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Whatsapp API ou Mutant Whats: quais diferenças?

Por: Mutant, dezembro 30, 2021

Com mais de 2 bilhões de usuários espalhados por mais de 180 países, o Whatsapp já se consolidou como um dos aplicativos de mensagens mais utilizados em celulares do mundo inteiro. Diante disso, faz sentido que cada vez mais empresas recorram aos recursos do Whatsapp API pra se conectar com seus clientes.

E a iniciativa tem sido mais do que bem-vinda pelos consumidores, especialmente no Brasil. Uma pesquisa revelou que 99% dos smartphones do país têm o aplicativo instalado e 80% desses usuários se comunicam com empresas por meio dele. Nesse cenário, o Mutant Whats se destaca como a solução ideal para empresas que precisam otimizar o seu canal de atendimento.

Por isso, preparamos este post pra te ajudar a entender como essa ferramenta funciona e quais as diferenças entre Whatsapp API e Mutant Whats, além de trazer outras informações relevantes para o sucesso do seu negócio. Quer ficar por dentro de cada detalhe? É só continuar a leitura!

O que é o Whatsapp API?

O Whatsapp Business API está no mercado desde 2018. Trata-se de uma solução de comunicação ágil desenvolvida pra atender empresas de médio e grande porte. É importante não confundir essa ferramenta com o Whatsapp Business, a versão gratuita do aplicativo na qual é possível criar uma conta comercial pra ter acesso a alguns recursos diferentes dos encontrados na versão convencional.

API significa Application Programming Interface — interface de programação de aplicação, em português. Assim, a API do Whatsapp Business é um conjunto de normas e protocolos de programação que simplificam o desenvolvimento de novos softwares e plataformas pra suprir as necessidades de empresas que precisam de mais do que o Whatsapp Business tradicional tem a oferecer.

O acesso a esse tipo de ferramenta se dá por meio de parceiros autorizados da Meta (antes chamada de Facebook), a empresa proprietária do Whatsapp. A Mutant é uma das empresas parceiras.

O que é o Mutant Whats?

O Mutant Whats é a solução desenvolvida pela Mutant, a partir do Whatsapp API, pra que as empresas profissionalizem o uso do Whatsapp como um canal de atendimento ao cliente. Ela utiliza o omnichanel e o machine learning pra que seja possível atender de forma rápida, prática, automática e inteligente, oferecendo uma experiência única ao público.

Com o Mutant Whats, sua empresa precisa apenas de um único número de Whatsapp pra atender todos os clientes. Isso porque vários dispositivos podem se conectar simultaneamente à plataforma, e os contatos são distribuídos de forma automática entre os atendentes.

Pra facilitar a comunicação com os clientes, é só configurar mensagens automáticas pra responder dúvidas comuns e enviar avisos de espera ou saudações. Também é possível desenvolver campanhas de vendas, criar mensagens padronizadas e enviá-las ao mesmo tempo, com apenas um clique.

O Mutant Whats ainda permite que as conversas sejam armazenadas na nuvem, além de gerar protocolos de atendimento pra reforçar a segurança tanto da empresa quanto dos clientes. Tudo isso faz com que o negócio tenha uma eficiência ímpar no atendimento, oferecendo um serviço de excelência ao seu público.

Quais são as principais funcionalidades do Mutant Whats?

Agora que você já entendeu a diferença entre o Whatsapp API e o Mutant Whats, vamos ver quais são as funcionalidades dessa ferramenta de atendimento inteligente.

Gerenciamento do time de atendimento

O Mutant Whats permite cadastrar todo o time de atendimento no mesmo lugar. Basta informar os dados de acesso de cada um e definir quantos atendimentos simultâneos cada atendente poderá fazer. Assim, a plataforma vai se encarregar de distribuir os contatos igualmente entre a equipe, reduzindo o tempo de espera dos clientes.

Cadastro de contatos

Pra conhecer melhor seus clientes e aperfeiçoar cada vez mais o atendimento, você pode cadastrar as informações sobre eles em uma lista de contatos. Além de registrar dados como número de telefone e e-mail, é possível anotar outras observações relevantes.

Relatórios

O Mutant Whats dá acesso a uma série de indicadores pra você monitorar suas operações. Quantidade de atendimentos, situação da fila de espera, tempo médio de atendimento e de espera, total de clientes por campanha e motivos de encerramento são alguns dos dados disponíveis.

Mensagens automáticas

O recurso de mensagens automáticas ajuda a agilizar o atendimento, dando um retorno imediato ao cliente. Assim, a pessoa será direcionada para o atendente adequado ou colocada em uma fila de espera, caso todos estejam ocupados ou o horário de atendimento tenha sido encerrado.

Mensagens rápidas

Essa é mais uma funcionalidade que agiliza o processo de atendimento. Você pode cadastrar as mensagens mais comuns utilizadas pelos atendentes pra que fiquem sempre à mão, evitando que seja necessário digitar tudo de novo.

Horário de atendimento

É possível cadastrar os dias e horários de atendimento pra que o robô do Mutant Whats avise aos clientes que entrarem em contato fora desses horários. Desse modo, ninguém ficará com a impressão de ter sido ignorado.

Conversas humanizadas

O Mutant Whats oferece recursos de comunicação pra engajar o público com um contato mais humano e personalizado. Imagens, vídeos, áudios, documentos em pdf, mensagens de voz e emojis são alguns exemplos do que você pode utilizar nas suas campanhas.

Quais são as vantagens de investir no Mutant Whats?

Depois de todas essas funcionalidades, já deve ter dado pra perceber várias vantagens, não? Com o Mutant Whats, você pode conciliar o atendimento automático, que é tão prático e necessário pra agilizar os processos, e o atendimento humanizado, que o consumidor atual não abre mão de receber.

Além desse upgrade na comunicação, as métricas de desempenho são de grande utilidade pra compreender melhor o perfil dos clientes, a fim não só de melhorar o atendimento, mas especialmente de aperfeiçoar o serviço ou o produto oferecido. Esses dados podem ser utilizados, inclusive, pra identificar falhas na comunicação e treinar melhor a equipe.

A Mutant foi uma das primeiras empresas parceiras do Whatsapp Business no Brasil. Então, aproveite a oportunidade de utilizar tudo o que o Whatsapp API tem a oferecer por meio do Mutant Whats, essa solução revolucionária pra quem busca uma comunicação ágil com os seus clientes.

Gostou de conhecer o Mutant Whats? Entre em contato conosco e saiba todos os detalhes sobre como você pode começar a utilizar essa ferramenta na sua empresa!

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