Marketing

Gestão de campanhas: como escolher a solução com a melhor ferramenta de e-mail marketing?

Por: Mutant, julho 18, 2019

O uso de ferramenta de email marketing em campanhas tornou-se uma prática padrão na estratégia digital das grandes empresas, não importando o nicho de atuação.

Isso significa que sua empresa não deve enviar e-mails de qualquer jeito, sem uma boa estratégia e um planejamento bem-estruturado. É preciso entender o momento de cada lead ou cliente, a fim de gerar relevância e engajamento do lado dos consumidores.

Existem diversas soluções de gestão de campanhas disponíveis no mercado que efetuam o disparo de e-mails, e a questão é: qual delas oferece a melhor relação de custo-benefício para sua empresa?

Fazendo uma rápida pesquisa no Google, é possível se confundir com a quantidade de opções oferecidas, cada uma com funcionalidades e preços diferentes. Por isso, antes de escolher um parceiro, você precisa entender melhor as necessidades da sua empresa e o que cada solução tem a oferecer.

Depois de ler este conteúdo, você estará preparado para encontrar uma solução de e-mail marketing apropriada para a gestão de campanhas da sua empresa. Vamos lá?

Por que ter uma solução de gestão de campanhas robusta para o disparo de e-mail marketing?

Já se foi o tempo em que os profissionais de campanhas utilizavam suposições pra entender o comportamento do público. Hoje, existem tecnologias que facilitam a comunicação e a criação de estratégias direcionadas às dores e aos objetivos específicos dos consumidores.

Antes de tomar qualquer atitude, organize detalhadamente as etapas do seu planejamento, levando em conta os objetivos de cada campanha. E como existem questões técnicas importantes na comunicação via e-mail, sua empresa precisa estar respaldada por uma solução robusta.

Mudar o CTA, disponibilizar a opção de opt-out, manter a qualidade da base de disparo e ter cuidado pra não deixar mensagens caírem na caixa de spam são alguns dos pontos que merecem atenção especial.

Como os provedores de e-mail estão cada vez mais preparados pra identificar fraudes e lixos eletrônicos, sua empresa precisa de uma solução que considere todos esses pontos. A partir disso, fica mais prático e simples entender se as suas entregas são efetivas ou não e quando e como você precisa reorganizar o seu plano.

O que considerar antes de escolher uma solução de gestão de campanhas?

Agora, chegou o momento de ficar por dentro das principais características de uma boa solução de campanha de marketing.

Segurança de dados

Vazamentos de dados e invasões são problemas que atrapalham a reputação de qualquer empresa, certo? Os dados do seu negócio e dos seus clientes devem ser guardados com sigilo. Além do mais, elas precisam ser facilmente acessados. Então, escolha uma solução de e-mail marketing robusta, capaz de aliar disponibilidade de acesso e segurança.

Taxa de entrega

Imagine investir tempo e dinheiro planejando e desenvolvendo campanhas e ser surpreendido com um resultado inferior ao esperado — principalmente por causa do spam. Para evitar essas situações, certifique-se de que a sua solução tenha uma boa ferramenta de e-mail marketing, que favoreça sua empresa a obter uma taxa de entrega satisfatória.

Gestão de campanhas

O comportamento do consumidor não é mais o mesmo. Uma pesquisa respondida pelo computador, por exemplo, pode terminar em uma compra feita pelo celular dias depois.

A comunicação da sua empresa com o mercado deve ser multicanal, respeitando a jornada de compra de cada cliente. Suas campanhas de e-mail marketing precisam estar interligadas a outros canais, como SMS ou Push, através de uma solução de gestão de campanhas. Com isso, é possível criar uma interface única de diálogo em sua estratégia de customer experience, determinando o momento exato para o envio de mensagens customizadas.

Por mais que você tente gerenciar todo o trabalho manualmente, é difícil analisar inúmeras variáveis ao mesmo tempo — o que pode comprometer os resultados obtidos. Dessa forma, escolha uma solução que integre todas as ações, pra facilitar o gerenciamento de campanhas em canais simultâneos.

Suporte especializado

Ao adotar novos produtos e serviços, em muitos casos, é comum ter dúvidas e não saber como utilizá-los com eficiência. E não há nada de errado nisso. Inicialmente, você pode se confundir com a quantidade de novas funcionalidades.

Nessas horas, é essencial que o parceiro escolhido tenha uma equipe de suporte especializada, pronta pra atender às suas demandas. Isso quer dizer que será possível criar uma experiência única pra cada empresa, respeitando as exigências dos nichos específicos do mercado.

Além do atendimento via e-mail, chat ou telefone, a distribuição de guias e de tutoriais pra utilização da solução é um diferencial que confere autonomia ao usuário. A realização de webinars pra tirar dúvidas ao vivo é outra alternativa importante.

Testes A/B

A possibilidade de testar hipóteses e ver qual performa melhor é outro fator que não pode faltar em seu estudo, seja no assunto do seu e-mail, seja no layout da comunicação ou na oferta. Essa funcionalidade faz com que você deixe os achismos de lado e se decida com base em dados confiáveis e previamente testados.

Custo-benefício

Por último, mas não menos importante, você deve analisar os preços de várias soluções. Nem sempre escolher a opção mais barata é a melhor ideia. Em vez disso, considere a velocidade de implementação, o acompanhamento consultivo da equipe técnica, a infraestrutura e a performance dos atributos. Em outras palavras, tentar economizar no começo pode gerar sérias consequências no futuro.

Entenda qual é o momento financeiro da sua empresa e descubra qual é o parceiro mais alinhado. Veja quais são os outros clientes das suas possíveis escolhas e entre em contato pra saber mais sobre a experiência com a empresa responsável. Assim, uma solução de gestão de campanhas que possua cases de sucesso com grandes empresas do mercado é uma escolha mais interessante.

Quais são os diferenciais da solução de gestão de campanhas Mutant 360 Campaign?

Uma boa solução de gestão de campanhas conta com três características básicas: integração, segmentação e operacionalização. Isso quer dizer que você poderá acompanhar e monitorar as interações com os seus consumidores com simplicidade e eficiência.

Quem utiliza a Mutant 360 Campaign tem uma visão completa do comportamento do consumidor, o que permite a criação de campanhas e de estratégias otimizadas para cada situação. A segurança das informações é outro ponto forte que essa solução de gestão de campanhas oferece aos seus parceiros.

Em resumo, a Mutant 360 é uma solução robusta e completa e que conta com uma ferramenta de e-mail marketing que vai atender às demandas de comunicação da sua empresa.

Ficou interessado? Então entre em contato com a Mutant e prepare-se para melhorar os resultados da sua empresa agora mesmo!

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