Marketing

Marketing conversacional: entenda por que investir

Por: Mutant, janeiro 11, 2022

A necessidade de uma abordagem mais personalizada ao consumidor e de focar na experiência do cliente, a fim de desenvolver um relacionamento com potenciais compradores, trouxe à tona um novo conceito: o marketing conversacional.

Você sabe o que isso significa? Não se preocupe mais, pois hoje vamos te contar o que é, os motivos pra investir nele e muito mais. Depois deste artigo, sua visão sobre a publicidade vai mudar. Confira!

O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional consiste em um modelo de abordagem de possíveis consumidores que ocorre em um formato de conversação, no qual há uma troca de interações enquanto o cliente percorre o funil de vendas.

Contando com o apoio da tecnologia, uma conversa em tempo real, automatizada e personalizada, se desenvolve a fim de se relacionar com o público, bem como otimizar a experiência dele, gerando conversões e envolvimento com negócio em cada etapa da jornada de compra.

Quais são as características principais do marketing conversacional?

Pra entender melhor esse modelo de marketing de experiência é preciso compreender as características que o distinguem de outras formas de publicidade e propaganda, de tal forma que ele se destaca por esses diferenciais. Tais como:

  • escala: permite que o atendimento se torne escalável, abrangendo mais clientes conforme a demanda cresce, sem elevar os custos pra isso;
  • personalização: nessa estratégia a customização é uma característica forte, que gera interação do público;
  • agilidade: o tempo de proposta é um elemento chave pra que a conversação realmente ocorra, fazendo o dinamismo ser fundamental pra criar um diálogo natural;
  • tecnologia: o marketing conversacional não é digital apenas no que se refere aos canais que usa — ferramentas de automação e análise de dados são amplamente usadas pra colocá-lo em prática.

Quais são os resultados do marketing conversacional?

Os resultados dessa estratégia abrangem um conjunto de benefícios que ele oferece pra empresa. São tanto vantagens nos processos internos como nos resultados do negócio. Descubra quais são a seguir!

Melhora a experiência do consumidor e o relacionamento com o público

O principal diferencial do marketing conversacional é o seu impacto positivo na experiência do cliente, fortalecendo o relacionamento entre marca e consumidor. As soluções tecnológicas permitem que os contatos, ao mesmo tempo que envolvem, gerem valor.

A personalização é a chave pra isso acontecer, principalmente quando se trata de resolver problemas ou dúvidas. Uma atuação focada nas necessidades do público e ágil é responsiva e eficiente.

Aumenta a satisfação e fideliza os clientes

A qualidade do atendimento, a satisfação com uma experiência diferenciada e o relacionamento criado a partir dessa estratégia são questões que aumentam a fidelidade dos consumidores. Dessa forma, uma base de clientes habituais se desenvolve, impactando positivamente a imagem da marca e a lucratividade.

Gera autoridade de marca e amplia o engajamento

Além de transformar os compradores em defensores e, até mesmo, porta-vozes da marca, duas características importantes pra o marketing digital: autoridade e engajamento, são impulsionadas pela estratégia conversacional.

A primeira é favorecida pela capacidade de resolução de problemas, com agilidade e eficiência, durante o atendimento, provando a competência do negócio tanto pra quem já compra da empresa, como pra quem está no processo de decisão. O segundo é um efeito da própria abordagem, que se baseia em interações em tempo real com o público.

Otimiza o ciclo de vendas e reduz custos

O marketing conversacional permite otimizar o ciclo de vendas de diversas maneiras. Ao captar informações sobre quem está sendo atendido, suas demandas são respondidas mais rapidamente com as soluções mais adequadas

Esse imediatismo e a clareza nas devoluções evitam o surgimento de ruídos na comunicação ou de dúvidas que atrasem a tomada de decisão. Com tanto dinamismo, os custos envolvidos são reduzidos.

Aumenta a produtividade e a eficiência da equipe

A automação de tarefas — com chatbots respondendo às perguntas mais simples — e qualificação dos leads, possibilita que a equipe foque apenas no que realmente agrega valor, sem deixar de atender mais gente com os mesmos recursos.

Já ter as informações sobre a demanda do cliente à mão otimiza os atendimentos, tanto em tempo como na efetividade das orientações. Como consequência, os times se tornam mais produtivos e eficientes.

Como implementar uma estratégia de marketing conversacional? 

Investir em uma estratégia de marketing conversacional é abraçar a inovações pra otimizar o atendimento ao cliente. Pra isso, é importante adotar práticas de implementação que considerem esses dois elementos: pessoas e tecnologia. Entenda melhor!

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo pra conversar com as pessoas que realmente vão se interessar pelo seu produto ou serviço é conhecer quem é esse público-alvo. Os dados têm o papel principal pra tanto. Um software que coleta e analisa essas informações de diversas fontes — desde o ERP até as redes sociais — ajuda a traçar o perfil do cliente ideal.

Ofereça um atendimento humanizado e personalizado

Mesmo com o uso de chatbots e outras tecnologias substituindo os operadores humanos em parte das interações, é preciso que cada contato seja personalizado. A persona de atendimento das interfaces conversacionais deve ter sido pensada pra agradar ao perfil de cliente, com uma linguagem adequada e capacidade de desenvolver uma conversa natural.

Acompanhe os indicadores de satisfação

Pra realmente entender se o consumidor está tendo uma visão positiva sobre o uso dessas estratégias, é preciso acompanhar métricas relacionadas a satisfação dele — NPS, CSAT, taxa de retenção etc. Obter feedbacks diretos ou por meio de pesquisas também ajuda a mensurar a qualidade do atendimento e identificar possibilidades de melhoria.

Use soluções da Mutant 

Como um pilar do marketing conversacional, sem a tecnologia esta estratégia é inviável. A Mutant oferece diversas soluções e ferramentas que podem ser aplicadas pra execução desse modelo de interação. Entre elas, duas se destacam:

  • chatbot da Mutant é uma ferramenta que funciona usando Inteligência Artificial e Machine Learning pra otimizar a experiência de atendimento;
  • Mutant M360 é uma solução de marketing 360 graus pra gestão de campanhas e disparos.

O marketing conversacional se baseia em tecnologia pra estabelecer interações com o público, levando-o pela jornada de compra. Como ajuda a melhorar a experiência do consumidor, essa estratégia obtém vantagens quanto ao atendimento e benefícios pra operação. Portanto, implementá-la depende de conhecer bem os clientes e investir em soluções adequadas.

A Mutant tem o que é necessário pra ajudar nisso. Conheça o programa Nitro e se torne nosso parceiro pra levar nossas ferramentas pra mais empresas!

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