Negócios

6 passos pra gerar mais negócios com WhatsApp Business

Por: Mutant, outubro 27, 2021

O WhatsApp Business e o WhatsApp Business API são aplicativos de grande importância pras empresas contemporâneas. Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre eles e, por isso, preparamos este post.

Eles até se parecem com a versão tradicional, aquela famosa entre os consumidores comuns. Porém, trazem funções extras, capazes de melhorar a comunicação e o atendimento ao seu cliente.

Então, se você quer fortalecer sua presença comercial e gerar mais oportunidades de negócio, precisa conhecer melhor esses recursos. Pra isso, que tal conversamos mais sobre eles?

Continue a leitura pra conhecer seus diferenciais e ficar por dentro de boas práticas desse aplicativo que já conquistou milhões de usuários em todo o mundo!

Os primeiros passos no WhatsApp pra negócios

Saiba logo de cara que a versão Business do aplicativo, assim como a tradicional, é gratuita. Ela está disponível tanto para o Android quanto pro iOS e tem acesso fácil também pelo computador, por meio do WhatsApp Web.

É importante dizer que você pode usar o mesmo smartphone pra instalar as aplicações Business e tradicional. Só que não dá pra usar o mesmo número de telefone ao criar as contas em ambos os aplicativos.

Portanto, se você quer aproveitar os dois aplicativos no mesmo aparelho, precisará de um aparelho dual sim (2 chips). Caso contrário, tenha dois smartphones: um pra cada conta!

Outro detalhe inicial: caso sua empresa já tenha a versão tradicional, o WhatsApp pode fazer o backup das conversas que estão na versão Business — o contrário não acontece.

Assim, a recomendação é copiar o backup do WhatsApp tradicional pra o computador antes de começar a mexer na versão empresarial. Esse é um cuidado básico que evita a perda de informações importantes levantadas em contatos anteriores.

Os diferenciais do WhatsApp empresarial

Na versão de negócios do app, você pode criar um perfil comercial pra sua empresa e incluir as informações de contato mais importantes, como:

  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • e-mail;
  • descrição da empresa.

Além disso, também consegue salvar mensagens rápidas, ou seja, modelos de respostas que são usadas com frequência, pra agilizar a comunicação com os seus clientes.

Outra novidade da versão Business é a possibilidade de fazer buscas de conversas usando filtros, como listas de transmissão, grupos e conversas não lidas. Assim, fica mais fácil controlar o fluxo de mensagens e evitar a perda de clientes por esquecer de garantir as respostas esperadas.

O WhatsApp Business API

Já conhece o WhatsApp Business API, ou WhatsApp Business Solution? Ele está no mercado desde 2018 e foi criado pra ser uma solução de comunicação voltada especialmente pra empresas de médio e grande porte.

Portanto, ele veio depois do WhatsApp Business e seu principal objetivo é ser um serviço que ajuda sua empresa a alcançar um atendimento escalável, rápido e de qualidade por meio de uma conta comercial.

Estamos falando de um sistema que torna possível o acesso aos recursos e funcionalidades do WhatsApp Business por terceiros — outros aplicativos e serviços, por exemplo. Assim, há a fácil integração do atendimento via WhatsApp com plataformas de atendimento online.

Em resumo, ele deve simplificar o dia a dia de negócios que trabalham com uma grande base de contatos. Com um volume considerável de clientes, o recurso é um grande aliado, pois suporta o envio diário de milhares de mensagens, com respostas prontas e rápidas.

Os diferenciais do WhatsApp Business API

Afinal, em que o WhatsApp Business API se diferencia da outra versão pra empresas? Um dos seus principais destaques é a integração com outros sistemas, como plataformas de atendimento, CRM e sistemas de automação de marketing.

Mas esse é apenas um dos seus diferenciais. Confira, a seguir, mais alguns motivos pra investir nessa solução!

Chatbots

O WhatsApp Business API tem também uma função muito útil para as empresas que precisam escalar seu atendimento ao cliente: os chatbots.

Essa ferramenta chama a atenção, pois agilizam a comunicação e reduzem o tempo de espera do consumidor por uma resposta. Além disso, ajudam a capturar futuros leads e ampliar os resultados do negócio.

Mensagens prontas

Outro recurso interessante são as mensagens prontas. Dessa forma, sempre que o cliente entra em contato com a empresa, o texto é disparado automaticamente e de forma instantânea.

Essa resposta rápida melhora a experiência do cliente, presta informações essenciais, como o horário de atendimento, tira dúvidas comuns e amplia a sensação de bom atendimento. Afinal, ele percebe que a empresa se preocupa em prestar um rápido e eficaz atendimento.

Distribuição de contatos entre vários operadores

O API é um serviço do WhatsApp que foi projetado pra qualquer empresa que deseja ampliar o seu atendimento por meio do aplicativo. Entre os diferenciais que contribuem pra isso, podemos citar a distribuição de contatos entre vários operadores, por meio de um só número de telefone.

