Tecnologia

Gestão de campanha digital: quais resultados posso esperar?

Por: Mutant, outubro 11, 2018

A gestão de campanha digital é uma tarefa muito importante para melhorar o relacionamento da sua marca e aumentar o número de vendas. Dessa forma, é essencial utilizar práticas eficientes, que fomentem a obtenção de resultados positivos.

Como o mercado passa por várias transformações e os consumidores estão se tornando mais seletivos, é preciso utilizar abordagens e linguagens adequadas para cada situação. Toda interação deve ser muito bem planejada, considerando os desejos e as dores do público-alvo.

Este post vai mostrar para você como é possível fazer um bom gerenciamento e evitar dores de cabeça em sua rotina. Continue a leitura e saiba mais!

Por que as gestões de campanhas atuais são insuficientes?

O mundo digital mudou a forma como as empresas se relacionam com o mercado. Atualmente, um outdoor, por exemplo, já não é mais o suficiente para atrair e reter clientes. Na verdade, o avanço da internet e de outros meios de comunicação deu muito poder aos consumidores.

As empresas não ditam mais as regras, já que as pessoas podem escolher o quê, quando e como vão consumir produtos e serviços. Além disso, existem perfis e necessidades diferentes.

Campanhas digitais devem ser produzidas de acordo com as características do público-alvo. Ou seja, uma propaganda que tem grande potencial com os jovens, provavelmente, não terá os mesmos resultados com pessoas mais velhas.

Se você não se preparar para esse novo cenário, que está em constante evolução, tenha em mente que haverá desperdício de recursos financeiros e o não alcance das metas traçadas no planejamento empresarial.

O que é Cross Channel Campaign Management (CCCM) e por que ele tem se tornado uma tendência?

O CCCM é uma prática que utiliza vários canais de comunicação para entrar em contato com o mercado. A partir dele, é possível disseminar sua campanha digital em várias frentes, aumentando as chances dos clientes verem seus anúncios.

Como cada consumidor responde diferentemente a cada estímulo, fique muito atento para analisar os resultados obtidos. Enquanto alguns preferem o SMS, por exemplo, outros optam pelo e-mail. Estimular os clientes por diversos canais é a melhor maneira de aumentar o engajamento.

Lembre-se de que é importante promover a integração entre os setores do seu negócio. Se um cliente vê um e-mail, entra na sua página do Facebook para tirar dúvidas e é atendido por alguém que desconhece tal campanha, não espere nada além de muita frustração.

A partir dessa experiência ruim, você perde dinheiro e um possível novo contrato. Por isso, tenha cuidado para utilizar o Cross Channel Campaign Management corretamente.

O que fazer para testar resultados agora?

Para fazer uma gestão de campanha digital eficiente, é preciso considerar alguns aspectos que são cruciais para o sucesso dela. Assim sendo, a seguir, separamos algumas dicas práticas que certamente vão ajudá-lo nessa tarefa. Acompanhe!

Defina objetivos

Antes de tomar qualquer atitude, você deve estabelecer metas e aonde quer chegar. De nada adianta contratar uma solução completa para gestão de campanha digital, como a Mutant 360 Campaign, se não definir prioridades.

No começo, você pode não saber qual é o melhor caminho, mas o estabelecimento de objetivos é essencial. Entre os principais exemplos, podemos destacar:

  • aumentar o número de vendas;
  • melhorar a comunicação com o mercado;
  • divulgar promoções;
  • gerar conhecimento da marca.

Outro ponto muito relevante está relacionado ao reconhecimento das fragilidades da empresa. Em algumas situações, diretores ainda não têm um time com know-how de marketing ou para fazer a gestão de campanha digital.

Conhecer esses pontos fracos é essencial para propor mudanças e realizar melhorias o quanto antes. A partir disso, é possível traçar um planejamento e definir como cada integrante da equipe deve atuar.

Faça testes

Não espere ótimos resultados no primeiro disparo de SMS ou de e-mail. Quem está começando tem muito a aprender, principalmente quando se trata de encontrar a melhor forma de abordagem.

Por isso, é pertinente realizar todos os tipos de testes que forem necessários. Você pode alterar o horário do envio de mensagens ou, até mesmo, testar títulos de e-mails diferentes.

É válido também identificar o perfil de cada cliente, a fim de criar uma comunicação exclusiva. Com o passar do tempo, você aprenderá com seus erros e acertos e poderá criar uma campanha ideal.

Priorize canais

SMS, e-mail e redes sociais são apenas alguns exemplos das várias opções que uma empresa tem para entrar em contato com clientes. Todas têm características e formatos diferentes. Isso quer dizer que uma campanha digital de e-mail marketing nem sempre terá a mesma linguagem de uma mensagem de SMS.

Por sua vez, utilizar todos os canais existentes parece tentador em um primeiro momento, mas você não deve cometer esse erro. Lembre-se de que mensurar resultados em várias fontes é uma tarefa difícil, que demanda muito tempo e dinheiro.

Além disso, você pode acabar bombardeando o cliente em inúmeras frentes — o que é péssimo para a imagem do seu empreendimento. Desse modo, estabeleça os canais que oferecem maiores oportunidades de conversão e os menores custos.

Analise resultados

Segundo Renata Salmi, da Mutant, a análise de resultados é muito importante para o bom desempenho de todos os setores do seu negócio — e não apenas na hora de gerenciar campanhas digitais. Ela afirma que um profissional que deseja melhorar resultados deve acompanhar métricas e ficar atento às reações dos clientes.

Além disso, você nunca deve se acomodar ao encontrar uma situação confortável. Pense que os seus concorrentes estão em constante mudança, portanto nunca fique para trás. Faça de tudo para acompanhar as tendências e criar campanhas que agregam muito valor aos seus consumidores.

Ao ler este conteúdo, você percebeu como é importante estar preparado para fazer uma boa gestão de campanha digital. Já se foi o tempo em que um banner ou um outdoor era suficiente para atrair a atenção do cliente.

Hoje em dia, os consumidores estão empoderados e sabem exatamente o que querem. Cabe à sua empresa utilizar os canais de comunicação adequadamente para atender essa demanda e prestar um serviço de qualidade.

Nessas horas, a gestão de campanha digital deve ser planejada de acordo com os seus objetivos. Fique atento também para mensurar resultados e propor alterações em planos que não estão dando certo.

Se você deseja encontrar uma solução focada na melhoria do relacionamento com clientes, entre em contato com a nossa empresa agora mesmo e revolucione a forma como você atua!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.