Marketing

Marketing 360 graus: o que é, vantagens e como fazer

Por: Mutant, agosto 13, 2018

O objetivo do marketing 360 graus é passar uma mensagem consistente, articulando todos os pontos de contato com a persona. Ao abrir um diálogo com o cliente, cria a aproximação com ele, valorizando a marca e potencializando os resultados.

Em plena era digital, torna-se fundamental adotar esse novo paradigma para o marketing, acompanhando os impactos das novas tecnologias no comportamento do consumidor.

Para esclarecer melhor como funciona uma comunicação global e integrada, elaboramos este artigo sobre marketing 360º, o que é, quais são as vantagens e como implementar uma estratégia com essa abordagem. Acompanhe!

O que é marketing 360 graus?

Trata-se de uma estratégia ampla e global, em que os investimentos não devem ser canalizados para um único meio de comunicação. Pelo contrário, consiste em um conjunto de ações de marketing integradas em uma única campanha que articula todos os canais relevantes para o público-alvo.

Uma abordagem 360 graus envolve o olhar sobre toda a jornada do cliente, desde a busca até o momento da compra, englobando diversos dispositivos e pontos de contato.

O objetivo é levar a mensagem da marca para o seu público, onde quer que ele esteja. De forma integrada, busca transmitir uma percepção única para seus clientes, estabelecendo uma mesma linguagem independentemente do meio de comunicação utilizado.

Quais são as principais vantagens de uma abordagem 360 graus?

Uma comunicação com essa visão permite integrar público e empresa, por meio da distribuição de informações de forma homogênea, garantindo resultados tanto para ações online quanto offline.

Dessa maneira, são percebidos diversos benefícios:

Destaque entre a concorrência

A coerência nos diversos meios de comunicação garante mais credibilidade, tornando-se um diferencial para a marca. Em um mercado acirradamente competitivo, distinguir-se da concorrência é uma vantagem que se conquista por detalhes como esse.

Fidelização de clientes

Comunicar-se de maneira integrada possibilita um posicionamento estruturado para a marca, oferecendo segurança ao cliente, que não sente necessidade em buscar outra solução. Dessa forma, a fidelização dos consumidores destaca-se como um dos principais benefícios desse tipo de estratégia de marketing.

Valorização da marca

O valor de uma marca é determinado pela maneira como seus clientes a percebem e, principalmente, quando essa percepção é reforçada em todas as oportunidades de contato.

Por abranger os diversos canais com o consumidor, a comunicação 360 graus é bastante efetiva no fortalecimento da marca.

Visão mais abrangente do mercado

Atingindo uma gama maior de clientes, o marketing 360º permite a melhor compreensão do mercado. Tal conhecimento possibilita a criação de campanhas mais alinhadas com as necessidades da persona nos diversos canais de comunicação, bem como a obtenção de feedbacks mais precisos.

Melhora do relacionamento com o cliente

A presença em diversos canais torna o diálogo com o consumidor mais aberto e o relacionamento mais próximo e verdadeiro. Além de obter um alcance maior, a relação entre empresa e consumidor se caracteriza por um vínculo mais forte e duradouro, melhorando a experiência do cliente.

Como fazer uma campanha integrada na prática?

Não basta ser multicanal para ser considerada uma campanha integrada. O plano de ação precisa levantar o ciclo de vida do cliente e fazer uso dele em seu favor, no sentido de construir relações duradouras com os consumidores.

Estamos falando de uma abordagem que inclua ações dentro e fora da internet. O marketing digital envolve a comunicação com o cliente, disparo de e-mails, conteúdo, website, SEO, links patrocinados, atração de leads e mídias sociais. Sendo que a mensagem entregue deve estar integrada à campanha veiculada na TV, no rádio, na mídia impressa e nos pontos de venda.

Checklist para uma campanha 360 graus

Ao adotar uma estratégia de marketing 360 graus, há uma série de fatores que devem ser considerados na criação da campanha:

Objetivos

Como em qualquer campanha, é fundamental definir os objetivos, que podem ir desde a presença da marca ao aumento das vendas. O importante é mapear os interesses do público-alvo, se colocando no lugar da persona para, a partir desta análise, estipular os objetivos e os meios para alcançá-los.

Ações

Um outro ponto é o planejamento das ações, considerando a jornada do cliente e percorrendo o funil de vendas. Não se trata de escolher os canais de mídia e colocar a campanha no ar em todos eles ao mesmo tempo. É preciso mapear qual conteúdo é pertinente para cada canal, além de criar oportunidades que levem a persona a um momento de decisão e estratégias que efetivamente aumentem a conversão.

Segmentações

Especialmente quando falamos em ações no meio digital, a segmentação é essencial. Para cada ação e cada ponto de contato é preciso definir as segmentações de público necessárias, ou seja, quem deve ser atingido com aquela ação por meio de determinado canal. Essa restrição do público economiza orçamento e garante mais efetividade a uma campanha digital.

Canais articulados

As peças de uma campanha precisam funcionar juntas, apresentando sinergia e integração entre os canais. Uma visão unificada deve ser passada por meio de mensagens otimizadas para cada canal, com uma linguagem forte e coerente transmitida por canais articulados entre si.

Resultados esperados

Uma campanha de marketing 360 graus não aposta todas as suas fichas em uma única ação ou mídia. Trata-se de desenvolver um plano estratégico visando resultados em várias plataformas de mídia, em um cronograma pensado de acordo com o comportamento do consumidor.

Monitoramento

Tão importante quanto alcançar os objetivos e atingir os resultados, é monitorar o desempenho da campanha. Afinal, uma das maiores vantagens do marketing digital está na possibilidade de analisar métricas, extraindo delas dados que norteiam a estratégia global.

A estratégia de marketing 360 graus se tornou premissa básica para a comunicação de marcas de qualquer tamanho. Desde gigantes, como a Coca-Cola — que investe em campanhas multicanal há algum tempo — a negócios locais, como pequenos restaurantes. Ao associar a segurança das mídias tradicionais com o potencial das redes sociais, é possível alcançar interações positivas, aumentando significativamente as vendas e o valor da marca.

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