6 boas práticas pra ter sucesso com o WhatsApp Business

Como vimos, o WhatsApp Business e o WhatsApp Business API podem te ajudar com diferentes recursos. Mas além de saber isso, é importante entender o potencial de alcance no público. E podemos afirmar: o app já ganhou o mercado.

A pesquisa “Panorama de Mensageria”, conduzida agora em 2020 pela Opinion Box e pelo portal Mobile Time, mostrou que 76% dos brasileiros conversam com empresas pelo WhatsApp. Ou seja, não dá mais pra pensar em interação com o cliente sem o app.

É por isso que vamos te mostrar 6 boas práticas que você pode usar no WhatsApp empresarial e fortalecer a comunicação pra negócios.

1. Use o tom de voz certo

Cada marca tem um jeito de falar, carregando valores e propósitos da empresa. Esse tom de voz que deve levar em conta a buyer persona.

Veja um exemplo: imagine que a sua empresa lide com um público jovem e que a estratégia de marketing e comunicação tenha uma linguagem leve e despojada. Seria no mínimo estranho se, no contato pelo WhatsApp, fossem usados termos rebuscados ou a postura fosse muito formal, certo?

O uso correto do WhatsApp Business tem a ver com aplicar a linguagem da empresa de modo estratégico, mantendo a coerência entre o app e os demais pontos de contato com o cliente.

2. Use chatbots e automatização

Chatbots são sistemas programados pra atender o cliente de maneira automática e o mais próxima possível de uma interação humana. Com esse recurso, é possível criar programações para o WhatsApp focadas em:

  • responder perguntas frequentes;
  • direcionar as pessoas para o seu site ou blog;
  • fazer vendas de produtos e serviços.

Combinando o recurso do chatbot com o app de mensagens, sua empresa ganha com:

  • maior velocidade de resposta ao cliente;
  • possibilidade de atendimento fora do horário de funcionamento da empresa;
  • redirecionamento a outra forma de atendimento, como o presencial ou o telefônico, nos casos que não podem ser resolvidos pela aplicação.

3. Analise métricas e monitore o desempenho

O WhatsApp Empresarial tem um recurso muito útil pra monitorar o desempenho, que é a função de estatísticas. Pra acessá-la, navegue pelo menu “Configurações”, escolha a opção “Configurações de empresa” e, em seguida, toque em “Estatísticas”.

Essa ação libera informações sobre a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. Dá pra entender, a partir dos dados, quais campanhas funcionaram melhor e quais não trouxeram o retorno esperado.

Na prática, você tem uma ajuda e tanto pra decidir entre manter ou ajustar a comunicação com o seu público. Lembrando que decisões fundamentadas em dados são mais seguras e eficientes.

4. Elabore um cronograma

O WhatsApp também pode ser um ótimo canal pra comunicar novidades, promoções e oportunidades, além de facilitar a troca de ideias direta com o consumidor.

Na gestão de redes sociais, é comum a criação de um calendário de postagens. Assim, datas comemorativas e fatos relacionados com a marca podem ser aproveitados na estratégia de comunicação.

Que tal replicar essa abordagem no WhatsApp empresarial? Com isso, é possível controlar aquilo que deve ser postado e definir o momento certo. É importante também definir uma frequência de envio de mensagens com conteúdo publicitário e informações claras sobre dias e horários de atendimento.

5. Treine o seu time

A maioria das pessoas já estão acostumadas com a versão tradicional do WhatsApp, mas o uso do aplicativo pra vendas e comunicação com os clientes é algo relativamente novo.

Então, não dá pra ignorar a importância de capacitar a equipe. Só assim os vendedores poderão aproveitar todos os recursos disponíveis e elevar a performance da empresa com o app.

O treinamento também é importante na hora de estabelecer as estratégias de contato com o cliente. E isso passa não só pelo tom de voz, como já vimos, mas pela definição das demandas que podem ser atendidas pelo WhatsApp e das que devem ser direcionadas a outro canal de atendimento.

6. Envie conteúdo relevante

Sem dúvidas, o WhatsApp permite um contato mais próximo com o cliente. Uma das formas de aproveitar isso é compartilhando conteúdos relevantes sobre a empresa.

Mas atenção! Mesmo que você tenha algo bom pra mandar, evite fazer isso várias vezes ao dia, porque o efeito pode ser o contrário e gerar muito incômodo pra quem recebe.

Acerte ao identificar quais pessoas estão interessadas no seu conteúdo e quais fizeram contato pelo WhatsApp apenas pra tirar uma dúvida, mas não querem receber informações de modo contínuo.

Uma opção interessante é criar listas de transmissão pra públicos específicos. Se você é dono de um curso, por exemplo, pode criar listas pra divulgar informações sobre novas turmas e enviar programações de aulas.

