Marketing

Como fazer a segmentação de público para campanhas?

Por: Mutant, setembro 28, 2021

Não é segredo para ninguém que nos últimos anos os canais digitais de marketing e vendas cresceram. Não há mais empresas competitivas que não usam alguma estratégia nesse sentido. Mas, com tanta concorrência, como se diferenciar? A segmentação de público é a resposta. 

Com ela, os resultados de uma campanha tornam-se muito mais efetivos, em comparação com quando a audiência não está segmentada. Mais do que isso, a eficiência e eficácia do plano de marketing são maiores, com mais conversões.

Para que você também possa usufruir desses benefícios em seus anúncios, siga conosco neste artigo e descubra como fazer a segmentação!

O que é segmentação de público?

Segmentar o público significa dividi-lo de acordo com critérios geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais, para que as estratégias de marketing digital sejam especificamente direcionadas.

Campanhas segmentadas têm seus canais definidos e seu conteúdo personalizado conforme a audiência que pretendem atingir, tornando a evolução do cliente no funil de vendas mais orgânica e eficiente. 

Quais são as melhores estratégias para segmentar o público?

Para fazer a segmentação de público adequadamente, a fim de obter os melhores resultados nas campanhas, é preciso lançar mão de estratégias e ferramentas. Vejas as principais delas agora!

Faça pesquisas

A pesquisa auxilia a delimitar quais são os perfis ideais. Perguntas com a finalidade de associar dados demográficos e geográficos aos psicográficos e comportamentais, estabelecendo um padrão de comportamento de consumo, são fundamentais no momento de realizar a segmentação. Isso é válido principalmente em grupos sobre os quais só se conhece os primeiros tipos de informações.

Analise o comportamento de consumo

O relacionamento com os potenciais clientes está acontecendo nas redes sociais, site, blog, e-mail marketing e no atendimento comercial. Desses canais é possível obter dados para embasar análises cujas finalidades são compreender o comportamento de consumo.

Crie personas

Desenvolver alguns tipos de persona é o melhor meio para nortear as estratégias de marketing. Ao definir características realizando a segmentação com base nelas, direcionar as campanhas com precisão passa a ser um processo simples.

Organize em listas

Para fazer a gestão de clientes é muito comum organizá-los em listas. Nesse sentido, utilizar os critérios de segmentação pode ser uma maneira de trabalhar com os prospects que já tenham sido captados, separando os que realmente são consumidores em potencial para direcionar as ações de conversão para eles.

Diversifique as segmentações

Separar a audiência por perfil não implica escolher apenas um deles para trabalhar. A segmentação permite direcionar para cada grupo o que realmente pode lhe interessar. Assim, cada divisão receberá conteúdos e ofertas com os quais está mais propenso a interagir.

Descubra qual é a melhor fonte de dados

Um critério de segmentação de público muito importante atualmente é qual mídia utiliza para consumir conteúdo e pesquisar informações na hora de tomar a decisão de compra. Com essa informação, além de priorizar o canal na hora de realizar campanhas, será possível obter dados qualificados a partir dela.

Realize testes

Fazer testes, a fim de conhecer quais são as variáveis que mais convertem, permite entender melhor a audiência e otimizar a segmentação realizada, adicionando outros critérios ou subdividindo grupos, garantindo campanhas mais eficientes.

Acompanhe os resultados

Outra maneira de otimizar o direcionamento das campanhas para os perfis já criados é acompanhar as métricas delas, associando os critérios de segmentação à reação desses grupos ao anúncio. Isso permite ajustar o público e as ações durante o andamento de uma estratégia de marketing.

Use uma ferramenta tecnológica

Com o volume de dados que está disponível, as diversas fontes de informação e as inúmeras variáveis aplicáveis para fazer a segmentação, utilizar uma ferramenta de TI especializada nesse processo é uma solução que garante praticidade e eficiência.

Como a ferramenta M360 pode te ajudar a conhecer o seu público?

A ferramenta M360 da Mutant favorece todo o processo de segmentação do público, não só por permitir sua realização no próprio sistema, como ao criar estratégias para conhecer o cliente. 

Com base nisso, são desenvolvidas as jornadas para cada perfil, dentro do funil de vendas, apontando quais ações podem gerar os melhores resultados durante o planejamento de campanhas. Além disso, a plataforma possibilita fazer testes A/B e personalizar cada contato com base nas divisões realizadas.

Mais do que uma ferramenta para a comunicação com potenciais consumidores ou uma forma de gerenciar seu progresso, a M360 ajuda a criar um relacionamento com a audiência, levando a engajamento, conversão e fidelização desse público.

Quais são as vantagens de segmentar o público para as campanhas?

A segmentação de público otimiza resultados de campanhas por direcionar as ações para aqueles com mais chance de seguir na jornada até o fechamento do negócio. Dessa forma, as vantagens para as empresas que usam essa estratégia são:

  • perceber e responder às necessidades do cliente de maneira direta e tempestiva;
  • aumentar a taxa de conversão;
  • aproveitar os canais de distribuição disponíveis de acordo com os objetivos;
  • concentrar esforços em estratégias mais eficientes;
  • melhorar o ROI;
  • alcançar a diferenciação no mercado por meio de uma comunicação personalizada e assertiva;
  • qualificar os potenciais consumidores;
  • ofertar itens de valor agregado para um público adequado;
  • eliminar perdas financeiras e de tempo com negociações que não devem ser fechadas;
  • melhorar o relacionamento com o cliente e a experiência de compra deles;
  • especializar vendedores e marcas para atender a um perfil de consumo.

Em quais outros momentos a segmentação se faz necessária?

Não são só as campanhas de marketing digital que ganham com a segmentação de público, outras áreas podem e, até mesmo, precisam dessa divisão de perfis para realizar suas funções. 

As equipes de suporte, vendas e pós-venda podem garantir a qualidade no atendimento ao cliente sabendo mais sobre ele. No branding, o posicionamento de uma marca, sua imagem e comunicação dependem do entendimento do seu público-alvo. 

Já o departamento de criação e desenvolvimento de produtos fica um passo à frente para atender a demandas antecipadamente. Atividades de apoio, como a precificação, são mais efetivas se baseando em dados de consumo segmentados.

A segmentação de público torna as ações de marketing mais eficazes e eficientes, por direcioná-las aos potenciais clientes com base em dados. Essa estratégia é útil para diversos momentos do processo mercadológico e agrega vantagens que vão muito além de conversão em vendas.

Para colocar em prática essa forma de dividir e organizar sua audiência, nossas dicas são o primeiro passo. Mas, usar a ferramenta M360 será um grande diferencial. Com todas as funcionalidades que já apresentamos, bem como, sua fácil implantação e a segurança de dados que proporciona, ela fará com que suas campanhas sejam um sucesso.

Então, entre em contato conosco e descubra como a Mutant pode mudar a forma como você se relaciona com sua audiência.

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