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KPI: a resposta para o desempenho da sua empresa

Por: Mutant, junho 29, 2021

Não importa qual o segmento ou tamanho de um negócio, a escolha das suas estratégias sempre vai convergir para um único ponto em comum: a obtenção de sucesso.

Porém o que nem todos os gestores têm conhecimento é que o uso de KPIs de qualidade também é crucial para o desenvolvimento da empresa e da tão almejada satisfação dos clientes.

É por isso que neste artigo vamos te explicar o conceito de KPI e apresentar alguns indicadores relevantes. Pega a visão!

O que é um KPI?

Primeiro, a sigla KPI é uma abreviação do termo Key Performance Indicator, que pode ser traduzido livremente como Indicador-Chave de Performance ou, de forma mais simples, como indicador de desempenho.

Sua finalidade é medir se determinada estratégia ou conjunto de ações está atendendo aos objetivos propostos, trocando em miúdos, se estão refletindo positivamente na produtividade da empresa e gerando os resultados esperados.

Basicamente, um KPI pode ser um número ou um percentual. E como existe um imenso volume de dados sendo gerados a todo instante nas empresas, haverá também milhares de indicadores a serem explorados.

Qual é a importância dos KPIs para a empresa?

Os indicadores-chave de performance são ferramentas valiosas para auxiliar na tomada de decisões inteligentes, bem como no alinhamento de esforços em torno de metas traçadas para o negócio.

Internamente, os KPIs funcionam como uma peça-chave pra que a comunicação com a equipe fique mais clara. Uma vez traçados os objetivos pretendidos, a mensuração de resultados também facilita a detecção de falhas e o emprego dos recursos mais eficazes para combatê-las.

Podemos te revelar mais um segredo? No fim das contas, os colaboradores se sentem parte do processo. E sabemos que a satisfação do time repercute no aumento de produtividade.

Outro ponto de grande importância dos KPIs para a empresa é sua capacidade de melhorar a experiência do cliente. Afinal, eles lidam diretamente com a forma como o público reage à atuação empresarial. E, com certeza, vai auxiliar na otimização do engajamento.

Quais são os KIPs relacionados à atuação e engajamento dos consumidores?

Parece óbvio, mas uma lição importante sobre os KPIs é que, se você escolhe os indicadores errados, a impressão sobre o seu negócio também será errada. Por isso toda atenção é indispensável nesse momento.

Pra facilitar sua missão, confira alguns dos melhores KPIs para atingir uma performance de excelência.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

O KPI que jamais pode ficar de fora da análise de desempenho de uma empresa tem nome e sobrenome: Retorno sobre o Investimento (ROI). Ele é usado pra se descobrir o percentual de lucro em relação ao valor investido em determinada campanha.

Em outras palavras, podemos dizer que o ROI tem por objetivo avaliar o impacto das campanhas de divulgação, saber se, de fato, elas estão gerando resultados positivos, ou se é preciso investir mais nessa área. 

Quer saber se a sua empresa está no caminho certo? Então, pega a fórmula: ROI = Receita / Custo do investimento.

Digamos que um negócio “X” teve o faturamento mensal de R$ 120 mil reais e investiu R$ 15 mil em marketing. Logo, o Retorno sobre o Investimento foi 8 vezes maior do que o capital empregado.

Taxa de conversão

Nem só de atendimento vive a satisfação do cliente! Os chatbots e assistentes virtuais são grandes aliados no mundo corporativo moderno, mas esse não é o primeiro degrau para um bom engajamento.

Dentro de uma campanha de marketing digital, é importante saber o número de pessoas que realizaram algum tipo de ação para o propósito da sua marca, como preencher um formulário, visitar uma página ou finalizar uma compra. 

E a taxa de conversão é a ferramenta ideal pra te dar essas respostas. Sabe por quê? Ela indica se suas campanhas estão atraindo uma audiência qualificada ou não.

A tarefa de encontrar a porcentagem da taxa é relativamente simples: divida o total de conversões pelo total de visitantes e pronto!

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Sabe os gastos da empresa pra atrair o público-alvo e transformá-los em clientes? Pois bem, a missão do Custo de Aquisição de Clientes é revelar esses valores. 

A ideia é que quanto menor o CAC do seu negócio, mais bem-sucedidas estão sendo suas estratégias de engajamento. Caso contrário, as táticas de aquisição devem ser readaptadas, podendo inclusive interferir no preço dos produtos ou serviços.

Pra chegar a essa conclusão, é preciso somar todos os gastos para adquirir um cliente, e dividir esse resultado pelo número conquistado. O ideal, para manter um crescimento saudável, é que o consumo médio de cada cliente seja maior que o CAC.

Bounce rate

Bounce rate, ou taxa de rejeição, é o KPI responsável por apontar o número de visitantes que abandonaram o site da empresa, sem nenhuma interação com ele. 

Seja porque fecharam a página, clicaram no botão de voltar no navegador, clicaram em um link para outro site ou ficaram inativos por mais de 30 minutos, uma taxa de rejeição alta significa que seu engajamento vai mal.

O cálculo é feito pela divisão do número de pessoas que abandonaram o site pela quantidade total de visitantes. Mas atenção! A bounce rate é um indicador genérico, que não mostra em detalhes onde está o problema.

Como o uso de KIPs pode beneficiar a empresa?

KPIs, pra que te quero? De modo geral, o grande benefício de realizar análises constantes dos indicadores de desempenho é saber, com antecedência, o que está dando certo e o que precisa ser corrigido — os níveis de desempenho de cada ação podem ser medidos em tempo real.

Em suma, independentemente do conjunto de soluções escolhido, o foco será sempre a otimização de recursos. E quando o acompanhamento por KPI faz parte da rotina da empresa, ela ganha vantagens competitivas. São algumas delas:

  • redução de custos;
  • aumento da produtividade;
  • otimização de processos;
  • redução de falhas e retrabalho;
  • alinhamento com as expectativas dos clientes;
  • identificação de tendências, entre outras.

Conseguiu perceber por que um KPI é tão essencial para as estratégias e resultados de qualquer negócio? O ideal é que a análise de indicadores seja uma prática presente desde o início da empresa — e sobretudo que eles sejam medidos constantemente, tendo em vista que o comportamento e a resposta do consumidor não são estáticos. 

Se você gostou das dicas e está em busca de novas formas para acelerar de uma vez por todas os seus lucros, é hora de conhecer de perto a Mutant Nitro!

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