Por outro lado, se trabalha com linhas de cosméticos, quem sabe seja legal enviar dicas de beleza ou tutoriais de uso dos produtos? Esses são apenas alguns exemplos, mas que dão pistas simples pra pensar no assunto.

Vantagens de usar o WhatsApp empresarial

Afinal, por que você deve usar um WhatsApp empresarial? Se todos os pontos já apresentados ainda não te ajudaram a decidir, é hora de entender como ele pode favorecer seus negócios.

Pra isso, queremos apresentar alguns pontos bastante positivos do recurso que favorecem a profissionalização da comunicação com o cliente.

Organização por etiquetas

Uma das vantagens do app é a aplicação de etiquetas nas conversas. Isso ajuda em situações em que é preciso organizar os contatos por estágio de compra ou por problemas a serem resolvidos.

A categorização otimiza também o atendimento e o controle dos processos, evitando confusões e diminuindo as chances de os clientes ficarem insatisfeitos.

Métricas

Outro ponto importante é o uso de métricas pra entender a fundo o fluxo de mensagens. Elas ajudam a compreender mais sobre o perfil dos clientes e a oferecer uma experiência de atendimento eficaz.

Perceba que os dados gerados podem entregar valiosos insights. Por meio deles, é possível gerar relatórios e melhorar a gestão do SAC, sempre de olho na satisfação do cliente.

Mensagens automatizadas

Esse recurso é essencial pra poupar tempo e resolver problemas comuns, como dúvidas nos procedimentos de troca de produtos. Também possibilita o uso de saudações e até de avisos de espera, pra que o consumidor saiba que está sendo atendido.

Segurança

Um dos atributos mais interessantes que o WhatsApp empresarial oferece é a necessidade de concordar com os termos de uso do aplicativo. Uma etapa que parece burocrática, mas que na realidade traz segurança legal ao uso da ferramenta, o que resulta em mais confiança por parte dos clientes.

Resolução de dúvidas

Como vimos, no próprio perfil empresarial é possível configurar informações de descrição da empresa, como e-mail, site e horário de atendimento. Divulgar esses dados tende a diminuir a incidência de contatos breves, ajudando a priorizar o suporte pra demandas mais urgentes.

Armazenamento de histórico

Já te contamos antes, mas vale lembrar aqui que, com o WhatsApp empresarial, é possível migrar todas as conversas anteriores, dando continuidade aos processos e mantendo um arquivo para consultas futuras.

O WhatsApp empresarial é muito útil aos empresários e oferece ferramentas que facilitam o contato direto com os clientes. Isso permite realizar campanhas e responder às mensagens sem perda de tempo, além de ampliar as chances de fechar negócios e expandir os lucros.

Vantagens da versão paga do WhatsApp Business

No início deste post, falamos que o WhatsApp Business é um aplicativo gratuito. Isso é verdade, porém você precisa saber que o WhatsApp Business API é uma versão paga, pois tem funcionalidades extras.

Então, se você tem uma empresa e quer usufruir do que há de melhor nessa ferramenta, deve investir. Ainda em dúvida se vale ou não a pena pagar pelo aplicativo? Veja um breve resumo das suas vantagens:

  • dá um upgrade na comunicação automática com o cliente;
  • fornece metadados sobre a empresa;
  • facilita a gestão por meio de métricas das conversas;
  • ajuda a monitorar o desempenho de cada atendente;
  • permite o controle do acesso às mensagens e aos contatos;
  • armazena as conversas em um servidor seguro e não no próprio aparelho.

A ferramenta de automação de Whatsapp Mutant Whats é uma solução desenvolvida pela Mutant que utiliza a API oficial do Whatsapp. Com ela, é possível ter diversos atendentes no mesmo número, gerenciar diversas conversas ao mesmo tempo, criar chatbots e mensagens personalizadas.

Insights pra usar as funções pagas

Viu só quantas funcionalidades interessantes? Conhecendo os recursos, não é difícil visualizar como eles podem simplificar seu dia a dia e profissionalizar a comunicação da sua empresa com o público.

As métricas de desempenho, por exemplo, podem ajudá-lo a compreender o que o cliente mais procura e quanto tempo demora o atendimento. Esses dados dão uma ideia do que pode ser melhorado e de como melhorar as vendas.

Além disso, o monitoramento da performance dos colaboradores é um aliado na hora de treinar sua equipe. Conhecendo as limitações e dificuldades de quem atende seu cliente, é mais fácil corrigir falhas e melhorar o canal de comunicação.

O que você achou do WhatsApp Business e do WhatsApp Business API? A versão gratuita e a versão paga do aplicativo para empresas são indispensáveis pra quem precisa estar mais perto do seu público. Agora que você já os conhece bem, basta avaliar as necessidades do seu negócio e aproveitar todos os seus benefícios.

Gostou deste post? Então, você precisa conhecer mais uma ferramenta que agiliza processos. Veja como usar o QR code pra beneficiar sua empresa!

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