Tecnologia

Automação comercial: você realmente sabe o que é?

Por: Mutant, dezembro 9, 2021

A automação tem se tornado relevante no contexto da transformação digital e da necessidade das empresas por aperfeiçoar processos a fim de garantir competitividade frente ao mercado. 

Em ambos os casos, o grande espaço que esse termo ganhou no ambiente organizacional se deve justamente às diversas vantagens que oferece. Especialmente no atendimento, área que passou por uma mudança tecnológica nos últimos anos.

Por isso, hoje vamos te apresentar as informações mais relevantes sobre automação comercial. Confira!

Entenda o conceito de automação comercial

Automação comercial se refere à aplicação de ferramentas ou soluções tecnológicas que otimizam os processos comerciais e integram seus sistemas de tal maneira que cria um fluxo de tarefas em que uma ação desencadeia a próxima. Seus principais usos são:

  • controle de estoque: atualização de saldo desencadeada pelo registro de entradas e saídas;
  • inteligência de negócios e gestão: dados são coletados, lançados, consolidados e organizados de várias fontes em tempo real;
  • administração financeira e comercial: tarefas como consolidação bancária, emissão de notas, lançamento e recebimento de dívidas, entre outras, têm suas informações coletadas e registros feitos a partir da comunicação entre sistemas;
  • análise de crédito: pontuações pra critérios predefinidos são estabelecidas e o software classifica os clientes com base neles, aprovando ou reprovando e limitando valores;
  • customer experience: ações que compõem o funil de vendas e a jornada de compra podem ser geridas por inovações que contam com a automação nesses processos;
  • autoatendimento: a automação robótica e a inteligência artificial, possibilitam que um programa de atendimento automático reaja às demandas do cliente, permitindo o progresso do processo de vendas ou na resolução de dificuldades em redes sociais, chatbots, aplicativos, sites etc.;
  • marketing digital: baseado na segmentação do público, o agendamento de envios e de publicações ou outras tarefas podem ser previamente realizados.

Veja como a automação comercial impacta a experiência do cliente

Apesar de ser muito útil pras tarefas internas, a automação comercial se destaca mesmo é na melhoria do relacionamento com o cliente. Nesse sentido, algumas abordagens impactam positivamente a experiência do consumidor. Veja!

Obtenção de informações relevantes

Tecnologias, como Big Data, Business Intelligence, Inteligência Artificial e Data Analytics, assim como ferramentas de CRM, compõem soluções de automação comercial pra aumentar o conhecimento sobre os clientes por meio das informações coletadas em diversos canais.

Com isso, ocorre a identificação e a classificação de perfis de consumo, os padrões de comportamento podem ser mapeados, prevendo tendências que ajudam a atender demandas, se relacionar melhor, vender mais e fidelizar o público.

Controle da jornada de compra

A jornada de compra, desde o marketing voltado pra atração até o fechamento do negócio, é muito favorecida pela automação comercial. Além das informações de coleta nortearem as estratégias, grande parte das atividades — publicações no blog, nas redes sociais, e-mails e mensagens, promoções etc — podem ser agendadas, otimizando todo o processo.

Personalização do atendimento

Ainda amparada nos dados coletados, a personalização do atendimento é um grande diferencial. Na automação comercial isso significa o direcionamento de ofertas adequadas ao perfil e uma abordagem individualizada, ampliando as chances de conversão.

Agilidade nas interações

As soluções de autoatendimento, principalmente aquelas que contam com inteligência artificial, podem apresentar opções com base no perfil, agilizando a interação. Por exemplo, quando o contato visa tirar dúvidas, as situações mais comumente associadas aos produtos ou serviços consumidos são colocadas no topo da lista. 

Esse aspecto é ainda favorecido pelas atividades internas automatizadas. Na hora da compra, a confirmação de pagamento, a emissão de nota e a comunicação com o setor responsável pela separação do pedido, por exemplo, não dependem da ação humana pra acontecer.

