Negócios

6 passos pra gerar mais negócios com WhatsApp Business

Por: laurosollero, agosto 13, 2020

O WhatsApp empresarial, ou Business, é um aplicativo com os mesmos recursos que a versão tradicional. Mas também traz funções extras, e assim você pode usar as mensagens diretas no fortalecimento da presença comercial e da eficiência da comunicação com o cliente. O que é ótimo pra gerar oportunidades de negócios.

Vamos conversar por aqui sobre os diferenciais da versão Business, que, já no primeiro ano de lançamento, alcançou 5 milhões de empresas no mundo. Mostraremos também boas práticas de uso do WhatsApp empresarial e vantagens do app pra melhoria de performance.

Primeiros passos no WhatsApp pra negócios

Saiba logo de cara que a versão Business do aplicativo, assim como a tradicional, é gratuita. Ela está disponível tanto para o Android quanto para o iOS e tem acesso fácil também pelo computador, por meio do WhatsApp Web.

É possível usar o mesmo smartphone pra instalar as aplicações Business e tradicional. Só que não dá pra usar o mesmo número de telefone ao criar as contas em ambos os aplicativos. Isso significa que você precisará de um aparelho dual sim (2 chips) se quiser ter um único aparelho pra gerenciar tudo.

Se a sua empresa já tem a versão tradicional, o WhatsApp pode recuperar o backup das conversas que estão na versão Business, mas não é possível fazer o contrário. A recomendação é copiar o backup do WhatsApp tradicional pra o computador antes de começar a mexer na versão empresarial. Esse é um cuidado básico pra evitar a perda de informações importantes levantadas em contatos anteriores.

Diferenciais do WhatsApp empresarial

Na versão de negócios do app, você pode criar um perfil comercial pra sua empresa e incluir as informações de contato mais importantes, como endereço, horário de funcionamento, site, e-mail e uma descrição da empresa.

Também pode salvar mensagens rápidas, ou seja, modelos de respostas que são usadas com frequência, pra agilizar a comunicação com os clientes.

Outra novidade da versão Business é a possibilidade de fazer buscas de conversas usando filtros, como listas de transmissão, grupos e conversas não lidas. Assim, fica mais fácil de controlar o fluxo de mensagens e evitar a perda de clientes por esquecer de garantir as respostas esperadas.

6 boas práticas pra ter sucesso com o WhatsApp Business

Ok, o WhatsApp Business pode te ajudar com diferentes recursos. Mas além de saber isso, é importante entender o potencial de alcance no público. E podemos afirmar: o app já ganhou o mercado.

A pesquisa “Panorama de Mensageria”, conduzida agora em 2020 pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, mostrou que 76% dos brasileiros conversam com empresas pelo WhatsApp. Ou seja, não dá mais pra pensar em interação com o cliente sem o app.

É por isso que vamos te mostrar 6 boas práticas que você pode usar no WhatsApp empresarial e fortalecer a comunicação pra negócios.

1. Use o tom de voz certo

Cada marca tem um jeito de falar, carregando valores e propósitos da empresa. Um tom de voz que deve levar em conta a buyer persona.

Vamos pra um exemplo prático. Imagine que a sua empresa lide com um público jovem e que a estratégia de marketing e comunicação tenha uma linguagem leve e despojada. Seria no mínimo estranho se, no contato pelo WhatsApp, fossem usados termos rebuscados ou a postura fosse muito formal, certo?

O uso correto do WhatsApp Business tem a ver com aplicar a inguagem da empresa de modo estratégico, mantendo a coerência entre o app e os demais pontos de contato com o cliente.

2. Use chatbots e automatização

Chatbots são sistemas programados pra atender o cliente de maneira automática e o mais próxima possível de uma interação humana. Com esse recurso, é possível criar programações para o WhatsApp focadas em:

  • responder perguntas frequentes;
  • direcionar as pessoas para o seu site ou blog;
  • fazer vendas de produtos e serviços.

Combinando o recurso do chatbot com o app de mensagens, sua empresa ganha com:

  • maior velocidade de resposta ao cliente;
  • possibilidade de atendimento fora do horário de funcionamento da empresa;
  • redirecionamento a outra forma de atendimento, como o presencial ou o telefônico, nos casos que não puderem ser resolvidos pela aplicação.

3. Analise métricas e monitore o desempenho

O WhatsApp Empresarial tem um recurso muito útil pra monitorar o desempenho, que é a função de estatísticas. Pra acessá-la, navegue pelo menu “Configurações”, escolha a opção “Configurações de empresa” e, em seguida, toque em “Estatísticas”.

Essa ação libera informações sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Dá pra entender, a partir dos dados, quais campanhas funcionaram melhor e quais não trouxeram o retorno esperado. Uma ajuda e tanto pra decidir entre manter ou ajustar a comunicação direcionada ao público.

