Negócios

Como promover o engajamento profissional na sua empresa?

Por: Mutant, junho 25, 2019

Quer contar com o apoio de aliados para conquistar o sucesso no seu negócio? Invista no engajamento profissional, um indício poderoso que permite conseguir novos patamares de desenvolvimento e produtividade.

Sem uma equipe totalmente comprometida com os resultados, as empresas “patinam” e não conseguem elevar a produção conforme as demandas e mudanças do mercado. É necessário desenvolver uma liderança exemplar e criar medidas estratégicas para motivar os colaboradores.

Quer saber como promover o engajamento no seu time de funcionários? Então continue lendo este conteúdo.

O que é engajamento profissional?

Estamos falando do processo de envolvimento do colaborador com as questões e os objetivos da companhia.

E isso vai além das atribuições de rotina da equipe. Um profissional que realiza sua função com responsabilidade é um funcionário consciente. Já um trabalhador que demonstra interesse pelos assuntos da empresa, suas expectativas e metas é um colaborador engajado.

Ter um funcionário que cumpra as obrigações de seu cargo é excelente, mas é ainda melhor contar com alguém que se esforça para o crescimento do negócio. Isso representa o vínculo entre indivíduo e organização. Sem contar que esse sentimento tem ligação direta com a motivação, logo, não pode ser comprado: é algo que você, gestor, precisa conquistar com o tempo.

Qual é a importância do engajamento profissional?

Manter uma equipe empenhada traz diversos benefícios, especialmente no quesito produtividade. Um time esforçado é mais focado nas entregas, o que gera melhores resultados.

Além disso, se o seu colaborador é engajado e feliz com o trabalho, ele provavelmente falará bem da empresa para familiares e amigos, resultando em marketing boca a boca para a marca. Criar uma parceria com os funcionários é uma estratégia e tanto para superar dificuldades.

Quais são os efeitos do engajamento da equipe?

Os resultados desse desenvolvimento do time são inúmeros. Com o engajamento, é possível:

  • abraçar os desafios para atingir um patamar de excelência profissional e operacional;
  • transparecer uma reputação positiva da empresa perante o mercado;
  • reavaliar procedimentos e sugerir práticas que diminuem erros e retrabalhos, devido ao compromisso com a qualidade;
  • reduzir a demanda por novas contratações;
  • diminuir os custos da companhia;
  • reter talentos na empresa, pois a satisfação proporcionada minimiza a necessidade de busca por outras oportunidades de carreira, reduzindo o turnover e os encargos trabalhistas;
  • favorecer a jornada do cliente no que se refere a atendimento, sugestões, serviços e suporte.

Como manter sua equipe engajada?

Agora que você já conhece as vantagens de ter um time profissionalmente engajado, confira algumas dicas de como conseguir promover esse resultado na sua empresa.

Valorize os bons trabalhos

Todo mundo gosta de ter seu trabalho reconhecido. As pessoas sentem a necessidade de saber que são valorizadas de alguma forma. Portanto, crie o hábito de elogiar sempre.

“Você fez um ótimo trabalho”, “Obrigado pela sua dedicação”, “Seu relatório ficou muito bom” são frases simples, mas que fazem uma diferença enorme no local de trabalho. Teste e comprove.

Estabeleça metas e recompensas

Uma maneira eficaz de engajar a equipe é delegar metas realistas e atingíveis, que devem ser cumpridas em um período determinado. Dessa forma, a cada vitória, o colaborador se sentirá mais animado para alcançar a próxima.

Uma boa ideia é se reunir com todos os profissionais envolvidos, a fim de apresentar as metas e tirar dúvidas. Depois, fixe todas essas informações em um quadro de atividades para que elas fiquem visíveis a todos e sirvam de consulta. Isso ajuda na motivação.

Crie uma política de feedback

Por meio do feedback, é possível mostrar em quais pontos o funcionário precisa melhorar e também elogiar serviços bem-feitos.

Quando for necessário repreender ou corrigir alguém, jamais tome essa atitude diante de outras pessoas. Isso deve ser feito em particular, para não constranger o colaborador.

Importante! Permita que o time também possa dar feedback sobre seus superiores. Isso é fundamental para o desenvolvimento e o engajamento profissional de todos.

Descubra a cultura organizacional da sua empresa e divulgue-a

Cada empresa tem a sua cultura, e compreendê-la é essencial para manter uma equipe empenhada. Para descobri-la, faça um diagnóstico com todos os funcionários. Você pode aplicar questionários e entrevistas, por exemplo.

Realize perguntas, como:

  • O que lhe motiva a continuar trabalhando conosco?
  • Qual é a sua visão da empresa?
  • Por que você resolveu fazer parte do nosso time?

Ou seja, entenda de fato o que cada um pensa sobre a sua companhia.

Depois de obter as respostas dos entrevistados, reúna os resultados, classifique-os, defina a cultura organizacional da sua empresa e divulgue-a. Assim, a maneira de pensar e agir de todo o corpo profissional ficará alinhada com os objetivos da sua marca.

Realize treinamentos específicos

Capacite todos os colaboradores que terão contato ou serão afetados pelas novas ferramentas e tecnologias do negócio. Invista em treinamentos contínuos e em momentos de total disponibilidade, sem interrupções. Disponibilize um ambiente adequado para o aprendizado.

Cursos de operação de recursos informatizados devem ser feitos com aulas práticas. Tenha paciência com o grupo em geral, pois o tempo dedicado a uma boa formação refletirá em um melhor desempenho operacional – o que eleva a competitividade da empresa.

Qual é a relação entre engajamento e tecnologia?

É inquestionável que a transformação digital nas empresas é cada vez mais evidente, inclusive quando se trata de aumentar o engajamento no ambiente de trabalho. Hoje, é possível integrar todos os setores (administrativo, financeiro, logística e produção) para desburocratizar processos e garantir agilidade. Em um mercado competitivo como o atual, é necessário estar ligado às tendências para acompanhar e melhorar as técnicas de gestão.

O uso de ferramentas hospedadas na nuvem, por exemplo, gera uma série de vantagens para a produtividade do trabalho em equipe. Assim, os funcionários autorizados podem acessar o mesmo software de qualquer dispositivo (e em variados locais e horários), além de terem a possibilidade de editar, atualizar e visualizar os arquivos em tempo real. Sem contar que a praticidade e a rapidez pode ser refletida na jornada de compra dos consumidores, bem como no pós-venda.

Isso gera uma comunicação integrada e garante a segurança aos dados, descartando a utilização de dispositivos físicos para transferi-los. Com isso, não há o risco de as informações serem perdidas por causas diversas, como queda, furto, perda, corrupção de dados, erro de leitura, entre outras situações.

E então, aprendeu como promover o engajamento profissional na sua empresa? Se isso for feito com o foco devido, todos os três pilares do seu negócio sairão ganhando: marca (maior alcance de mercado), funcionários (maior comprometimento com a organização) e clientes (melhor experiência do cliente). Portanto, não perca mais tempo e comece já a colocar essas dicas em prática.

O que achou deste material? Aproveite que você chegou até aqui para saber também o que é design thinking e a importância de pensar fora da caixa.

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