Tecnologia

Advanced Analytics: seu próximo passo rumo ao sucesso

Por: , maio 6, 2021

Caso você ainda não tenha ouvido falar, o Advanced Analytics é um dos recursos mais poderosos para uma empresa. É que, com a transformação digital intensificando as atividades nos ambientes online, uma quantidade enorme de dados é gerada a todo momento. 

No entanto, a falta de consultorias especializadas e ferramentas robustas pra extrair inteligência desses conteúdos é sinônimo de perdas de oportunidades de negócio. Se quiser entender mais sobre o assunto, é só seguir com a leitura! Prometemos que não vai se arrepender.

Entenda que tipo de informação seria mais valiosa

Advanced Analytics. Sobre isso, vamos te dar um conselho: os dados são, provavelmente, o recurso mais importante que uma empresa pode ter na atualidade. #simplesassim

Pra começo de conversa, eles podem se tornar parte das organizações das mais diversas áreas, ajudando no desenvolvimento de ideias próprias e impulsionando a eficiência de estratégias e otimização de custos. Tudo isso dentro das regras e expectativas do seu mercado.

Mas, pra que uma empresa consiga aproveitar essa vasta gama de informações disponíveis, ela tem que estar disposta a se movimentar. Com os dados em mãos, você pode ter uma visão clara sobre a saúde do seu negócio, vislumbrar o caminho certo pra atingir suas metas e entender o que é necessário para que ela continue crescendo. 

Com o apoio de Analytics, também é possível: 

  • segmentar seu público;
  • criar personalização;
  • aumentar a presença online.

Ao conseguir fazer uma análise crítica dessa base, você descobre os pontos que podem melhorar a experiência dos usuários e impulsionar o crescimento da sua marca.

Analise se os dados utilizados são realmente relevantes

Da mesma série “De que adianta coletar uma infinidade de dados, se, sozinhos, eles não produzem os resultados esperados?”, a utilização de dados verdadeiramente relevantes é o único caminho pra tomada de boas decisões.

Por exemplo, pra 74% dos profissionais de marketing, ao valerem-se dos dados pra direcionar esforços das campanhas de comunicação, é possível configurar experiências relevantes em toda a jornada de compra do cliente e aumentar o nível de engajamento.

Além disso, um estudo da Marketing Platform aponta que empresas que adotam estratégias de marketing baseadas em dados podem aumentar a receita em 20% e reduzir os custos em 30%. Bota interessante nisso!

Pois bem, o mesmo raciocínio deve ser utilizado em todas as áreas do negócio, seja pra monitorar a concorrência, seja para medir o desempenho nas redes sociais ou o número de vendas. Acima de tudo, é importante saber filtrar o que é mais valoroso.

Encontre as ferramentas corretas pra te levar ao sucesso

A geração e armazenamento de dados não é nenhuma novidade no universo corporativo, mas o “x” da questão é a forma como eles são utilizados. 

É que pra fazer esse grande volume de informações trabalhar a favor do seu negócio. Pra isso, você precisa compreender quais são as ações essenciais e, também, contar com ferramentas inovadoras.

De acordo com a Forbes, até 2020, o arsenal de dados da humanidade era estimado em 44 trilhões de gigabytes. Sabendo disso, anota aí uma checklist de pontos pra construir uma cultura de dados que ajude na tomada de decisões mais precisas, impulsionando seus resultados.

Data science 

Pra entender os princípios do Advanced Analytics, o primeiro passo é aprofundar o domínio em data science — método de análise de dados que se vale de técnicas avançadas, como estatística aplicada, Python, machine learning e análise de dados com R.

Cientista de dados

O cientista de dados é aquele (ou aquela) cara que domina as principais técnicas e boas práticas pra colocar ordem nessa grande teia de informações. Não dá pra deixar isso de lado porque, ainda que sua empresa tenha as tecnologias apropriadas, se ela não contar com o olhar humano pra dar sentido a esse material, qualquer esforço será em vão.

Análise preditiva

A análise preditiva é um dos pilares do Advanced Analytics. Ela cuida de estudar correlações ocultas entre fatores e resultados e, a partir daí, prever cenários. Logo, permite tomar decisões mais precisas.

Quer um exemplo prático? Com ela, você pode estimar quantos clientes vão procurar sua empresa no próximo semestre.

Mineração de dados

A mineração de dados — termo que vem do inglês “data mining” — é um conhecimento tático essencial dentro do Advanced Analytics. Sabe por quê? Basicamente, porque esse processo analisa dados estruturados a fim de convertê-los em dados úteis.

Com o data mining, é possível:

  • reconhecer padrões de comportamento;
  • descobrir relações entre os dados;
  • encontrar anomalias; 
  • identificar gargalos;
  • prever resultados.

Enfim, ele permite que as empresas realizem previsões pra otimizar Customer Experience (CX). 

Esses são só alguns exemplos de ferramentas pra te ajudar no processo de análise de dados. Além deles, você pode conferir a influência de Power BI, speech analytics e da análise descritiva nesse cenário, ok?

Conte com parceiros especializados em Advanced Analytics

Um dos maiores desafios pra fazer a máquina do Advanced Analytics funcionar é que o time de talentos esteja alinhado com a metodologia e todas as operações que ela envolve. Nesse contexto, a ajuda especializada externa terá um papel fundamental para uma abordagem com ótimos resultados.

Isso, porque o fato de contar com profissionais que se dedicam exclusivamente a essa área agrega experiência e toda uma bagagem de conhecimento sobre tendências desse mercado — algo muito positivo pra quem recorre a esse tipo de ajuda.

Transforme seus dados em decisões estratégicas

Neste momento, 66% das empresas globais estão investindo, pelo menos, US$ 5 milhões em softwares de análise de dados, e 78% delas acreditam que a análise avançada de dados está alterando a forma de competir por mercados. É o que relata o Valor Econômico.

Pense com a gente: é mais fácil tomar decisões acertadas com base em suposições ou em elementos concretos? Obviamente, a intuição e a experiência do gestor são valiosas, mas, quando se trata de deliberações que afetam os processos empresariais, sempre devemos nos basear em dados.

Não existe mágica. Pra ser competitivo hoje, independentemente do tamanho do seu negócio, você vai ter que transformar os dados em decisões estratégicas. Adote essa cultura e deixe os números provarem que você está na direção certa.

Conseguimos te convencer de que o Advanced Analytics tem uma relação muito próxima com o sucesso de uma empresa? Ficou bem claro que, com ele, você consegue uma imagem de alta definição do cenário em que o seu negócio está inserido, né? E tudo em questão de minutos.

Como diz o ditado: tempo é dinheiro. Então, quanto antes seu negócio mergulhar na análise avançada de dados, melhor. Você não quer ficar de fora do seleto grupo dos melhores players do mercado.

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