Marketing

Teste AB: descubra como converter mais

Por: Mutant, novembro 25, 2021

Você conhece o Teste AB? Se você anda preocupado com a conversão, então precisa saber mais sobre essa técnica. Afinal, testar é a chave para encontrar a receita certa e conquistar qualquer coisa no mundo empresarial.

Acredite: seus concorrentes já sabem disso! Portanto, para não perder mais tempo e oferecer sempre a melhor experiência aos seus clientes, é hora de aprender a colocar o Teste AB em prática. Confira!

O que é o Teste AB?

Trata–se de uma ferramenta muito famosa no meio empresarial que utiliza uma variação de algum elemento para determinar qual é a estratégia mais eficiente e que traz os melhores resultados.

Em outras palavras, estamos falando de uma estratégia pra descobrir quais campanhas de marketing, produtos e abordagens ao cliente dão mais retorno. Seu principal objetivo é realizar comparações simples e rápidas.

Como essa técnica funciona?

Ainda não entendeu o que é o Teste AB? Vejamos alguns exemplos de como ele funciona na prática. Dessa forma, é mais fácil visualizar o conceito e até imaginar como usá-lo em seu negócio.

Imagine que uma empresa esteja montando um site e que quer descobrir quais cores favorecem a jornada do cliente e a conversão. Nesse caso, basta fazer um teste com as duas opções e observar em qual delas o desempenho das vendas foi melhor.

A primeira opção será chamada de Original e tem o botão de “Compre aqui” na cor azul. A segunda opção será chamada de Variante e será bem parecida, porém o botão de “Compre aqui” é laranja.

Para que o teste seja justo, basta dividir o tráfego entre as duas versões da página. Por fim, acompanhe as taxas de conversão (pessoas que clicaram no botão e efetuaram a compra) e as taxas de rejeição e observe qual teve os melhores resultados.

Qual é o impacto do teste AB na relação com o cliente?

Gerenciar a empresa é um grande desafio, especialmente em um mercado bastante concorrido que demanda um benchmarking estratégico. Muitos ainda estão em busca de uma fórmula para o sucesso, mas a verdade é que ela não existe. O que há, na verdade, são trabalho e decisões acertadas.

O Teste AB é uma ferramenta valiosa nessa jornada, pois ajuda a fazer mudanças em suas ações de maneira cuidadosa, com base em dados sobre a experiência do cliente.

É por esse motivo que ele é essencial para a melhoria da relação de qualquer marca com o seu público. Afinal, valoriza o que atende melhor ao seu perfil e necessidades, contribuindo para o customer trust.

A verdade é que, muito além de resolver problemas que prejudicam sua conversão, o Teste AB pode ser usado pra garantir uma boa customer experience. Como consequência disso, você se aproxima do público, entrega exatamente o que ele precisa e melhora suas vendas.

Portanto, falamos de uma metodologia com múltiplas finalidades que beneficia a empresa de diferentes maneiras. Isso porque testar é a forma mais racional e estratégica de tomar decisões de sucesso.

Como colocar o Teste AB em prática?

Agora que você já sabe de tudo isso, chegou a hora de aprender a colocar em prática o Teste AB em seu negócio e conquistar melhores resultados. Ele pode ser aplicado em diversas situações com o objetivo de comparar o desempenho de suas ideias. Para ajudar com essa tarefa, preparamos algumas dicas importantes. Acompanhe!

Defina uma variável para testar

O primeiro passo pra colocar o Teste AB em prática é definir a variável que você testará. Nesse caso, é importante dizer que o ideal é testar uma ideia de cada vez. Caso contrário, ficará difícil definir o que realmente contribuiu para o melhor resultado. Por isso, se você quiser fazer testes de um anúncio, e-mail ou landing page, tenha o cuidado de fazer uma coisa de cada vez!

Trabalhe com metas

Trabalhar sem metas é como navegar sem destino, e não é isso o que você deseja, certo? Portanto, a próxima etapa é definir uma meta clara e objetiva pra avaliar os seus resultados. Se você criou um anúncio e espera que ele traga mais tráfego para o seu site, crie uma meta para isso. Em seguida, teste as duas variáveis e descubra qual delas contribuiu mais para atingir esse objetivo.

Divida os grupos de amostras

Mais uma dica infalível: dividir os grupos de amostras. Como assim? Em um teste de campanha por e-mail, você consegue delimitar melhor o seu público, não é mesmo? Por isso, é uma boa ideia fazer os testes com dois ou mais grupos diferentes e, assim, alcançar um resultado mais confiável.

O importante é fazer essa divisão de forma igual e aleatória, o que evita que os testes sejam “contaminados”. Lembre-se de que uma boa ferramenta ajuda a fazer isso de forma simples e rápida.

Delimite o tamanho da amostra

Outro ponto essencial é a definição do tamanho da sua amostra para o Teste AB. Esse número é que determinará a viabilidade do teste e está relacionado às metas já traçadas. Veja alguns exemplos:

  • quantidade de visitantes no site;
  • quantidade de pessoas que abriram um e-mail;
  • quantidade de pessoas que clicaram no botão “comprar”.

Escolha a métrica que será usada para definir o vencedor

O passo seguinte é escolher uma métrica de desempenho que servirá pra determinar qual variável tem o melhor resultado. Ou seja, é preciso trabalhar com dados confiáveis e sólidos para tomar uma decisão de sucesso.

Conte com o apoio da tecnologia

Por fim, uma dica de ouro: conte com a ajuda da tecnologia pra aplicar Testes AB. Em geral, o uso de ferramentas específicas facilita sua vida e garante resultados muito mais confiáveis.

Uma solução que merece destaque é o M360 da Mutant. Trata-se de um software completo que ajuda a otimizar seus investimentos e a conquistar os melhores resultados para a empresa. Com ela, fica mais fácil conhecer o cliente, criar campanhas e fazer testes.

Viu só como o Teste AB é importante e simples de ser aplicado? Não há desculpas para gerenciar uma empresa com base em achismos. O marketing data-driven é a melhor alternativa e você, certamente, entendeu o porquê. Por isso, não perca mais tempo e coloque as nossas dicas em prática !

Pronto para começar? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e saiba como contar com o M360!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.