Negócios

Confira 5 dicas de como identificar oportunidades de negócios!

Por: Mutant, março 8, 2022

Se você mantém uma sintonia fina com nossa época, sabe bem que ter um mindset adequado é fundamental. Afinal, isso é determinante para que a gente fique de olho em excelentes oportunidades de negócios. As melhores não aparecem o tempo todo, claro, cabendo a você se preparar para aproveitar a chance de virar o jogo e finalmente conquistar o sucesso profissional.

Então, vem a pergunta: como? Basta seguir algumas orientações. A partir delas, a probabilidade de você ter um insight revelador antes da fatídica frase “por que não pensei nisso antes?” é alta. Entre outras coisas, essa visão mais aguçada proporciona uma importante vantagem competitiva em termos de concorrência.

Pode ser algo novo ou simplesmente aperfeiçoado. No fundo, o que importa mesmo é enxergar a criação de algo que realmente resolva o problema de determinado público. Quer saber como ter um negócio próprio com muito mais chances de dar certo? Confira as 5 dicas que preparamos especialmente para você!

1. Esteja antenado às tendências

A mudança faz parte da vida e se manifesta das mais distintas formas. O que poucas pessoas sabem é que as coisas não dão um salto de um ponto para outro. Na verdade, existe todo um processo que antecede aquilo que visualizamos como uma transformação.

O meio do caminho é composto de uma série de etapas que variam e podem se consolidar ao longo do tempo. No mundo dos negócios, esse raciocínio se aplica às famosas tendências de mercado.

Nada garante que uma tendência vai se firmar ao ponto de se tornar realidade — vale para soluções e para conceitos, como o omnichannel. Na prática, acontecem até disputas entre duas ou mais ideias, projetos, sistemas operacionais etc. Há muitos casos em que elas coexistem e competem pela preferência dos consumidores.

Para identificar algumas das possibilidades de momento, é preciso entender para onde o mundo está caminhando. Aqui, uma conclusão se refere à ênfase dada à sustentabilidade, por exemplo. No caso, o ideal seria definir um ponto de partida e ver o que pessoas de países que são vanguarda no assunto andam fazendo por aí.

Disso isso, vale muito a pena — mesmo — acompanhar portais de notícias internacionais especializados em determinados nichos. Veja o que já existe e quais têm sido os impactos e os resultados alcançados. Ao mesmo tempo, verifique como tal ideia poderia ser adaptada à realidade brasileira etc.

Lembre-se de que você não precisa lançar uma solução totalmente nova. Em vez disso, se concentre em encontrar algo que proporcione um grande diferencial em algum serviço ou produto já existente. Talvez o que falta é investir em diversificação de portfólio, por exemplo.

A dica serve para todas essas situações. Enquanto acompanha as principais tendências, adquira o hábito de se questionar como certo item já aprovado pelo mercado poderia ser ainda melhor.

2. Analise o mercado

Nesse ponto, é essencial agir de dois modos. O primeiro deles está ligado à análise do mercado em si. Nesse sentido, você precisa considerar quais são os elementos específicos propensos a afetar (positiva ou negativamente) seu modelo de negócio.

Conforme a dinâmica do mercado, as empresas não são necessariamente prejudicadas ou favorecidas pelos mesmos fatores. Talvez o maior exemplo disso seja o próprio período de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19.

Repare que, embora em um contexto nada legal para os negócios, diversas organizações ao redor do mundo cresceram ou permaneceram estáveis. As empresas de tecnologia, por exemplo, não tiveram do que reclamar. Isso também vale para as redes de supermercados, que passaram até a intensificar a venda por aplicativos.

O segundo ponto que merece sua atenção está atrelado à detecção de quem são os concorrentes do seu futuro negócio. Então, é hora de visitar seus sites, blogs e redes sociais a fim de anotar seus pontos fortes e fracos. Trata-se, inclusive, de mais um momento oportuno para ver o que pode ser aprimorado.

Se o propósito é ter uma loja física, aproveite para mapear a localização das concorrentes ou de estabelecimentos parceiros. Na segunda hipótese, é interessante instalar uma loja de suplementos ao lado de uma academia, por exemplo. Outra ideia seria comercializar produtos orgânicos em um dos caminhos para o supermercado.

3. Deixe a mente aberta

Igualmente crucial é evitar o péssimo hábito de descartar ideias inovadoras sem uma avaliação mínima quanto à sua verdadeira viabilidade e possibilidade de sucesso. Antes de se precipitar, procure se acostumar a pensar de um jeito diferente.

Nessas horas, é bom recordar alguns marcos que modificaram profundamente o modo de vida de toda a sociedade. Uma ótima ilustração é o computador pessoal. Na época do lançamento, o conceito foi taxado de loucura por gente especializada do segmento.

Nem precisamos dizer que hoje (faz um tempo, na verdade) é praticamente impossível imaginar nosso dia a dia sem um ou mais desses dispositivos à mão, correto?

Com isso, não queremos dizer que é necessário focar a área tecnológica. Apenas tenha em vista que, muitas vezes, boas oportunidades de negócios encontram barreiras e um apanhado de críticas. Manter a mente aberta é fundamental para enxergar algo que talvez poucos estejam vendo e simultaneamente permanecer firme às suas convicções.

4. Valorize os feedbacks

Por outro lado, você também precisa saber ficar de peito aberto para receber ponderações sobre sua ideia. Elas partem tanto de profissionais experientes do mercado quanto dos próprios consumidores almejados pela empresa.

Fato é que esses feedbacks maximizam a probabilidade de sucesso de qualquer tipo de negócio. Testar uma solução e levar a sério o que os usuários têm a dizer sobre a experiência que tiveram ajuda a ajustá-la, deixando-a com a cara do seu público.

5. Faça parcerias

Por fim, aproxime-se e estreite os laços com parceiros que realmente agreguem valor à sua solução. Aqui, o segredo é ir atrás de programas que acelerem as receitas do seu negócio. É exatamente isso que faz o Mutant Nitro.

O spoiler já aparece no nome, já que o propósito é turbinar os resultados obtidos — seja você um autônomo formalizado como MEI, seja você o proprietário de uma empresa de tecnologia. O pré-requisito é determinação e ousadia para vencer.

Funciona assim: as pessoas selecionadas recebem 03 soluções vitais para a completa transformação digital dos mais diversificados modelos de negócio. E nem precisa se preocupar quanto ao uso dessas ferramentas, pois o Mutant Nitro também oferece treinamento.

Com todo esse suporte, você passa a ter a infraestrutura necessária para, após identificar grandes oportunidades de negócios, atuar com inteligência competitiva e colocar sua jornada de sucesso profissional em movimento.

Pronto para turbinar seu negócio? Dá só uma olhada nos demais detalhes do Mutant Nitro e se surpreenda com o que você pode transformar em realidade!

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