrará um card completo do estabelecimento, com telefone, site, horários de funcionamento, fotos e mais.

Além de o card aparecer em pesquisas, ele também coloca o seu negócio no mapa — literalmente. Ao cadastrar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio, após alguns dias, a loja passa a ser encontrável tanto no Google Search como no Google Maps e pode receber avaliações dos seus clientes.

Como utilizar essa ferramenta para promover o seu negócio?

Agora que você sabe a importância das ferramentas Google para a visibilidade do seu empreendimento, é hora de ver como otimizar o seu investimento em Google Ads. Para isso, listamos três dicas principais, acompanhe!

Configure o Google Meu Negócio

Ainda que seja possível veicular uma campanha no Google Ads sem ter o estabelecimento no Google Meu Negócio, isso é um erro. Se você está prestes a investir em anúncios, por que não aproveitar as oportunidades gratuitas e eficientes de aumentar a visibilidade do seu negócio e o retorno do seu investimento?

Então, acesse o portal do Google Meu Negócio e cadastre o seu estabelecimento. É um processo supersimples, rápido e fácil. Basta inserir informações de contato, endereço, tipo de negócio e outros dados semelhantes. Além disso, você pode acrescentar fotos e vídeos, aumentando o apelo visual da sua marca na internet.

Os anúncios do Google Ads sempre cumprem algum objetivo, como levar pessoas ao seu site ou incentivar um contato por e-mail, WhatsApp ou telefone. Ainda assim, é importante ter o Google Meu Negócio, pois dessa forma é possível ser encontrado por pessoas que não tomaram essa decisão na primeira vez que viram o anúncio.

Use palavras-chave negativas

O funcionamento do Google Ads pode ser resumido de maneira bastante simples. Basicamente, você paga para mostrar o seu negócio nos primeiros resultados de uma pesquisa, quando o usuário busca por palavras-chave relacionadas ao seu estabelecimento.

Por exemplo, você tem um restaurante de comida japonesa em Florianópolis e configura o seu anúncio para ser veiculado quando os usuários pesquisarem pela palavra-chave “melhor sushi de Florianópolis”. Claro, é possível configurar o anúncio para aparecer em mais palavras-chave, mas esse é apenas um exemplo caricato.

Mas também é importante usar as palavras-chave negativas para as quais você não deseja exibir o anúncio. Digamos que você tenha uma assistência técnica especializada apenas em dispositivos Apple. Você pode usar palavras-chave negativas para evitar que o anúncio seja exibido para clientes que não buscam os seus serviços:

  • palavras-chave positivas, que veiculam o anúncio: “assistência técnica apple”, “assistência técnica mac”, “assistência técnica iphone”;
  • palavras-chave negativas, que não exibem o seu anúncio: “assistência técnica notebook”, “assistência técnica android”, “assistência técnica windows”.

Vale salientar que palavras-chave negativas/positivas não são um juízo de valor, mas sim um exemplo prático da funcionalidade. Tratando-se de anúncios, é importante “mirar” e atingir o público mais propenso à contratação dos seus serviços, caso contrário, é dinheiro jogado fora.

Faça uma boa segmentação de negócios locais

Isso é parte da inteligência competitiva. Ao segmentar os negócios locais, você estuda a sua concorrência, identificando quem também está investindo em anúncios locais, e como você pode superar a estratégia deles, ranqueando no topo dos resultados do Google sempre que as suas palavras-chaves são pesquisadas.

E, embora muitos não percebam, uma “guerra digital” é travada no campo da publicidade. Frequentemente, marcas anunciam sobre uma palavra-chave que é o nome de sua concorrente, tentando canalizar para si o tráfego de quem procurava pelo seu competidor. Por isso, é importante analisar a concorrência local.

Use anúncios de chamadas

No marketing, existe uma tática chamada call to action — chamada para ação. Anúncios convidativos e que convocam uma ação costumam performar melhor do que os anúncios neutros e puramente representativos. Por isso, instigue o seu cliente a entrar em contato, orçar um serviço ou afins. É preciso tirar o consumidor da inércia para que ele tome uma decisão.

Para finalizar, é importante destacar por que vale a pena investir em Google Ads. Porque, no final das contas, esse é o tipo de estratégia que permite aumentar a visibilidade do seu negócio, criando autoridade e reputação. E, além de veicular os anúncios, também é preciso estruturar o seu negócio para esse tanto de atenção.

A depender da forma como o seu anúncio é estruturado, o resultado da conversão é um número elevado de contatos ou visitas presenciais. É preciso contar com boas soluções de atendimento, tanto digital como presencial, para nutrir o relacionamento e rentabilizar os seus clientes.

Agora que você sabe a importância do Google Ads para negócios locais, aproveite para seguir se atualizando no tema. Para isso, basta acessar e curtir a nossa página no Facebook!

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