Tecnologia

Bot de voz: você conhece essa tendência?

Por: Mutant, setembro 23, 2021

Aprimorar as relações entre empresas e clientes é o objetivo de várias das inovações que surgem na área de automação tecnológica. Um bom exemplo disso são os bots de voz, que vêm se estabelecendo como uma alternativa eficiente pra comunicação direta em diversas situações.

Na prática, eles são semelhantes aos chatbots, que são comuns na maioria dos sites que visitamos hoje em dia. Você pode até já ter utilizado um deles, que são aqueles chats com mensagens de texto automáticas que ajudam a direcionar o usuário para a melhor opção de atendimento de acordo com sua necessidade. A diferença é que, nesse caso, a operação não se dá por meio de textos, mas por comandos de voz.

Quer entender melhor como essa solução funciona e como ela pode transformar a comunicação externa na sua empresa? Fique com a gente pra descobrir tudo o que você precisa saber sobre essa tendência!

Afinal, o que é um bot de voz?

O bot de voz é um recurso de automação de comunicação capaz de ampliar as possibilidades de relacionamento entre uma marca e seus consumidores. Isso porque eles são como robôs que podem estabelecer um diálogo muito próximo ao natural com os usuários, proporcionando uma experiência de conversação interativa, moderna e eficiente.

Os objetivos da comunicação por bot de voz na relação entre uma marca e seus consumidores e parceiros podem ser variados. Atualmente, é comum ver esse recurso sendo utilizado em situações que vão desde centrais de atendimento por telefone até a possibilidade de controlar remotamente os mais diversos gadgets eletrônicos.

Esse é o caso, por exemplo, dos assistentes virtuais, que estão presentes em smartphones e em dispositivos dedicados pra esse fim, como a Alexa e o Google Home. Esses sistemas estão preparados não apenas pra executar uma função ao identificar um comando de voz, mas também pra manter uma conversação mais complexa e compreender ainda melhor as necessidades de cada usuário.

Considerando que a fala é um recurso de comunicação bem mais rápido e eficiente que a digitação para a maioria das pessoas, os bots de voz atuam como uma interface mais rápida e natural para a relação entre empresas e clientes em muitos casos.

Como um bot de voz funciona?

De forma prática, um bot de voz é um sistema que faz uso da inteligência artificial pra identificar e cruzar a fala dos usuários com um banco de dados. Para isso, a fala é transformada internamente em texto e, quando essa correspondência acontece, a tecnologia pode suprir grande parte das necessidades do seu interlocutor de forma automatizada.

Por ser um sistema escalável, o bot de voz é capaz de atender usuários em larga escala, mesmo em situações de alta demanda. Essa característica ainda reduz a necessidade de operadores humanos para funções de atendimento, permitindo que a empresa concentre sua força de trabalho no que mais importa para o seu crescimento.

Para não ter de abrir mão da aproximação com seus clientes em razão desse processo, os bots de voz vêm sendo cada vez mais aprimorados para garantir um atendimento mais real e humanizado. Diferentemente dos padrões antigos, em que uma gravação inflexível ditava os comandos disponíveis ao usuário, a intenção é que essa nova tendência seja capaz de transmitir os valores e a forma como a empresa de fato quer ser vista pelos seus clientes e parceiros comerciais.

Dependendo do dispositivo utilizado, não é preciso do auxílio de nenhuma tela ou teclado para começar a interação com o bor de voz. Isso faz com que o recurso se destaque pela praticidade, especialmente para quem precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo.

Quais são as possibilidades do bot de voz na empresa?

Se a sua empresa está procurando por uma forma de transformar o seu relacionamento com clientes e até mesmo com seus parceiros, o bot de voz pode ser a opção ideal pra inovar nessa área. Apostar em tecnologias como chatbot e assistente virtual por voz demonstra a sua preocupação em otimizar essa área fundamental para o sucesso dos negócios.

Companhias que trabalham com canal de atendimento por telefone estão entre as que mais podem se beneficiar dessa iniciativa. O bot de voz representa agilidade e eficiência pra lidar com esse volume de trabalho sem congestionar as linhas, criando filas de espera e insatisfação entre os usuários. Assim, quem liga pode ser atendido praticamente em tempo real, muitas vezes solucionando seu problema sem nem precisar falar com um atendente ou digitar qualquer tecla.

Para além desse exemplo mais tradicional, os bots de voz podem ser aplicados em projetos de geração de leads, qualificação de clientes, realização de pesquisas de mercado e até para rotinas de comunicação institucional. Basta identificar os segmentos em que esse recurso pode trazer resultados mais significativos e começar a planejar sua implementação.

Por que investir em um bot de voz?

Quando falamos em customer experience trends, não dá pra deixar de fora o avanço dos bots de voz. Por isso, os gestores mais atentos certamente já buscam identificar em seus negócios os benefícios que a novidade pode proporcionar.

Graças à sua praticidade, muitas pessoas já utilizam essa tecnologia como o principal recurso pra interagir com seus dispositivos eletrônicos. Isso sem contar com quem depende exclusivamente de soluções assim para se relacionarem digitalmente, como pessoas com deficiência ou com baixo nível de alfabetização. No final das contas, o bot de voz promove uma verdadeira democratização do acesso aos meios de comunicação.

Quanto aos aspectos técnicos, o sistema oferece ainda a vantagem de poder operar de forma ininterrupta, captando informações preciosas para sua estratégia de negócio. Isso representa mais praticidade para a empresa e satisfação por parte de quem utiliza os seus canais de comunicação.

O atual cenário de intensas transformações digitais faz com que a iniciativa de investir em tecnologias disruptivas, como o bot de voz, possa se tornar um grande diferencial competitivo. Associar sua marca às principais tendências voltadas ao atendimento ao cliente é um claro sinal de que a companhia está alinhada com as práticas mais modernas de mercado e dá o devido valor às experiências que proporciona.

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