Customer Experience

Consultoria de processos: conheça os diferenciais de contratar a Mutant

Por: Mutant, outubro 17, 2019

A Mutant é referência no mercado de Customer Experience (CX), e uma das frentes de possível atuação é a consultoria voltada para os processos internos das empresas. Neste conteúdo, vamos apresentar o assunto com mais detalhes.

Para quem ainda não tem o conceito claro, uma consultoria voltada a processos é um serviço que foca a melhoria e a otimização dos processos empresariais. Afinal, desde o departamento de marketing até o financeiro, é necessário que os objetivos do negócio estejam alinhados entre as áreas, independentemente do segmento em que a empresa atua.

Continue nesta leitura para entender melhor por que é importante contar com esse tipo de serviço e também conhecer os diferenciais da Mutant para o mercado!

Afinal, por que contratar uma consultoria de processos?

Vamos começar com os motivos que fazem desse tipo de consultoria uma ótima escolha. Confira, a seguir, os principais benefícios.

Melhoria na performance dos processos

O primeiro motivo para contratar uma consultoria centrada em processos é bem técnico: identificar a performance dos próprios processos. Contar com ajuda especializada para fazer as otimizações necessárias é algo que muitos gestores estão buscando, mas simplesmente não conseguem enxergar sozinhos.

É bem comum a existência de processos “travados”, ou que adquiriram algum gargalo com o crescimento do negócio. Por isso, as empresas acabam precisando de ajuda para ganhar fluidez internamente, de modo que tudo funcione da melhor maneira possível também para o lado de fora, onde estão os potenciais clientes.

Valorização da jornada do cliente

Hoje, os processos dentro de uma empresa estão pautados pelo modelo de negócio ou pela tecnologia. O que uma boa consultoria de processos faz é priorizar novos olhares sobre o assunto, trazendo também a ótica do cliente, que pode influenciar em toda a percepção da empresa sobre o próprio negócio.

Historicamente, os processos eram desenhados para atender às necessidades de negócio ou voltados para manter a operacionalidade do sistema (priorizando pouco a experiência do cliente). Por isso, uma grande transformação acontece quando obtemos clareza sobre a visão do consumidor com relação ao negócio e começamos a entender a jornada dele com a empresa.

Uma consultoria em processos ajuda a entender tudo isso, favorecendo uma abordagem mais objetiva quando o intuito é melhorar a experiência do cliente.

Visão de fora para dentro

Outro ponto positivo desse trabalho é que a consultoria é um suporte essencial para trazer à empresa uma visão de fora para dentro. Explicando melhor o que isso significa, quando o gestor está mergulhado na rotina da empresa, acostumado com processos e outras atividades do dia a dia, fica mais difícil visualizar quais são os pontos que realmente estão travando a sua operação.

Por isso, contratar uma consultoria orientada para processos ajuda muito os gestores a inovarem e, até antes disso, perceberem que algo não está funcionando da maneira que deveria  — o que pode até parecer óbvio, mas nem sempre existe essa clareza por parte da pessoa que está imersa nesse cenário.

Integração da gestão de processos com a tecnologia

Por fim, saiba que a consultoria ajuda a entender também como todos os processos podem ser integrados à tecnologia, principalmente quando há o envolvimento com o departamento de TI. Hoje, é essencial que isso aconteça, já que tudo está informatizado, enfatizando a necessidade de documentar e manter o histórico das informações empresariais.

Junto a isso, não podemos esquecer que a tecnologia ajuda a trazer otimização e automatização para que a operação de uma empresa funcione a todo vapor e coloque energia onde realmente precisa.

Qual é a metodologia usada pela Mutant?

Agora que já sabe mais sobre a consultoria de processos, que tal conhecer a metodologia da Mutant? Descubra os principais recursos que oferecemos para você conquistar excelentes resultados!

O cliente no centro de tudo

Antes de mais nada, queremos que você tenha em mente os três pilares da Mutant: pessoas, processos e tecnologia. Entendemos que, quando colocamos o cliente no centro de uma decisão estratégica de negócio, podemos trazer elementos de customer centricity, para a concepção do produto ou serviço da empresa, mais alinhados com as expectativas de quem os consumirá.

A consultoria em CX desenvolve um trabalho forte sob a ótica do design de serviços. Por isso, quando falamos em processos, é natural que estes estejam amarrados ao conceito de design, onde há relacionamento constante entre o cliente e a marca.

Por isso, um dos trabalhos primordiais é o mapeamento das principais jornadas do cliente e o entendimento do que acontece nesse caminho, tanto internamente quanto externamente, o que propicia um cenário de grande potencial para mudanças.

Decisões orientadas por pessoas e processos

O trabalho da Mutant foca sempre as pessoas e os processos da organização, trazendo o elemento da transformação digital. No que diz respeito às pessoas, ocorre a aplicação de uma série de treinamentos sobre como colocar o cliente no centro, bem como a apresentação de ferramentas de agilidade, que são trabalhadas nos conceitos de Design Thinking, por exemplo.

A Mutant destaca o aspecto de mudança de mindset, e à medida que os colaboradores envolvidos nos processos são empoderados, é possível incentivar que eles desenvolvam um sentimento de propriedade sobre projetos, o que contribui para a construção e otimização de todo o negócio.

É também interessante ressaltar a visão de que o processo é mais que um fluxo sistêmico. A Mutant mostra que é uma grande resolvedora de problemas. Por isso, o objetivo é avaliar se um fluxo está extenso, se há redundâncias, se alguém realmente está cuidando dele, dentre outras questões.

Como a consultoria da Mutant pode ajudar a sua empresa?

Conheça alguns diferenciais que a Mutant traz e que podem auxiliar a sua empresa a crescer, principalmente sob a ótica dos processos.

Orientação pelo cliente

Já comentamos, mas não é demais frisar: o diferencial que a Mutant desenvolveu no serviço de consultoria é a habilidade de conhecer bem a sua base. A empresa se especializou em processos de construção de personas, jornadas e mapas de empatia.

Por isso, temos uma grande competência em entender os nossos clientes, em seus diferentes contextos e motivações, por meio do trabalho com as personas do consumidor. A partir delas, é possível observar, em qualquer segmento, os três pilares: pessoas, processos e tecnologia.

Redução de custos e aumento de receita

Outro destaque da Mutant é a busca por diminuir os custos nos processos do cliente, ou então, trabalhar para aumentar as suas receitas. Assim, as ações são propostas trazendo sempre a reflexão de como o negócio pode cortar despesas e evitar desperdícios.

Afinal, sabemos que falar da experiência do cliente sem considerar o impacto em custos ou na transformação digital é muito superficial. Logo, a análise contempla sempre um ecossistema completo. Tudo isso ajuda a facilitar a tomada de decisão da diretoria e da coordenação da empresa atendida.

Especialização no mercado brasileiro

Hoje, a Mutant é uma das poucas consultorias em CX que tem forte atuação nacional. A grande vantagem é que a empresa é brasileira e entende do mercado e da cultura do país. Isso pode parecer apenas um detalhe, mas favorece uma compreensão profunda sobre como funciona o ecossistema empresarial onde vivemos — um olhar que os negócios de fora podem levar certo tempo para desenvolver.

Neste cenário em que mudanças precisam ser feitas, sem dúvida alguma, é mais fácil e barato contar com a competência de quem já conhece o mercado, não é mesmo?

Lendo este conteúdo, você viu que a consultoria em CX voltada para os processos ajuda muito as empresas a destravarem questões de operação e a melhorarem a relação com os seus clientes. E a Mutant pode ser justamente o segredo para resultados de sucesso.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas em CX!

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