Saiba o que é comunicação ágil e descubra a sua importância
Sabe aquela história de que o tempo perdido não volta atrás? Ela faz todo o sentido e justifica a adoção de uma gestão empresarial mais eficiente. Por isso, falar sobre comunicação ágil é tão importante no contexto atual.
O consumidor 4.0 é bem diferente em suas demandas e preferências. Com uma rotina atarefada, ele não tolera processos lentos — especialmente quando decide entrar em contato com uma empresa.
Certo, mas do que estamos falando? Este post te ajudará a entender como uma comunicação mais rápida e de qualidade pode gerar resultados positivos ao seu negócio e muito mais!
O que é comunicação ágil?
A comunicação ágil é uma das faces da metodologia ágil e consiste em promover atendimentos rápidos e eficientes ao cliente ou ao usuário interno. A ideia por trás do conceito é bem simples e direta: otimizar a comunicação pra entregar resultados em menos tempo.
Em geral, ela prega que a agilidade — tão importante pra diferentes atividades empresariais — deve estar presente no atendimento e na comunicação empresarial. Assim, quanto mais rápido for o retorno, melhor será o relacionamento com o cliente.
Qual é a importância da comunicação ágil para os dias atuais?
Afinal, por que falar sobre comunicação ágil é tão importante nos dias atuais? Para entender, precisamos conhecer alguns traços do perfil do consumidor moderno: imediatista, seletivo, crítico e exigente.
Ninguém gosta de ficar esperando e a demora no atendimento — seja por e-mail, telefone, redes sociais ou chat — deixa o cliente estressado e até prejudica a venda. Portanto, não é exagero afirmar que atender com agilidade é questão de sobrevivência.
A agilidade na comunicação está diretamente ligada à Customer Experience (CX), um fator que já é considerado até mais importante do que o preço e qualidade. Ficou assustado? Segundo estudo da Officina Sophia, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um atendimento melhor.
Subestimar esse dado pode afetar seu negócio, prejudicando seu faturamento e imagem no mercado. Então, pra não perder clientes e garantir um crescimento saudável e ordenado, é preciso investir no atendimento ágil.
Como tornar a minha empresa mais ágil?
Você já sabe como é importante tornar a comunicação de sua empresa mais ágil, a questão é: o que fazer pra atingir esse objetivo? A verdade é que essa não é uma meta inalcançável. Ao contrário, pode ser atingida com práticas simples no dia a dia.
Em primeiro lugar, é preciso alinhar seus esforços às expectativas do cliente. Será que você está entregando aquilo que seu público realmente deseja e precisa?
Como já destacamos, o novo consumidor valoriza coisas simples, como comunicação em tempo real e transparência no relacionamento. Entender essas demandas é o primeiro passo pra tornar sua empresa mais ágil de forma acertada.
Além disso, é preciso olhar um pouco mais para os seus colaboradores. Deixar o Employee Experience (EX) de lado é um erro, visto que os funcionários precisam estar motivados pra prestar um bom atendimento.
Como definir uma comunicação ágil em uma empresa omnichannel?
Com a popularização da internet e o avanço da tecnologia, o consumidor mudou sua forma de comprar e interagir com as empresas. Com isso, é preciso investir em vários canais de atendimento e garantir que todos funcionem com eficiência.
Em outras palavras, a comunicação ágil deve fazer parte do DNA de uma empresa omnichannel. Veja algumas ações e estratégias que te ajudam com essa missão!
Mantenha o foco no cliente
Não tire o olho do cliente! Toda e qualquer estratégia implementada em sua rotina deve ter como objetivo satisfazer o público-alvo da sua empresa. Afinal, a ideia da comunicação ágil é diminuir barreiras e aproximá-lo do consumidor.
Defina os fluxos de trabalho
Com tantos canais para gerenciar, é fundamental investir em estratégias inteligentes. Nesse caso, a definição de fluxos de trabalho e orientações claras aos seus colaboradores evita atrasos no atendimento e amplia a conexão com o cliente.
Invista na integração de dados
Um dos problemas que impedem que a comunicação em uma empresa omnichannel seja ágil é a falta de compartilhamento de dados. O ideal é que as informações sobre o cliente estejam disponíveis, independentemente do canal de comunicação escolhido.
Assim, se ele inicia o atendimento por meio do chat, mas decide concluir com uma ligação telefônica, é importante que os processos que já foram iniciados sejam registrados pra não atrasar e prejudicar o resultado.
Treine sua equipe
Os funcionários são o elo direto entre sua empresa e os clientes. Por isso, é fundamental assegurar que eles estejam preparados pra prestar um atendimento de qualidade e ágil.
O treinamento de equipe deve englobar diversas situações, desde o uso de uma linguagem mais clara e direta até técnicas de negociação e o uso correto dos recursos disponíveis. Enfim, tudo que pode impactar positivamente no resultado do processo.
Por que é preciso utilizar ferramentas pra se comunicar com os clientes?
A tecnologia é uma aliada das empresas e o gestor que não entende isso pode ficar pra trás e perder clientes. Quando o assunto é comunicação ágil, a premissa é a mesma: o uso de ferramentas torna tudo mais simples e eficiente.
Atualmente, é possível encontrar recursos inovadores que ajudam a aumentar a rapidez da interação com o público, garantindo respostas e um suporte ágil e eficaz em diversas etapas do atendimento — venda, pós-venda e cobrança. Conheça algumas delas!
M360
O M360 é uma plataforma completa pra gestão de campanhas digitais multicanais. Isso significa que ela simplifica sua vida, permitindo acompanhar todo o ciclo de vida do cliente de forma integrada e intuitiva.
Por meio dele, é possível falar com o consumidor por diversos canais, como e-mail, SMS, WhatsApp e mensagem de texto. Além disso, você tem todo o histórico do atendimento em mãos, com dados sobre agendamentos, lembretes de carrinho abandonado e sugestão de compras.
Mutant Whats
O Mutant Whats é a solução desenvolvida em parceria com o WhatsApp Comercial no Brasil. Uma ferramenta indispensável para as empresas, pois permite a comunicação rápida e eficaz por meio de um dos canais de comunicação mais usados no país.
Com ela, você tem acesso a uma solução de atendimento completa e totalmente conectada, além de:
- bots de atendimento inteligentes;
- interface simples e intuitiva;
- número oficial certificado;
- flexibilidade para crescer junto com o seu negócio.
Viu só como a comunicação ágil pode transformar seus resultados? Na prática, ela é muito mais do que rapidez na hora de responder e atender o cliente. Trata-se de uma verdadeira mudança no modo de agir e pensar da empresa, que passa a trabalhar focada em oferecer a melhor experiência possível: completa, rápida e precisa.
Quer conhecer melhor as soluções da Mutant? Aproveite a oportunidade e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!