Consumer Insights: entenda o comportamento de seus consumidores com a metodologia
Que as empresas devem dar atenção aos consumidores, você deve estar cansado de ouvir. Mas é necessário ir além e saber onde é possível encontrar as tão preciosas informações para que as estratégias da empresa alcancem os resultados esperados.
Para ajudar nisso, você entenderá o que é o consumer insights e como esse conceito é útil para sua empresa. Além disso, verá quais fontes de dados podem ser usadas para fazer as melhores campanhas. Quer saber como isso é possível? Então, veja agora. Boa leitura!
O que são consumer insights?
Chama-se de consumer insights qualquer dado sobre o consumidor que seja relevante. Sim, é simplesmente isso. De maneira prática, qualquer informação que você conseguir obter sobre seu público-alvo e que consiga ser aplicada ao seu negócio pode ser chamada de consumer insights.
Quer entender melhor? Veja alguns exemplos de dados que podem ser coletados do consumidor e auxiliar em diversas estratégias da sua empresa.
Informações demográficas e sociais
Dados que mostram quem é o seu cliente, a localização dele, a formação familiar e a idade são fundamentais para você conseguir fazer um mapeamento eficaz e correto dos consumidores. Com essas informações, você poderá pensar em diversas ações tanto em marketing quanto na execução dos projetos, colocando o consumidor em primeiro lugar.
Hábitos de consumo, compra e pesquisa
Ok, é legal ter informações sobre os consumidores. Porém, é ainda mais importante saber como ele pensa e age. Quais são os passos que o levam da pesquisa até a compra? Quais são as formas favoritas no momento de confirmação das transações? Qual é o intervalo de tempo entre as compras?
Qual a importância de entender o comportamento do consumidor?
Você, como consumidor, está cada vez mais exigente, não é mesmo? Antes, por vezes, o boca a boca era suficiente para que você comprasse o produto ou o serviço. Agora, você vai além, pesquisa e tenta entender mais sobre as funcionalidades e aspectos fundamentais do produto e do negócio.
Com isso, as empresas precisam criar soluções para conseguir atender às exigências cada vez maiores dos consumidores. Mas isso também é positivo. Ao atender às demandas dos clientes com excelência, você passa a se tornar uma autoridade para ele, aumentando a confiança na sua marca.
Como encantar os consumidores?
Por isso, o objetivo de toda empresa deve ser encantar os consumidores a partir de experiências (utilizando a estratégia de customer experience) que sejam memoráveis e agradáveis. Entretanto, isso não acontecerá sem um estudo profundo dos clientes.
Afinal, como encantar alguém de quem não se conhece os gostos e os desejos? Tentar realizar ações apenas por instintos não é uma boa opção, já que as ações envolvem, por vezes, grandes investimentos por parte da empresa.
Como o consumer insights pode ajudar?
Saber mais sobre os consumidores não é garantia de sucesso, mas fornece bases sólidas para que as estratégias empresariais sejam aplicadas. Por isso, já é comum ver que empresas dedicam uma área inteira para o consumer insights.
Nesse setor, diversas pesquisas de mercado serão feitas para levantar os dados mais interessantes sobre o público. Normalmente, a área está ligada ao marketing da empresa e tem como objetivo acompanhar os mais variados estudos sobre o consumidor e as reações dele.
Se você acha que não tem condições de implementar uma área específica para isso, não há problemas. Nesse momento, o mais importante é entender sobre o funcionamento e buscar as melhores estratégias para conhecer o consumidor mais a fundo.
É possível usar profissionais que estejam nas áreas de marketing ou de vendas da sua empresa, para começar. O mais importante é que exista dedicação para descobrir o comportamento a fim de conseguir otimizar os resultados da empresa.
Onde conseguir dados para analisar o comportamento do consumidor?
Veja agora algumas opções para conseguir dados e analisar o comportamento dos seus consumidores.
Pesquisas de mercado
A pesquisa de mercado é uma das melhores formas de conseguir entender seus consumidores e ter os dados diretamente deles. As informações são fornecidas pelos próprios usuários, fazendo com que você tenha insights valiosos para criar e otimizar qualquer estratégia.
A partir de uma pesquisa de mercado, é possível explorar os vários hábitos do usuário, como os de consumo e de compra, entender qual é a satisfação do cliente, fazer testes e validar as campanhas.
Além disso, uma das grandes vantagens está em criar um canal próprio para conversar com os consumidores. Com isso, a tendência é que eles vejam que a empresa tem interesse em entender o que eles pensam.
Por isso a pesquisa de mercado é tão requisitada, já que você pode fazer qualquer tipo de teste, ajudando nas estratégias de marketing, vendas e até mesmo no processo de criação e de lançamento de produtos.
Interações de voz e texto nas centrais de atendimento
Há lugar melhor para conseguir as informações que você deseja do que na própria central de atendimento?
Ao analisar as informações que os próprios consumidores forneceram, como reclamações, dificuldades e sugestões, você terá mais insights para tomar decisões estratégicas e táticas. Para isso, você precisará de uma análise estruturadas desses dados. Então, vale a pena contar com serviços próprios para isso, na área de Quality & Insights.
Análise de redes sociais
Fazer uma boa análise das redes sociais também pode render bons dados para a empresa. É nesses locais que as pessoas tendem a compartilhar de maneira direta os seus principais interesses e medos, procurando interagir com as empresas com as quais eles têm alguma relação. Com tantas informações, fica muito mais fácil alimentar a estratégia.
Se você utilizar sistemas robustos como big data, é possível conseguir informações relevantes em todas as redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
Google Trends
O Google Trends é uma das ferramentas mais utilizadas para ter acesso a informações das buscas dos internautas do mundo inteiro. Esses dados podem ser interessantes, já que divulgam como as pessoas utilizam os serviços do Google. Assim, a empresa fica mais conectada com os interesses, dúvidas e hábitos dessas pessoas.
Para as empresas que querem apostar na estratégia digital (também utilizando estratégia de digital customer experience), é fundamental conhecer essas informações. Com elas, você poderá pensar em pautas para novos conteúdos e até mesmo em novas maneiras de abordar os clientes.
Think With Google
Novamente, o Google está disposto a ajudar sua empresa. Com o Think With Google, você pode ter dados completos sobre os consumidores e gerar insights relevantes, mostrando quais são as principais tendências de consumo.
Com o auxílio do Google, você terá mais condições de entender a mente dos consumidores do Brasil e do mundo inteiro com artigos ricos e análises completas sobre o comportamento do consumidor. Não deixe de conferir.
Agora que você entendeu o funcionamento do consumer insights, é hora de começar a utilizar as várias ferramentas que mostram os dados de consumo e de comportamento dos consumidores. Assim, ficará mais fácil conseguir colocar os clientes em primeiro lugar na tomada de decisão empresarial, dando voz a eles.
Comentamos sobre o consumidor mais exigente antes de realizar uma compra. Falando nele, você conhece o consumidor 5.0? Confira nosso artigo e saiba se a sua empresa está preparada para atendê-lo!