Tecnologia

DXP: veja o que considerar para desenvolver uma plataforma de experiência digital!

Por: Mutant, maio 7, 2020

Se existisse uma plataforma que prometesse refinamento da gestão dos pontos de contato da empresa com os clientes, melhorando a experiência deles, você acreditaria? Pois é, está na hora de conhecer o DXP. Com esse recurso, é possível levar sua empresa a um novo patamar, dando suporte para o alcance dos resultados.

Neste texto, você conhecerá essa plataforma tão revolucionária e entenderá por que não pode perder tempo em contar com ela. Quer saber mais? Então, veja todas as informações que preparamos aqui. Boa leitura!

O que é DXP?

DXP (Digital Experience Platform) é um software que reúne várias tecnologias, com o objetivo de proporcionar o melhor desempenho para a empresa a partir de soluções que garantam ao cliente uma melhor experiência.

Com ele, é possível integrar sistemas, gerenciar conteúdo e analisar os dados de maneira automatizada. Tudo isso em tempo real. Ou seja, é possível trabalhar com a gestão de produtos e de conteúdo com uma abordagem mais próxima dos consumidores, podendo explorar o que cada canal digital tem pra oferecer ao usuário. Essa pode ser a oportunidade para que a sua empresa passe realmente por uma revolução digital.

Com a visão ampla do conteúdo, os resultados se tornam mais compreensíveis, assim como a sua distribuição nos mais variados canais. Dessa forma, é possível ter mais insights, facilitando o processo de tomada de decisões. Assim, a criação de conteúdo é otimizada e atende melhor às necessidades dos consumidores que aparecem durante a jornada do cliente, colocando-os em posição de destaque.

Como um DXP pode ajudar a sua empresa?

Trabalha melhor com os pontos de contato

Com os DXPs, é possível que as empresas consigam entregar os conteúdos certos tanto nas plataformas online quanto nas presenciais. Como a quantidade de pontos de contato está aumentando (site, blog, chatbot, assistente de voz, por exemplo), é necessário que os consumidores sejam alcançados com qualidade em todos eles.

Ou seja, a experiência do consumidor deve ser garantida onde quer que o usuário esteja. Para se ter uma ideia, as empresas que realizam uma estratégia omnichannel eficaz aumentam as vendas em até 241%.

Controla a experiência do cliente com mais eficiência

Os DXPs conseguem se integrar facilmente a plataformas de marketing, suporte ao cliente e vendas, além de outras soluções que permitem acessar resultados em tempo real. Com essa flexibilidade, é possível tanto coletar quanto processar os dados recebidos pra conseguir entender qual é a experiência do consumidor em cada ponto de contato.

Com essas informações, fazer mudanças nos serviços, nos produtos e na comunicação com os consumidores torna-se mais fácil, a fim de melhorar a experiência do público com a empresa.

Permite maior personalização

Com a utilização de Inteligência Artificial em larga escala na geração de insights, é possível fortalecer a lealdade do consumidor com a empresa, a partir de uma experiência que é customizada.

Ao fazer uma personalização contextual, todas as ações que o cliente toma são consideradas para que os padrões dele sejam aprendidos. Assim, há como aperfeiçoar a experiência do cliente, de forma automatizada, nos mais variados pontos de contato.

Usar os dados de maneira inteligente é uma forma de ajudar as empresas a fazer as segmentações certas nos momentos mais adequados na vida do cliente.

Por que é importante contar com um DXP?

Toda empresa que deseja estar à frente da concorrência e trabalhar com o que há de mais moderno precisa considerar o DXP e sua capacidade de integração. Veja agora alguns motivos para isso!

O uso da voz será ainda requisitado

Com o uso crescente de dispositivos que são ativados e utilizados a partir da voz, as empresas têm um ótimo espaço para conseguir uma relação mais próxima com os clientes. As pessoas desejam que as interações sejam completas e cheias de valor. Por isso, os desenvolvedores têm trabalhado duro na criação de aplicações que entendam os padrões de fala e consigam interagir da forma esperada pelos consumidores. 

A Inteligência Artificial é um caminho sem volta

Os insights aprofundados que a Inteligência Artificial (IA) produz já são usados por diversas empresas. Com eles, é possível fazer previsões (a partir da análise de dados) sobre o comportamento dos consumidores.

Tantas informações permitem trabalhar com algoritmos que operem, até mesmo, ações pra otimizar os conteúdos nos mecanismos de pesquisa (SEO).

Imagine se você tivesse uma bola de cristal que mostrasse a resolução dos principais dilemas do seu modelo de negócio. Pois é, algo parecido com isso é viável com o uso de IA.

Nem sempre é fácil começar a trabalhar com ela, mas os resultados são duradouros e precisos, já que favorecem uma grande vantagem competitiva perante a concorrência.

A integração faz parte do futuro

O que não falta são soluções para facilitar a vida da sua empresa, não é mesmo? Em muitos casos, elas prometem fornecer dados fundamentais para que os resultados apareçam. Entretanto, você não conseguirá obter todo valor disponível se cada ferramenta trabalhar sozinha.

Conectar os dados é fundamental na busca por alcançar os resultados desejados. Tomando esse cuidado, é possível desenhar fluxos de trabalho mais otimizados, aumentando a produtividade em todos os departamentos. Como resultado, fica mais fácil entender de que modo cada departamento impacta nos processos da empresa.

O DXP pode usar todas essas informações e automatizá-las para facilitar as ações de marketing, fazendo com que as necessidades dos clientes sejam atendidas sem necessidade de moderação constante da equipe.

O que considerar para desenvolver esse tipo de plataforma?

Para entender se o DXP é adequado ao seu contexto, avalie se sua empresa:

  • funciona principalmente no meio digital, ainda que também haja pontos de contato físicos;
  • existem diversos pontos de contato que precisam ser administrados da melhor maneira possível;
  • trabalha com um público diversificado e precisa de ferramentas para conseguir segmentar com sucesso;
  • tem vários sistemas e precisa integrá-los para conseguir usar os dados ao seu favor;
  • pensa que a experiência do cliente é fundamental para gerar maior valor aos consumidores, conseguindo aumentar as vendas e a taxa de fidelização.

Depois de já ter um e-commerce, chegará a hora de escolher qual é o melhor DXP para a experiência dos consumidores da sua oferta, considerando o tamanho da sua empresa, a quantidade de pontos de contato e as necessidades específicas do modelo de negócios. Após isso, é hora de fazer a integração.

Com tantas vantagens, considere o DXP como uma opção que pode ampliar os horizontes das suas operações. Para tanto, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa especializada em customer experience, que pode auxiliar em cada parte da implementação do projeto.

Agora que você está por dentro do assunto, que tal saber como garantir os melhores resultados na sua empresa, o mais rápido possível? Entre em contato agora mesmo e descubra como a Mutant pode ajudar!

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