Marketing

Nenhuma oportunidade vinga sem a autogestão: veja 6 segredos

Por: Mutant, novembro 23, 2021

Já ouviu falar sobre autogestão? Esse é um conceito que vem ganhando força nos últimos anos, principalmente entre quem tem interesse em investir no desenvolvimento pessoal e profissional.

No mundo dos negócios, alguns termos passam a ter um peso diferente no dia a dia, não é mesmo? Esse é o caso da palavra “gestão”. Por exemplo, ao pensar nessa palavra, provavelmente veio à sua mente algumas demandas externas, como a gestão de clientes, financeira ou logística, acertamos?

Só que esse termo pode ser lido de uma forma mais pessoal. Esse é o caso da autogestão, que é a administração interna das emoções e dos pensamentos, com o objetivo de ter mais controle das próprias atitudes. Na prática, isso garante uma melhor organização, permitindo que metas individuais sejam alcançadas mais facilmente.

Gostou da ideia? Então, veja 6 segredos que precisam ser desvendados pra que você consiga aplicar a autogestão com eficiência!

1. Antes de tudo, entenda a importância

O primeiro passo é entender a importância da autogestão. Tente imaginar como seria ótimo se você conseguisse colocar em prática todas as suas ideias com clareza, por meio de estratégias eficientes. Isso provavelmente seria a chave para alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais, certo?

É essa uma das principais propostas da autogestão. Ao desenvolver uma competência tão importante, você acaba criando uma melhor organização mental e estimulando a autoconsciência. Desse modo, é muito mais fácil tomar decisões criativas e inteligentes, que traçam o caminho para o sucesso com o qual você tanto sonha.

Para os profissionais autônomos, por exemplo, a autogestão é fundamental. Afinal, como não há uma figura externa de liderança, é comum que se sintam confusos com relação às tarefas que precisam realizar, de início. Além disso, a liberdade de seguir o próprio ritmo pode ser mal aproveitada, fazendo com que boas ideias sejam adiadas apenas por falta de planejamento

Ao trabalhar a autogestão, você consegue fazer com que aquela motivação e o senso de urgência pra começar a tirar as ideias do papel surjam com mais frequência. Assim, é possível aproveitar melhor a autonomia de ser seu próprio chefe, sem tirar o foco dos objetivos e da disciplina, ao criar as próprias estratégias e um plano de ação personalizado.

2. Assuma o controle do diálogo interno

Sabe aquela voz que fica bem lá no fundo de sua cabeça, dizendo o que você deve ou não fazer? Esse é o nome dado ao diálogo interno. Algumas vezes, ele pode ser um grande vilão para os seus objetivos, mas em outras, é um verdadeiro aliado. É a clássica história do anjinho bom e do anjo mau que ficam sussurrando ideias ao seu ouvido.

Aqui, a estratégia é escolher qual dos dois você quer ao seu lado. Assim, é possível assumir o controle da voz que ecoa em sua mente e aprender a ter uma comunicação mais eficiente com si.

Em outras palavras, trata-se de buscar uma melhor organização dos pensamentos, decidindo quais são mais adequados pra cada momento. Com isso, você consegue ter mais foco no que se propõe a fazer, sendo possível realizar mais tarefas com clareza mental e concentração.

3. Sincronize os seus pensamentos com as ações

Quando você coloca em prática o controle do diálogo interno, consegue entender melhor o que os seus pensamentos dizem. O próximo passo é fazer o que eles estão te orientando.

Parece confuso? Na prática, é apenas a ideia de agir de acordo com o que você está pensando. Pode parecer que essa dica está sugerindo assumir comportamentos impulsivos e mal pensados, mas é justamente o contrário.

Com a organização mental, é possível visualizar os seus propósitos de maneira clara. Desse modo, também surgem mais ideias de como começar a colocá-los em prática, sendo mais fácil escolher as opções viáveis. A partir disso, você consegue traçar um plano de ação eficiente, sincronizando os pensamentos com as ações.

4. Tenha um tempo diário para resolver problemas

A preocupação com os problemas, na maioria das vezes, vai tomar um grande tempo no seu dia a dia e um espaço considerável em sua mente. Em termos de saúde mental, isso pode gerar alguns danos e desencadear transtornos psicológicos, como os de ansiedade. Já quando o assunto é a autogestão, você pode perder o foco do que realmente está desejando.

Para evitar essas complicações, nada melhor que administrar também as suas preocupações. Quer uma estratégia que pode dar muito certo na sua rotina? Separe um momento diário para se dedicar exclusivamente à solução de problemas. Dessa forma, sempre que surgir uma nova pendência, você pode se organizar para resolvê-la no horário reservado.

Por exemplo, se nas primeiras horas do dia você costuma ter mais inspiração e ideias inovadoras, que tal dar uma olhada nas principais demandas logo após tomar um café da manhã? 

Já se você costuma acumular muita tensão depois de lidar com problemas, é uma boa ideia colocar essas tarefas no fim da tarde. Assim, ao optar por fazer atividades que podem gerar estresse nesse horário, como a gestão de reclamação do seu negócio, você consegue resolver as pendências antes de acabar o dia e ainda evitar que isso atrapalhe a sua noite de sono.

5. Converse com alguém que seja um bom autogestor

Outra estratégia que ajuda muito a aprender uma nova habilidade é conversar com pessoas que estão engajadas com esse tema. Sendo assim, se o objetivo é praticar a autogestão, nada melhor que estar em contato com quem tem experiência no assunto.

Conversar com pessoas que se tornaram boas autogestoras vai ajudar a receber dicas práticas e eficientes que podem fazer com que esse processo fique muito mais intuitivo e simples pra você.

6. Aceite que as mudanças são inevitáveis

Como visto, é preciso que algumas mudanças sejam realizadas para começar a praticar a autogestão. Por esse motivo, é preciso aceitar que muitas coisas na sua vida passarão por alterações, mesmo que isso esteja fora do seu controle.

De início, pode parecer que a autogestão é um processo muito complicado de ser realizado. No entanto, ao filtrar os comportamentos e as ações que trouxemos nessas dicas, é possível conquistar resultados muito mais concretos e impactantes. Além disso, vale a pena aproveitar as oportunidades profissionais, como as soluções da Mutant Nitro, pra ter melhorias em sua carreira, como um maior rendimento mensal, facilidade em fidelizar clientes e mais produtividade.

Quer continuar recebendo dicas como estas? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos que vão ajudar você a alcançar os seus objetivos!

  • Error: Contact form not found.