Negócio escalável: o que você sabe sobre escalabilidade?
Sabemos bem que a expansão sustentável das atividades é um objetivo perseguido pela maioria das empresas, seja qual for o seu segmento de atuação. É por isso que o conceito de escalabilidade está entre os mais importantes nessa jornada e deve ser dominado pelos gestores mais atentos às principais tendências de negócios.
É por meio dele que se torna possível estruturar o negócio para que comporte um aumento na demanda operacional sem prejudicar suas próprias finanças. Afinal, quanto mais clientes e usuários puderem ser atendidos de maneira simultânea, melhores serão os resultados alcançados — desde que os custos não aumentem na mesma proporção.
Neste post, vamos explicar melhor o que é um negócio escalável e a importância de aplicar esse conceito à sua empresa. Continue a leitura!
Quais são as características de um negócio escalável?
Você já deve imaginar que a ideia por trás do conceito de escalabilidade está relacionada ao potencial de crescimento de uma empresa. Mas não é só isso, pois devemos considerar também a sua capacidade de atingir mais pessoas com o menor impacto possível nos custos de operação e sem prejudicar a qualidade do serviço ou produto ofertado.
Mas como saber o quão escalável um negócio pode, de fato, ser? Essa é, na verdade, uma análise que precisa ser feita de forma individualizada para cada tipo de empresa, já que seu ramo de atuação e outras particularidades podem ser fundamentais nesse levantamento.
Ainda assim, é possível partir de algumas diretrizes básicas que ajudam a avaliar as possibilidades de escalar um negócio de uma maneira mais generalizada. Uma delas é a possibilidade de se ensinar o negócio a outras pessoas, de modo que os processos possam ser transmitidos aos membros da equipe sem grandes dificuldades.
Além de ser positivo para a experiência dos colaboradores, essa característica permite que todos se mantenham atualizados em relação às melhores práticas de escalabilidade.
O valor que o produto ou serviço realizado pela empresa tem para seus clientes também é importante para quem quer escalar o negócio. Ou seja, garantir que você faz com qualidade aquilo que se propõe a fazer é fundamental para fortalecer sua marca junto aos consumidores, destacando-se da concorrência e ganhando terreno para crescer.
Por fim, a capacidade de replicar sua estrutura sem gerar novas despesas é uma das mais importantes para a escalabilidade. Quando isso acontece em conjunto com a demanda de mercado, o caminho para a expansão está formado para que a empresa multiplique o seu faturamento.
Por que devo priorizar a escalabilidade da minha empresa?
Não há dúvidas de que os negócios escaláveis são os que apresentam o maior potencial de crescimento. Diferentemente dos modelos de negócio em que o crescimento da receita está proporcionalmente ligado a novos custos, a escalabilidade busca conquistar mais retornos sem a necessidade de grandes ampliações em investimentos.
Por isso, focar a escalabilidade é algo que só traz vantagens para qualquer operação. Afinal, esse é um cuidado que envolve uma otimização de processos que ajuda a manter os custos cada vez mais reduzidos e sob controle.
Empresas assim também se tornam mais atrativas a investimentos externos, uma vez que costumam apresentar bons índices de lucratividade. Com a possibilidade de receber aportes relevantes, fica ainda mais fácil planejar os passos para acelerar o crescimento da companhia de maneira escalável.
De forma resumida, podemos dizer que quanto mais uma empresa se dedica a aprimorar sua escalabilidade, mais preparada ela se torna para crescer e se destacar.
Como tornar o meu negócio escalável?
Com esses benefícios em mente, agora talvez você esteja se perguntando quais são as medidas que podem ser colocadas em prática na empresa para garantir a escalabilidade do negócio. A verdade é que não existe uma fórmula pronta para isso, já que as particularidades de cada companhia também contam bastante nessa iniciativa.
No caso das empresas digitais e de tecnologia, em que esse conceito é amplamente aplicado, os esforços devem ser concentrados em extrair o máximo de desempenho dos sistemas utilizados. Por isso, a plataforma operacional deve estar preparada para suportar um grande número de usuários simultâneos sem afetar sua estabilidade. Assim, evitam-se gastos com a necessidade de migração para novos servidores, por exemplo.
Outra boa dica é considerar a implementação de softwares de gestão, que automatizam as mais variadas atividades, agilizando as operações no dia a dia. Esses sistemas ainda são capazes de promover uma considerável redução na margem de erro nos processos, o que reflete diretamente na qualidade daquilo que a empresa faz.
É claro que nem tudo está relacionado às soluções digitais. A capacitação do time de colaboradores não pode ficar de fora da estratégia de uma empresa escalável. É preciso ter em mente que a maior demanda, ainda que não pese em custos, certamente exigirá uma equipe pronta para lidar com muito mais desafios, a fim de garantir a excelência em seus produtos e a qualidade no atendimento ao cliente.
O que pode retardar o processo de escalabilidade do meu negócio?
Ao passo que as medidas que vimos potencializam a escalabilidade de um negócio, há, por outro lado, aqueles aspectos que acabam se mostrando verdadeiros obstáculos. Então, trabalhar para ajustar essas situações também deve estar entre os objetivos dos gestores.
Empresas que se estruturam em processos complexos e engessados, por exemplo, muito provavelmente enfrentarão dificuldades em implementar o conceito de negócio escalável. O mesmo vale para aquelas companhias que não apresentam um nível adequado de padronização de suas ações, fato que dificulta bastante replicar os procedimentos em larga escala, algo fundamental para o crescimento.
Quando essas características são identificadas, o primeiro passo é promover uma mudança de mentalidade entre gestores e colaboradores. Afinal, quando todos estão alinhados no objetivo de tornar o negócio escalável, fica muito mais fácil atingi-lo, impactando de forma positiva a experiência dos seus clientes e a reputação da sua marca.
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