Negócios

Saiba qual é o impacto da transformação digital nas empresas

Por: Mutant, março 26, 2019

É comum ter medo de ser superado pelos concorrentes. Isso acontece com você? Às vezes, parece até que as expectativas do cliente são muito mais altas do que podemos alcançar, não é mesmo? A boa notícia é que esse desafio pode ser vencido por meio da transformação digital.

Quem quer se destacar tem que inovar. Mas é preciso repensar a estratégia, rever conceitos, fazer uma análise detalhada da qualidade de cada serviço, identificar todos os pontos de melhoria e arregaçar as mangas.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de transformação digital, explicar por que muitos estão aderindo e mostrar as principais bases da tecnologia pra melhorar a experiência do cliente. Continue a leitura!

Entenda o que é transformação digital

A transformação digital é um termo que ajuda a explicar a necessidade urgente de modernizar as infraestruturas de TI. Dentro dessa metodologia, são utilizados recursos como: mídias sociais, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outros.

Acontece que o conceito vai muito além de simplesmente adotar a tecnologia, pois também é uma mudança na cultura corporativa. Segundo o relatório da Global Center for Digital Business Transformation, a mudança organizacional “é a base da transformação dos negócios digitais”.

Isso não é novidade, porque alterar a natureza de uma empresa significa mexer no jeito como as pessoas pensam e trabalham.

A parte digital envolve substituir os sistemas e maquinários que já existem por um software atualizado. Um exemplo é quando você deixa de usar o Office 2010 e adota uma plataforma operacional com armazenamento em nuvem. Isso quer dizer que a equipe precisa se acostumar com a novidade pra não se atrapalhar e conseguir trabalhar direito.

Conheça as bases da transformação digital

Pessoas, cultura e tecnologia fazem parte dessa base, que está dividida nos aspectos abaixo.

Experiência do Cliente

Entender as necessidades do comprador, estudar seu comportamento e conhecer seus canais preferidos é essencial para garantir o retorno do investimento. São informações que levam a uma estratégia de marketing bem-elaborada, porque o foco é melhorar a experiência do cliente, em especial no atendimento.

Processos operacionais

A modernização dos processos internos oferece uma entrega de valor maior em cada etapa da jornada de compra. Isso é feito com otimização do fluxo de informações, do trabalho em equipe e outros elementos que automatizam os processos e diminuem o tempo de resposta ao cliente.

Modelos de negócios

É importante prestar atenção nas alterações do modelo de negócio. Primeiro quanto ao seu jeito de produzir o serviço. Em segundo lugar, pra ter um olhar crítico sobre o que a concorrência pode fazer nesse sentido. Um exemplo clássico é o Uber, que inovou no segmento de transportes e surpreendeu muita gente.

Saiba por que as empresas estão aderindo

Depois de reorganizar as operações e ser bem-sucedido na mudança de cultura da empresa, o resultado é animador. Veja os principais benefícios da transformação digital!

Redução de custos

Usar a tecnologia digital pra otimizar a infraestrutura de negócio traz economia de custo por transação e aumento nas vendas. Quando os lucros são melhores, mais decisões podem ser tomadas pra dar eficiência aos processos, além de aumentar a qualidade do atendimento ao cliente.

Diminuição do retrabalho e aumento da produtividade

As tarefas digitais econômicas e focadas no cliente simplificam os fluxos de trabalho, eliminando a sobrecarga que vem de soluções desatualizadas ou offline. Além do mais, a empresa pode reunir não só a força de trabalho, mas o negócio como um todo. Isso inclui as mídias sociais, analíticas e interfaces de gerenciamento de projetos.

Trabalho otimizado

Com a digitalização, você pode combinar dados de todas as interações com clientes e fontes que antes não eram estruturadas. É possível transformar tudo isso em um formato útil e acionável pra otimizar as experiências e despesas. Todo mundo sai ganhando: você, a sua equipe e o cliente.

Capacidade de mensurar

Um grande benefício é a capacidade de rastrear métricas e analisar os dados colhidos durante os esforços de marketing digital. O uso dessas informações permite que as empresas otimizem ações e processos para chegar a um resultado mais satisfatório.

Mais agilidade

Quando não depende mais de um sistema lento de TI, a empresa fica mais rápida pra atender as tendências e demandas atuais do mercado. Além disso, todo gap pode ser eliminado, o que traz flexibilidade pra lidar com demandas em constante mudança.

Vantagem competitiva

Com um novo foco centrado no cliente, a empresa fica mais preparada pra se adaptar ao público-alvo e ao cenário competitivo. Assim, pode oferecer resultados inovadores no desenvolvimento de soluções, processos, serviços e modelos de negócios exclusivos.

Colaboração entre departamentos

Sem dúvida, muitos colaboradores têm medo de mudanças, sejam eles novatos ou não. Mas adotar práticas inovadoras é uma ótima oportunidade para promover a união da força de trabalho. Pra que isso seja possível, é importante que você seja um líder que incentive o diálogo e a troca de conhecimento.

Satisfação do cliente

Conectar sistemas e tecnologias corporativas simplifica e universaliza a experiência do cliente — não importa como, quando ou onde ele interage com a marca. Uma abordagem mais eficaz leva a um relacionamento natural com o comprador, em especial quando existe espaço para feedback.

Melhoria contínua

Com um processo simples, eficiência, flexibilidade e satisfação do cliente, é possível melhorar e expandir. O desenvolvimento ágil permite que a equipe sempre aprenda, trabalhe de forma colaborativa durante as interações regulares e aumente o próprio conhecimento.

Viu como a tecnologia é uma parceira que ajuda a concretizar o processo de evolução? A mudança organizacional é a base de tudo: se quiser mudar a natureza de uma empresa, é preciso adotar um novo jeito de enxergar, pensar e fazer.

Os benefícios de investir em transformação digital são concretos: vantagem competitiva, redução de custos, simplificação das tarefas, menos retrabalho, mais produtividade e muitos outros. Por isso, não espere pra agir. Comece agora mesmo!

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