4. Elabore um cronograma

O WhatsApp também pode ser um ótimo canal pra comunicar novidades, promoções e oportunidades, numa troca de ideias direta com o consumidor.

Para as redes sociais, geralmente se estrutura um calendário e, assim, datas comemorativas e fatos relacionados com a marca podem ser aproveitados na estratégia de comunicação.

Vale a pena replicar a abordagem no WhatsApp empresarial e, assim, controlar aquilo que deve ser postado e quando. É importante também definir uma frequência de envio de mensagens com conteúdo publicitário e informações claras sobre dias e horários de atendimento.

5. Treine o seu time

A maioria das pessoas já estão acostumadas com a versão tradicional do WhatsApp, mas o uso do aplicativo para vendas e comunicação com os clientes é algo até novo. Então, não dá pra ignorar a importância de capacitar a equipe. Só assim os vendedores poderão aproveitar todos os recursos disponíveis e elevar a performance da empresa com o app.

O treinamento também é importante na hora de estabelecer as estratégias de contato com o cliente. E isso passa não só pelo tom de voz, como já vimos, mas pela definição das demandas que podem ser atendidas pelo WhatsApp e das que devem ser direcionadas a outro canal de atendimento.

6. Envie conteúdo relevante

O WhatsApp permite um contato mais próximo, e uma das formas de aproveitar isso é compartilhar conteúdos relevantes sobre a empresa com os clientes. Mas atenção: mesmo que você tenha algo bom pra mandar, evite fazer isso várias vezes ao dia, porque o efeito pode ser o contrário e gerar muito incômodo pra quem recebe.

Acerte ao identificar quais pessoas estão interessadas no seu conteúdo e quais fizeram contato pelo WhatsApp apenas pra tirar uma dúvida, mas não querem receber informações de modo contínuo. Uma opção interessante é criar listas de transmissão para públicos específicos.

Se você é dono de um curso, pode criar listas pra divulgar informações sobre novas turmas e enviar programações de aulas. Já se trabalha com linhas de cosméticos, quem sabe seja legal enviar dicas de beleza ou tutoriais de uso dos produtos. Esses são apenas alguns exemplos, mas que dão pistas simples pra pensar no assunto.

Vantagens de usar o WhatsApp empresarial

Por último, mas não menos importante, queremos abordar pontos bastante positivos de profissionalizar a comunicação com o cliente usando o WhatsApp. São dicas pra você refletir do ponto de vista de performance.

Organização por etiquetas

Uma das vantagens do app é a aplicação de etiquetas nas conversas. Isso ajuda em situações em que é preciso organizar os contatos por estágio de compra ou por problemas a serem resolvidos.

A categorização otimiza também o atendimento e o controle dos processos, evitando confusões e diminuindo as chances de os clientes ficarem insatisfeitos.

Métricas

Outro ponto importante é o uso de métricas pra entender a fundo o fluxo de mensagens. Elas ajudam a compreender mais sobre o perfil dos clientes e a oferecer uma experiência de atendimento eficaz. A partir dos dados, é possível levantar relatórios, abrindo espaço pra uma gestão mais eficiente do SAC.

Mensagens automatizadas

Esse recurso é essencial pra poupar tempo e resolver problemas comuns, como dúvidas nos procedimentos de troca de produtos. Também possibilita o uso de saudações e até de avisos de espera, pra que o consumidor saiba que está sendo atendido.

Segurança

Um dos atributos mais interessantes que o WhatsApp empresarial oferece é a necessidade de concordar com os termos de uso do aplicativo. Uma etapa que parece burocrática, mas que na realidade traz segurança legal ao uso da ferramenta, o que resulta em mais confiança por parte dos clientes.

Resolução de dúvidas

Como vimos, no próprio perfil empresarial é possível configurar informações de descrição da empresa, como e-mail, site e horário de atendimento. Divulgar esses dados tende a diminuir a incidência de contatos breves, ajudando a priorizar o suporte pra demandas mais urgentes.

Armazenamento de histórico

Já te contamos antes, mas vale lembrar aqui que, com o WhatsApp empresarial, é possível migrar todas as conversas anteriores, dando continuidade aos processos e mantendo um arquivo para consultas futuras.

O WhatsApp empresarial é muito útil aos empresários e oferece ferramentas que facilitam o contato direto com os clientes. Isso permite realizar campanhas e responder às mensagens sem perda de tempo, além de ampliar as chances de fechar negócios e expandir os lucros.

Conhecer o WhatsApp empresarial e as vantagens que ele traz pra o crescimento dos negócios foi a dica que você viu por aqui. Agora, pra continuar se informando sobre ferramentas que agilizam os processos, fique mais um pouco no blog e saiba como usar o QR code pra beneficiar sua empresa.

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