Tecnologia

Conheça a automação de bots e pare de desperdiçar recursos

Por: Mutant, abril 14, 2022

A automação de bots não é ficção científica nem está num futuro distante. Sabe a assistente virtual do banco e da plataforma de e-commerce ou spam que você recebeu por e-mail? Todos eles devem ter essa tecnologia envolvida.

Pro roteiro dessa história ficar favorável pro seu negócio, que tal você também contar com essa inovação? Não acha que é possível? Siga a leitura deste artigo e descubra como! Alerta de spoiler: é mais fácil do que pensa!

Como os bots são utilizados pelas empresas?

Bots são uma tecnologia que pode ser usada de diversas formas em vários modelos de negócios. Na real, ainda nem chegamos perto de entender todo o seu potencial. Entretanto, algumas aplicações já estão em campo faz tempo, sendo implementadas no ambiente empresarial para:

  • tomada de decisão: a partir da modelagem dos processos, é viável automatizar escolhas cujas análises sejam replicáveis;
  • buscas e captura de dados: coleta de informações de usuários ou conteúdos on-line a fim de obter insights;
  • otimização dos fluxos de trabalho: organização das atividades, integrando uma tarefa a outra de maneira que a finalização da anterior desencadeie a posterior;
  • visão computacional e processamento de linguagem natural: entrada de dados por meio de imagens ou palavras, agilizando o aprendizado de máquina;
  • atendimento e vendas: tanto a estratégia comercial como o suporte ao consumidor têm ações automatizadas e interações via chatbots realizadas sem um operador;
  • automação de marketing: posts, mensagens e comentários pra geração e alimentação de leads nos diversos canais de comunicação digitais não precisam ser realizados manualmente;
  • logística e produção: bots físicos executam atividades mecânicas e industriais em linhas de montagem ou de transporte de cargas em armazéns.

O que é automação de bots?

É o uso desses robôs de software pra padronizar e programar a execução automática de ações. Pra isso, os processos devem ser replicáveis e repetitivos. Essa tecnologia associada à Inteligência Artificial (IA) e ao Deep Learning imita o comportamento de pessoas e se autoaperfeiçoa sozinha.

Como funciona?

Esses programas de computador funcionam dentro de outros aplicativos — redes sociais, sites, CRMs, ERPs, entre outros softwares —, integrando sistemas e realizando tarefas com base em programações pré-determinadas ou aprendidas.

Quais são os diferenciais da automação de bots?

Há muitos motivos pra investir na automação de bots, uma vez que seus diferenciais agregam vantagens competitivas fundamentais no mercado atual. Entenda melhor!

Redução de erros

Com bots é possível inserir os mesmos dados em diversos sistemas de uma vez, criar um relatório sem digitar cada informação, exportar de uma base pra outra e realizar diversas outras ações de maneira automática.

Quando feitos manualmente, esses processos estão sujeitos a erros, cujos impactos vão de furos no orçamento ou atrasos nas entregas até multas ou cancelamentos. Ou seja, geram resultados ruins pro negócio.

Otimização de processos

A padronização e o planejamento necessários pra implementação de bots já otimizam os processos, deixando-os mais eficazes. Além disso, suas tecnologias de autoaperfeiçoamento garantem a melhoria contínua.

Aumento do rendimento e da produtividade

Eliminando retrabalhos causados por falhas, tarefas repetitivas e com processos eficientes, tanto o rendimento como a produtividade da equipe vão às alturas. Mais que isso, as atividades críticas terão a total atenção dos colaboradores, prevendo crises ou evitando que se agravem, antecipando oportunidades e oferecendo as melhores soluções.

Diminuição de custos

Está bem óbvio que tempo e recursos são utilizados da maneira mais eficiente a partir da automação de bots. Seus algoritmos passam a fazer tarefas operacionais menos relevantes de forma mais rápida e isso impacta os custos, que diminuem consideravelmente.

Elevação da satisfação e da qualidade da experiência dos clientes

O uso da automação de bots na comunicação tem efeitos positivos na percepção do consumidor sobre a empresa. Os clientes podem comprar, negociar e resolver problemas por meio de múltiplos canais de atendimento e marketing sem esforço ou espera e a qualquer momento.

Todos esses benefícios não elevam as despesas pro empreendimento e permitem que ofereçam uma experiência satisfatória, desenvolvendo um relacionamento de longo prazo com o público.

Ampliação da capacidade analítica

Os dados valem ouro pra gestão hoje em dia, não é mesmo? Decisões baseadas em informações tendem a antecipar cenários e probabilidades com exatidão, oportunizando acertos na mosca.

Pra tanto, a capacidade analítica de uma pessoa não é suficiente. São necessários grandes volumes de dados pra encontrar padrões e indícios significativos que forneçam tamanha excelência. Somente a tecnologia suporta uma análise tão robusta.

A automação de bots substitui o trabalho humano?

Um dos grandes temores sobre automação de bots, IA e máquinas aprendendo sozinhas é que elas substituam os seres humanos no trabalho. De fato, parece vantajoso pro empregador montar uma equipe tecnológica que não tem salário nem folga e não erra. Mas hardwares e softwares, por mais avançados que sejam, não fazem o que uma pessoa faz.

Embora sejam capazes de realizar tarefas rotineiras, essas ações devem ser repetitivas e programáveis pra isso. Assim, ainda não é viável substituir a criatividade e a consciência de um colaborador humano por inovações no mercado de trabalho.

Como investir em automação de bots?

Já entendeu que a automação de bots é vantajosa e agora quer saber como colocá-la em prática? Como adiantamos no começo deste conteúdo, é mais fácil do que você pensa. Confira!

Estabeleça prioridades

Diante das múltiplas áreas nas quais os bots podem ser implementados, o natural é se empolgar pra alcançar todas as vantagens que isso oferece. Calma lá, sair automatizando tudo de uma vez só não é o ideal. Ao priorizar um setor ou fluxo, foca-se nele, realizando uma implantação de qualidade antes de partir pra próxima.

Mapeie as jornadas

Uma empresa é feita de jornadas: do cliente, do colaborador, de negociação, de compra, de atendimento… Assim, pra saber como a tecnologia se encaixa nos processos da mesma forma que nas necessidades das pessoas — funcionários, consumidores etc. —, o mapeamento delas é a chave. Com isso, a adaptação e a execução ocorrerão do melhor jeito, afetando positivamente tanto experiências como resultados.

Use o WhatsApp API da Mutant

A comunicação via WhatsApp é imprescindível pra maioria — senão pra todos — os negócios atualmente. Esse é um processo prioritário e afeta várias jornadas estratégicas pro sucesso de um empreendimento.

Assim, adotar uma ferramenta pra integrar o aplicativo de mensagens com as principais plataformas de e-commerce do mercado pode ser o melhor caminho pra colocar os bots em sua empresa. O WhatsApp API Mutant é a solução pra isso, pois dispõe de:

  • interface intuitiva, tornando-o fácil de usar;
  • bots de automação inteligentes com captura e análise dos textos pra retroalimentá-los, gerando respostas mais adequadas;
  • implementação rápida e prática;
  • ótimo custo-benefício;
  • escalabilidade pra se adaptar a qualquer tamanho de empresa.

Desvendou a automação de bots? Muitas aplicações, melhorias vantajosas e uma implementação descomplicada devem tê-lo deixado louco pra adotar essa tecnologia no seu negócio. Então, entre em contato com a Mutant e usufrua de nossas soluções!

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