Saiba como otimizar a gestão de relacionamento com o cliente!
Você já deve ter percebido que hoje em dia o público busca por algo a mais na hora de comprar, não é mesmo? Dar um significado maior às relações de consumo, decidindo por empresas sustentáveis, negócios locais ou mulheres empreendedoras, por exemplo, é uma tendência que os consumidores têm colocado em prática.
Dentre tantas táticas, quem sai campeão de preferência é sempre o empreendimento que investe em falar diretamente às pessoas. Por isso, a gestão de relacionamento com o cliente feita por meio de uma comunicação personalizada e contextualizada faz toda a diferença. Entenda melhor como otimizar esse processo neste artigo que preparamos pra você. Boa leitura!
Qual é a importância de otimizar a gestão de relacionamento com o cliente?
Não se engane: relacionamento, experiência, comunicação e personalização formam a lista do que o público espera de uma marca atualmente. Assim, otimizar esses aspectos, tornando cada contato positivo e memorável, é o que permite ao empreendimento se aproximar dos potenciais compradores.
Mais que isso, é uma forma de se diferenciar dos concorrentes e sair na frente. Mas não pense que para por aí. Trabalhar pra chegar nessa melhoria agrega muitas outras vantagens competitivas. Por meio dela, as chances de fechar uma venda crescem, bem como a tendência de um comprador voltar a fazer negócio com a empresa. Como consequência, o faturamento também é ampliado.
Quais práticas podem ser adotadas pra atingir esse objetivo?
Quando falamos de gestão de relacionamento com o cliente, estamos tratando da comunicação e da experiência do consumidor com sua empresa no marketing, no atendimento, nas vendas, no pós-venda e no suporte.
Pra otimizar tantas atividades, garantindo o desenvolvimento de uma relação positiva com o público, é necessário colocar em diversas ações e estratégias em prática. Não se preocupe, listamos as principais a seguir!
Invista na automação de processos
Pense em quantas tarefas repetitivas fazem parte do dia a dia. Quando são realizadas manualmente, elas demandam muito tempo, que pode ser melhor aproveitado com outras atividades que realmente agregam valor ao relacionamento com o cliente. Afinal, todos esses esforços visam agradar ao público no fim das contas.
Com a automação, uma comunicação ágil, dinâmica e em escala passa a ser feita sem despender toda a atenção da equipe, pois muito disso sai das mãos dos colaboradores e passa a ser realizado por softwares, que possibilitam:
- reduzir processos burocráticos;
- ampliar a lucratividade;
- simplificar a operação;
- padronizar procedimentos;
- otimizar fluxos;
- reduzir prazos de execução;
- qualificar as entregas.
Use as redes sociais a seu favor
O avanço sem precedentes das redes sociais na última década abriu uma porta pra que muitos negócios que não tinham grandes estruturas de marketing crescessem. Elas funcionam tanto como vitrines pra obter visibilidade e atrair novos consumidores quanto como ferramentas de vendas.
Pra usar esses canais a favor da gestão de relacionamento com o cliente em sua empresa, é imprescindível realizar uma análise dos dados dos perfis ao elaborar estratégias que aumentem a probabilidade de levar os leads pelo funil de vendas e converter.
Tais informações também são úteis na hora de avaliar o desempenho de uma campanha. As variadas métricas — engajamento, cliques etc. — que oferecem tendem a direcionar as próximas ações pro caminho certo.
Acompanhe o histórico e entenda o comportamento do consumidor
Somente conhecendo o comportamento, as necessidades e os desejos do cliente é que o empreendedor pode desenvolver as melhores estratégias de relacionamento pra agradá-lo e fidelizá-lo.
Além do marketing, os processos de vendas e suporte também atingem seu melhor com base neles. Portanto, não são só as redes sociais que têm relevância: um histórico completo do consumidor serve de guia pro vendedor encantá-lo.
As reclamações ganham ainda mais. Afinal, elas são facilmente resolvidas quando todas as informações estão disponíveis. Agora, imagine se o consumidor precisar repeti-las a cada contato até obter o resultado esperado. Isso mesmo, ele fica insatisfeito e com uma imagem negativa do seu negócio.
Promova uma comunicação personalizada
A mais valorizada estratégia pra gestão de relacionamento com o cliente atualmente é a personalização da comunicação. A partir do perfil do consumidor, o atendimento se torna eficiente, objetivo e efetivo.
Há diversas ações que podem ser aplicadas pra promover essa prática, desde customizar e-mails com o nome do destinatário, fazer ofertas complementares ao que ele já comprou ou disponibilizar descontos de aniversário até o envio de notificações push pelo celular, de lembretes de produtos de acordo com os seus interesses pessoais e por aí vai.
Como a Mutant ajuda na gestão de relacionamento com o cliente?
Se chegou até aqui, você percebeu que otimizar a gestão de relacionamento com o cliente oferece muitas vantagens pras empresas. Resta saber se o seu negócio está preparado pra colocar isso em prática.
As estratégias que podem ser usadas são viabilizadas ou potencializadas por meio da tecnologia. Contar com uma solução como a ferramenta de Canais de Texto Mutant ajuda — e muito — o seu empreendimento a atingir tais objetivos.
Pra começar, ela unifica diversos meios — WhatsApp, SMS, e-mail, Messenger, Telegram e Push — em um só lugar, simplificando a comunicação pra vender, cobrar e atender ao público da melhor forma possível. São diversas funcionalidades à disposição, como:
- poucos cliques pra criar, segmentar e personalizar campanhas em vários canais;
- testes AB automatizados;
- criação de uma base de dados conjunta;
- upload de listas e higienização de contatos inválidos;
- dashboards centralizados pra fazer o acompanhamento de resultados;
- relatórios completos pra avaliar indicadores e reduzir custos;
- automação pra ter escalabilidade sem burocracia.
A gestão de relacionamento com o cliente é uma atividade-chave pro sucesso de qualquer empresa. Seus benefícios mostram isso. Desse modo, é preciso correr atrás pra utilizá-la o quanto antes.
Como nossas dicas deixam claro, a tecnologia é uma aliada pra todos os negócios que querem ter uma comunicação mais personalizada e efetiva. Felizmente, a Mutant tem uma solução pra canais de texto compatível com as melhores práticas nesse sentido.
Que tal contar com a Mutant como parceira? Entre em contato conosco e descubra o que mais podemos fazer por você!