Tecnologia

Saiba como acelerar a transformação digital na sua empresa

Por: Mutant, julho 2, 2019

A tecnologia motiva cada vez mais formas diferenciadas de estudar, trabalhar e viver. É como se o mundo estivesse em constante revolução. E é nesse contexto que surge a necessidade de acelerar a transformação digital nas empresas. Você já se perguntou como fazer isso?

É preciso notar que o impacto disso não tem só a ver com nossas ações do dia a dia, como o fato de trocarmos o telefone fixo pelo smartphone ou a locadora de filme por uma plataforma de streaming. A relevância da transformação digital vai muito além, provocando desde processos disruptivos até novos comportamentos e formas de consumo — algo que é especialmente significativo para os negócios.

Mas apesar de a transformação digital já ocupar grande espaço no mercado, ela pode não ser tão simples de ocorrer. Os processos que são impactados por esse conceito inovador são variados e necessitam não só de aporte financeiro, para o investimento em recursos técnicos, como também de desenvolvimento humano e entendimento da necessidade de mudança.

Pensando nisso, o que os negócios precisam é se modernizar para não ficarem para trás e melhorarem suas reputações. E é justamente sobre isso que vamos falar com você neste post. Acompanhe!

Veja 3 formas de transformar digitalmente o seu negócio

Mais que uma mudança tecnológica, a transformação digital é um desafio que exige das empresas uma percepção cultural inovadora, já que não só as máquinas devem estar preparadas, mas também o time que as colocará em ação.

É necessária uma nova visão sobre o momento, um mindset que esteja de acordo com o que vem ocorrendo globalmente. Por isso, listamos 3 maneiras de absorver a transformação digital na sua empresa.

1. Elabore um bom planejamento para executar

Você está prestes a dar uma guinada no seu negócio, logo, isso não pode ser feito de qualquer forma. Não há como investir sem planejamento e muito menos conduzir uma mudança cultural e de mindset sem que tudo esteja claro.

Por isso, é importante:

  • conhecer a empresa, o momento em que ela se encontra e seus objetivos futuros;
  • saber quais são seus impedimentos momentâneos e suas soluções propostas;
  • entender como tudo isso impactará a produtividade;
  • descobrir como e até onde o negócio pretende evoluir;
  • definir tecnologias e recursos que podem ser implementados para chegar até a meta desejada.

2. Inclua pessoas no processo de transformação

A modernização da empresa não pode dizer respeito apenas às novas tecnologias que serão implantadas. As pessoas devem estar inseridas nesse processo e aprender não só a executar as ferramentas, como também a importância que elas terão em toda a jornada de transformação digital.

Incluir os funcionários no escopo, a ponto de que eles aprendam novas atividades e estejam mais envolvidos no processo, permite que a experiência seja acelerada e positiva e reforça um ponto crucial da transformação digital nas empresas: a cultura, que começa sendo transmitida aos funcionários.

3. Tenha uma infraestrutura consistente

Não há como realizar grandes mudanças sem um suporte adequado. Por isso, é indispensável investir em tecnologias que garantam a transformação digital nas empresas, com novos equipamentos, softwares, armazenamento de dados em nuvem e, é claro, profissionais capacitados para adaptar essas estruturas à empresa. Boas saídas podem ser as consultorias especializadas nesses tipos de ferramentas e processos de transição.

Hoje, está muito mais claro que as empresas vêm se preocupando cada vez mais com seu público. Isso, não só a fim de lhe vender algo pontual, mas também o valor e a ideia de que aquela marca representa seu público, porque respeita, compreende e soluciona os problemas dele. Para tanto, também são necessários investimentos em soluções tecnológicas inovadoras.

Isso pode ser visto numa pesquisa encomendada pela SAP, que revelou que 56% das empresas brasileiras pretendem aumentar a sua receita em até 10% como resultado direto da transformação digital.

Também segundo o estudo, essas ferramentas transformadoras estão sendo colocadas em prática, no mercado, através de: big data e analytics (63%), plataformas de segurança (59%), dispositivos mobile (51%), cloud computing (50%) e loT (45%). E esses esforços acabam se refletindo amplamente em todos os processos da empresa.

Confira mais sobre como acelerar a transformação digital na sua empresa, neste artigo.

As vantagens da transformação digital nas empresas

Agora que o contexto e as aplicações de transformação digital já estão mais claros, vamos ver como tudo isso pode beneficiar os negócios? Entenda algumas das principais vantagens dessas disrupções.

Incentivo à inovação e à criatividade

Quando as empresas estão buscando se adaptar às mudanças do mercado, isso exige que elas repensem seus processos, desde a base até o topo, buscando melhores formas de entregar o que já faziam.

Desse modo, a inovação e a criatividade são incentivadas, o que se percebe não só no ambiente interno, mas também no externo, com a resposta do mercado aos novos desafios.

Aumento de eficiência e excelência

Tudo aquilo que, antes, poderia ser feito de maneira manual e sistematizada, passa a ser realizado digitalmente e com automatização. Isso favorece a diminuição de perdas e custos, prioriza os acertos e reduz os atritos, além de estabelecer maior controle e eficiência entre os setores da organização, garantindo o aumento da excelência do serviço a ser entregue.

Melhoria da satisfação do cliente

Os benefícios da transformação digital não são sentidos apenas nos processos internos das empresas: eles se refletem principalmente no consumidor, na forma como ele interage com as marcas, seja no relacionamento, seja no consumo.

O cliente é o ponto-chave para acelerar a transformação digital nas empresas, porque ele é impactado constantemente por ela e determina as necessidades de mudanças a serem colocadas em prática. Ele também faz com que o mercado se mantenha competitivo e as revoluções aconteçam rapidamente e sejam melhores para todos, tanto empresas como consumidores.

E você, precisa de ajuda para colocar essa mudança de cultura em prática? Entre em contato com a Mutant, conheça nossas soluções e descubra a maneira certa de acelerar a sua empresa!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.