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Você precisa aprender a usar o e-mail transacional estrategicamente

Por: Mutant, abril 19, 2022

Garantir uma comunicação franca e direta com o seu cliente é algo muito importante para qualquer estratégia comercial. Por isso, elaboramos este conteúdo exclusivo no tema para explicar o que é o e-mail transacional, que é uma solução indispensável para a transparência com os seus usuários.

Para que não restem dúvidas no tema, respondemos as principais curiosidades no assunto. Aqui, você entenderá a importância de uma estratégia multicanal, o que é o e-mail transacional, qual sua utilidade, quais suas vantagens, e como implementar essa tecnologia na sua operação. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que é importante contar com uma estratégia multicanal?

Atualmente, existem empresas de vários perfis e modelos de negócios. Muitas destas, sobretudo aquelas com forte presença digital, se beneficiam muito de uma boa estratégia multicanal, pois conseguem ampliar sua superfície de contato e suporte ao consumidor, com uma comunicação prática e objetiva.

E entre as soluções e tecnologias fundamentais para a implementação dessa estratégia, destacamos o e-mail transacional, que é mais uma camada de informação, suporte e atendimento ao cliente, provendo respostas e orientações rápidas, de forma automática, sobre demandas pontuais dos usuários.

Assim, a sua marca amplia a disponibilidade para o cliente, aumentando a satisfação e diminuindo atritos que possam impedir uma venda. É por isso que é tão importante investir nessas soluções e iniciativas, pois além de melhorarem a percepção sobre a sua marca, também elevam a qualidade e agilidade do seu atendimento.

O que é e-mail transacional?

Em essência, um e-mail transacional é uma resposta automática, em que a sua marca dispara um e-mail ao cliente para comunicar algum detalhe pontual e específico sobre uma transação. Por conta disso, são muito utilizados por empresas com uma atividade predominantemente digital.

Entre as transações que geram esses disparos, destacamos:

  • o gerenciamento de contas, como a criação de novos cadastros, a troca de senhas, a atualização de informações cadastrais e por aí adiante;
  • o faturamento, como a cobrança de assinaturas, o envio de notas fiscais, a tentativa de cobranças no cartão de crédito etc.;
  • a alteração de planos, como a atualização para planos mais simples ou mais completos, o cancelamento de assinaturas, o envio de novos contratos;
  • o acompanhamento dos estágios de um pedido, como a confirmação da compra, a separação para o envio, o despacho para a cidade destino, a chegada na cidade, e a confirmação de entrega;
  • e muito mais!

Em essência, o e-mail transacional é uma estratégia que aproveita esses pequenos episódios para estreitar a relação com o consumidor, entregando uma mensagem personalizada com a identidade visual e comunicação da marca, informando algo importante ao usuário, e gerando um ponto de aproximação.

Qual a utilidade do e-mail transacional?

Informar, orientar e engajar. Da forma como percebemos, esses são os pilares do e-mail transacional. Quando bem estruturada, essa estratégia consegue qualificar o atendimento da sua empresa, evitando que o cliente fique perdido ou desorientado em qualquer estágio da compra.

A melhor forma de entender a importância dessa tecnologia é imaginar a sua ausência. Para isso, é fácil, pois basta pensar nos serviços que você utiliza no seu cotidiano. Afinal de contas, como seria a qualidade dos serviços se:

  • As plataformas não orientassem os passos necessários para a recuperação de senhas e contas?
  • Os serviços de assinatura não comunicassem o faturamento do seu cartão?
  • Os marketplaces não confirmassem os seus pedidos?

Percebe? O e-mail transacional é fundamental para uma boa experiência de uso e consumo, e já está tão presente em nossas vidas que sequer nos damos conta de como essa tecnologia é importante. Mas como toda boa solução, é preciso planejar e investir em boas ferramentas para a prestação desse serviço.

Qual a diferença entre e-mail transacional e e-mail marketing?

Já aqui, devemos fazer uma distinção importante no tema. O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação, engajamento e publicidade para as empresas entre a base de clientes cadastrados. Essa é a estratégia que estimula o envio de newsletters, promoções, novidades e diferenciais.

É uma abordagem que se inspira no marketing conversacional para amadurecer os leads até o ponto da conversão. É, sem sombra de dúvidas, uma das estratégias mais importantes para estimular vendas e a fidelização da sua base de usuários e consumidores.

O e-mail transacional, por outro lado, tem um aspecto mais funcional. O disparo do e-mail é realizado, automaticamente, de acordo com uma ação do consumidor, como uma ação de compra, assinatura ou alteração cadastral.

No e-mail transacional, o foco não é engajar o consumidor e amadurecê-lo em torno da marca, mas sim informá-lo sobre algo que acaba de ocorrer no relacionamento entre ele e a marca, novamente, como a realização de um pedido, uma alteração cadastral, ou a realização de um faturamento.

No fim das contas, ambas as estratégias são essenciais para a comunicação da marca, e apresentam finalidades diferentes. Enquanto o e-mail transacional oferece transparência, agilidade e, até certo ponto, a automação do atendimento e suporte, o e-mail marketing é uma ferramenta de engajamento promocional.

Quais as vantagens de utilizar o e-mail transacional?

Transparência, satisfação e qualidade do atendimento. Em nossa visão, esses são os principais benefícios da implementação dessa tecnologia. A transparência ocorre por um fator óbvio, pois tudo que o cliente faz em uma conta com a sua marca, reflete em um e-mail transacional, registrando esse evento.

Isso amplia a percepção de segurança e responsabilidade. Em um segundo momento, há também a melhora na qualidade do atendimento. Comunicar informações transacionais, de forma automatizada, agiliza a velocidade do relacionamento com a marca e reduz atritos e obstáculos para a realização das vendas.

Por fim e mais importante, o aumento na satisfação do consumidor. Quando a sua marca oferece um atendimento ágil, transparente, carismático e objetivo, você acaba conquistando o cliente por essas qualidades. Inclusive, é possível mensurar esse ganho em satisfação, ao criar um relatório após a coleta de avaliações.

Como implementar uma solução de e-mail transacional?

Para encerrar, vale destacar como você pode implementar essa solução na sua marca. Da forma como percebemos, a melhor forma de fazer isso é contratar uma solução pronta, eficiente e totalmente personalizável, que possa carregar a identidade da sua empresa, com eficiência, velocidade e segurança.

E é aqui que o Mutant M360 entra na jogada. Considerada uma das melhores soluções de comunicação do mercado, o M360 é a nossa ferramenta predileta para escalar a comunicação da sua marca, oferecendo o que há de melhor em automação, análise de dados, customização e otimização de custos.

Agora que você sabe a importância do e-mail transacional para a sua empresa, aproveite o momento para contratar essa solução com quem é uma referência no assunto. Para isso, é muito fácil — basta acessar nossa página e entrar em contato!

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