Confira as principais vantagens da automação comercial pras empresas

Mais do que melhorar a relação com os consumidores, a automação comercial gera vantagens competitivas pras empresas. Ela aprimora processos tanto em eficiência como em eficácia. Entenda melhor!

Reduz os erros

No dia a dia profissional, com as interrupções constantes, a necessidade de rapidez diante de novas demandas e o estresse decorrente disso, erros podem acontecer. Mais do que os prejuízos que causam, eles também afetam a produtividade, pois, após percebidos, necessitam de retrabalho pra serem corrigidos. Com a automação isso diminui.

Aumenta a eficiência e a produtividade

A automação revisa processos, elimina tarefas e deixa outras a cargo dos sistemas. Dessa forma, a equipe pode focar nas atividades em que é indispensável a ação humana e que mais agregam valor pro negócio. Nesse sentido, tanto produtividade como eficiência operacional se beneficiam.

Diminui custos

Em consequência da redução de erros e do aumento da produtividade, bem como da ampliação da eficiência, há uma diminuição de custos operacionais. Isso permite que a empresa tenha preços mais competitivos e margens de lucro melhores. Duas grandes vantagens de mercado, não é mesmo?

Melhora a tomada de decisão

A informação tem um papel central na gestão contemporânea. Ela serve como uma base segura pra tomada de decisão eficaz. Assim oportunidades e crises são percebidas com antecedência suficiente pra montar um plano de ação adequado às situações. As ferramentas de automação possibilitam a consolidação de dados e garantem sua precisão, a fim de apoiar esse processo.

Integra processos

A integração de processos é uma das características mais relevantes da automação. Através dela, as ações se desencadeiam automaticamente e as informações ficam disponíveis pra consulta de todos os envolvidos, tornando a comunicação mais prática.

Compreenda a relação entre o Mutant Nitro e a automação comercial

O Mutant Nitro tem soluções voltadas pra automação comercial que ajudam as empresas a se relacionarem melhor com o público e a oferecer uma experiência diferenciada pros clientes. Conheça as ferramentas!

Whatsapp comercial integrado com o Api Mutant

Que tal integrar o Whatsapp com os principais e-commerces ou uma plataforma omnichannel? O Api Mutant faz exatamente isso. A empresa atende de maneira customizada negócios de todos os tamanhos e atua do começo ao fim da operação nas atividades de:

  • negociação de pacotes de licenças;
  • conexão do canal;
  • desenvolvimento do front end e de bots de automação pro atendimento
  • criação da base de conhecimento.

Gestão multicanal com o Mutant Cloud 

Se otimizar as interações com os consumidores é o objetivo, o Mutant Cloud é a solução. Trata-se de uma plataforma de gestão de atendimento multicanal, desenvolvida pra suportar um conjunto de diferentes meios de contato — chat, e-mail, redes sociais, SMS, URA etc. 

Como está 100% em nuvem, apresenta uma capacidade de armazenamento ilimitada. Além disso, é fácil de usar e de implementar, gerando condições ideais pra supervisores, administradores, agentes e clientes.

Campanhas de marketing com o Mutant M360 

Já pra conhecer, personalizar e engajar o público, o Mutant M360 é um combo de ferramentas completo pra gestão de campanhas de marketing. Ele abrange desde criação, segmentação, testes, aprovações e disparos até a emissão de relatórios sobre os resultados alcançados, uma vez que visa a otimização do investimento nessa área.

A automação comercial gera benefícios. Essas soluções tecnológicas potencializam a experiência do cliente e a operação das empresas, pro negócio ampliar os resultados. Nesse sentido, o Mutant Nitro é a melhor escolha como parceiro pra oferecer ferramentas que suportem esses processos

Quer fazer parte dessa revolução na forma de se relacionar com o cliente? Então entre em contato conosco e comece agora!

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