Quality Assurance: conheça os benefícios e desafios para os negócios
Você sabe o que é Quality Assurance? E se dissermos que é o nome em Inglês pra “garantia de qualidade”? Agora ficou fácil de entender, não é mesmo? Esse conceito, apesar de não ser novo, está mais em voga do que nunca.
Isso porque é uma ferramenta e tanto pra garantir o diferencial competitivo nas empresas. Você não quer ficar pra trás, certo? Então, vamos contar os benefícios e os desafios disso pros negócios. Confira!
O que é Quality Assurance?
Esse conceito se refere ao conjunto de ações de alinhamento de etapas, padronização de procedimentos e checagem de critérios operacionais, criado pra garantir a qualidade dos processos de desenvolvimento de produtos ou serviços a fim de otimizar a entrega já nessa fase.
Ou seja, tem tudo a ver com acompanhar a conformidade da realização de atividades desde o início. Assim, tais elementos são o “bê-á-bá” pra um fluxo de trabalho ideal, empregados visando a:
- identificar falhas que possam comprometer o resultado final;
- verificar o atingimento dos requisitos preestabelecidos;
- perceber oportunidades de melhoria de execução.
Qual é a importância pras empresas?
O Quality Assurance é primordial pra estratégia de negócios, já que é um meio de aplicar a inteligência competitiva de uma maneira capaz de encontrar e proporcionar diferenciais na realização das atividades internas.
Em consequência, consegue gerar o aumento de qualidade tanto no produto ou serviço entregue quanto em seu processo de execução. Da mesma forma, minimiza situações em que esse tipo de qualificação falta, diminuindo os seus efeitos negativos sobre o financeiro ou a imagem da empresa.
Quais são os benefícios?
Achou pouco? Pois saiba que os benefícios do Quality Assurance são bastante impactantes. Vamos descobri-los? Veja a seguir!
Redução de custos
Não é uma grande revelação que todo negócio quer gastar menos. Mas o ajuste dos processos está cada vez mais apertado, diminuindo as oportunidades pra tanto. Com o Quality Assurance, a empresa obtém tal economia diminuindo o número de correções sobre o resultado final. Isso porque age ativamente ainda durante o desenvolvimento pra buscar falhas.
Antecipação de problemas
Prever problemas antes que aconteçam não tem nada a ver com adivinhação. O Quality Assurance permite realizar checagens e testes pra identificar essas possibilidades ainda durante o desenvolvimento. Portanto, ao adotar esses processos, o risco de entregar um produto ou serviço falho é bem menor.
Melhoria na experiência do cliente
Trabalhar na qualidade de produtos e serviços envolve, antes de tudo, considerar as expectativas quanto à experiência do cliente. Afinal, o melhor critério pra chegar lá é atender às suas necessidades e aos seus desejos, não acha? Quem foca isso ao investir em Quality Assurance tende a obter um resultado satisfatório pro seu público e todas as suas consequências positivas.
Melhora da reputação da empresa
Um cliente insatisfeito pode fazer um estrago e tanto na imagem do seu negócio. Afinal, se ele receber algo malfeito, no mínimo, deixa de comprar de você. Pior que isso é a repercussão negativa de suas reclamações.
Por outro lado, quanto melhor for a entrega, mais positiva será a percepção do consumidor sobre a empresa. Que tal ser visto como confiável ou diferenciado? Boas recomendações assim tendem a oportunizar novas negociações.
Aumento da base de consumidores
Uma boa imagem perante o mercado é um ativo pra aumentar o alcance do empreendimento, principalmente porque um cliente satisfeito se torna promotor da sua marca, atraindo mais compradores até você. A lógica aqui é que outros compradores confiam na opinião de quem já consumiu o produto ou o serviço.
Otimização dos resultados
Talvez o benefício mais óbvio do Quality Assurance seja a otimização de resultados. Por meio de constantes verificações de qualidade desde o desenvolvimento, a entrega é diferenciada e superior. Além disso, os custos são menores, uma vez que os problemas são encontrados logo no início.
Quais são os desafios?
Já deu pra perceber que o Quality Assurance vale muito a pena? No entanto, antes de correr pro abraço, é importante entender que marcar esse golaço tem lá os seus desafios. Saiba quais são eles a seguir!
Falta de ferramentas eficientes
O mercado está se modernizando a passos largos com a transformação digital e é inegável a necessidade de abraçar os seus meios pro crescimento do negócio, não é mesmo?
Diante disso, tanto empresas totalmente virtuais quanto empreendimentos tradicionais que usam a tecnologia em algum nível estão diante de um grande desafio: como monitorar a qualificação de seus processos eletrônicos sem ferramentas eficientes disponíveis?
Com a velocidade da evolução das inovações, até as soluções mais atualizadas em uso podem estar defasadas. Entretanto, esse mesmo progresso acelerado ajuda a resolver a questão. Novas aplicações pra análise e segurança de dados serão úteis pro acompanhamento do Quality Assurance.
Resistência da equipe à mudança
Adotar metodologias voltadas ao Quality Assurance quase sempre esbarra na resistência do time, seja pelo medo natural da mudança, seja devido à crença que isso burocratiza os processos. Essa situação exige um trabalho de conscientização pra que o negócio alcance os seus objetivos.
Alinhar o mindset da equipe com a importância dessas ações torna os funcionários os maiores aliados do sucesso da empresa, não só implementando as práticas, mas também aperfeiçoando-as.
Pouca mão de obra qualificada
Ter uma equipe qualificada pra colocar o Quality Assurance em prática também não é fácil. Afinal, no mercado de trabalho, há uma escassez de profissionais dessa área, o que transforma preencher tais cargos um desafio.
Diante disso, o caminho pra chegar lá passa pelo treinamento dos colaboradores. Cursos, capacitações e mentorias são as chaves pra elevar o time a outro patamar quando se fala em garantia de qualidade.
Ausência de um parceiro qualificado
Fazer parcerias ajuda a encontrar as ferramentas adequadas de monitoramento e a reduzir o impacto de uma equipe inexperiente. Nesse caso, é fundamental procurar por empresas que tenham experiência e credibilidade no mercado. E não precisamos dizer como isso pode ser difícil. Nesse caso, vale a pena pesquisar e conhecer a reputação antes de fechar qualquer negócio.
Investir em Quality Assurance é a melhor forma de ganhar espaço no mercado. Seus benefícios superam — e muito — seus desafios, uma vez que permitem que sua empresa encontre um diferencial competitivo nas tarefas rotineiras. Com as operações do seu negócio alinhadinhas, os seus resultados vão bombar.
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