Tecnologia

Cyber security: tudo o que você precisa saber para o seu negócio!

Por: Mutant, dezembro 28, 2021

O ano de 2017 foi um divisor de águas na maneira como a questão de cyber security passou a ser abordada. Nesse período, aconteceram grandes ataques e sequestros de informações — o famoso e nada simpático Ransomware — em empresas e instituições de 74 países.

Não fosse esse um motivo suficiente, a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tornou a situação ainda mais crítica. Quer entender melhor o que é a segurança da tecnologia da informação e como a inovação pode ajudar a impulsionar os resultados. Dê uma conferida neste artigo e saiba tudo que você precisa para mandar bem!

O que é cyber security?

Também conhecida como cibersegurança, o conceito tem como objetivo a proteção de programas e das informações de redes, sistemas de computadores e dispositivos móveis de invasões, hackers e vírus. Para isso, são utilizados recursos tecnológicos e softwares que detectam e bloqueiam qualquer ação mal-intencionada rapidamente.

Muito além do risco da exposição ou do roubo de dados, as ameaças estarão cada vez mais perto dos sistemas de produção, já que o cloud computing e a chegada da tecnologia 5G têm impulsionado a transformação digital nas indústrias.

Por que investir em inovação é importante para a cyber security?

O sequestro de informações ou perda de dados pode custar muito caro a uma empresa. Quanto mais precária a cyber security ou quanto maior o tempo de resposta ao ataque, maiores serão os prejuízos.

A inovação proporcionada ao segmento com o uso da automação e de recursos de inteligência artificial ou machine learning permite a análise de dados em tempo real e reduz o tempo de resposta a uma violação do sistema. Em números absolutos, isso pode representar uma redução de custos ou perdas financeiras na casa dos milhões de dólares. Não dá para brincar com uma parada séria dessas, não é mesmo?

Além de investir em tecnologia de ponta, é preciso contar com um time preparado e dedicado à questão. São necessários testes e simulações frequentes que garantam uma ação imediata a qualquer sinal de problema. Nossas soluções ajudam a unir essas duas pontas do sistema.

Você pode estar se questionando sobre o valor dos investimentos em cibersegurança, certo? Acredite, as perdas geradas por violações ou pela demora em bloquear a invasão são muito superiores aos custos da prevenção. Uma empresa que está preparada e atenta para enfrentar um eventual problema terá um ROI relevante em cyber security.

Qual é a relação entre cibersegurança e a LGPD?

Quanto mais tempo passamos conectados e usamos tecnologia — que vai muito além de computadores e dispositivos móveis —, mais nossos dados, sejam pessoais ou de empresas, circulam por aí. São cadastros, aplicativos, jogos, plataformas de trabalho etc. O Big Data não para de crescer, um prato cheio para os meliantes cibernéticos de plantão.

A LGPD tem como função regulamentar a forma como essas informações são tratadas, exigindo que as empresas sejam transparentes em relação à maneira como são coletadas dos clientes e armazenadas. Em resumo, é preciso autorização prévia para recolher, transferir ou guardá-las.

A lei entrou em vigor em agosto de 2020 e quem não se enquadrar nas regras poderá ser multado. Os valores são salgados e podem chegar a 2% do valor do faturamento da empresa. Muito melhor investir em cyber security, não é mesmo?

Como a segurança da informação melhora a experiência do cliente?

Proteger as informações armazenadas, além de ser mandatório, como você acabou de perceber, é a melhor forma de minimizar o risco de prejuízos em relação à imagem do negócio, evitando vazamento de segredos industriais e até mesmo fraudes financeiras. Mas não é só isso: a cyber securiy também tem impacto na experiência do cliente. Confira!

Respeito à privacidade

Ninguém gostaria de descobrir que suas informações foram expostas, seja em um site de comércio eletrônico ou um app de relacionamento. Qualquer sistema deve assegurar o sigilo e a proteção dos dados. Isso também ajuda a fortalecer a imagem do seu negócio e a estabelecer um vínculo de confiança com o cliente.

Proteção contra ameaças

A tecnologia passa por mudanças constantemente, por isso é preciso se adaptar a elas de forma ágil. Além de garantir que nenhuma informação seja usada indevidamente, a empresa precisa assegurar que o cliente esteja protegido ao acessar seu sistema.

Presença online

Um modelo de cibersegurança que combina navegação, armazenamento e processamento em um único sistema facilita a experiência do cliente enquanto ele usa o site ou app da sua empresa.

O conceito é conhecido como hiperconvergência e fica ainda mais interessante quando se usa uma estratégia multinuvem, a qual garante que as informações sobre compras, transações ou devoluções de produtos sejam bem armazenadas, atualizadas e com fácil acesso.

Como as soluções Mutant colaboram com a cyber security? 

O WhatsApp se tornou um veículo de comunicação essencial para nós, brasileiros. O nosso “zap zap” de todo dia — que começou como uma inocente troca de mensagens entre amigos — facilitou a comunicação e atingiu um status tão importante nas nossas atividades que se tornou uma ferramenta de negócios imprescindível.

O Mutant whats ajuda a controlar melhor seus atendimentos e a aumentar a eficiência de suas vendas, pois permite gerenciar os resultados de maneira digital, simples, fácil, sem complicar seu negócio e o seu time. Tudo com uma tecnologia que garante a segurança das informações.

Outra solução da Mutant que melhora a experiência e garante sua segurança é a Jornada de Negociação. Com essa ferramenta, nós focamos a jornada do cliente para que ele tenha uma experiência conectada e colaborativa, permitindo que no momento de dificuldade o seu cliente tenha a possibilidade de renegociar sua dívida de maneira fácil, rápida e inteligente.

Investir em cyber security é obrigação de quem lida com informações de terceiros, mas também deve fazer parte de uma boa estratégia de gestão, pois permite que a empresa se desenvolva sem riscos e garanta sua presença digital.

Ainda está com dúvidas? Tudo bem, a gente sabe que esse é um assunto complexo, por isso convidamos a entrar em contato conosco para esclarecer todos os pontos.

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.