Negócios

O que você PRECISA saber sobre negócios digitais

Por: Mutant, julho 20, 2021

A transformação digital é um conceito frequentemente ligado à necessidade de modernização das infraestruturas de TI nas empresas, como: Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial. Isso não é novidade.

Ocorre que o seu significado para o mundo corporativo é muito mais amplo. Acima de tudo, trata-se de uma mudança de cultura, que também impacta na forma de empreender. Umas das provas disso são os negócios digitais.

Você sabe o que é preciso pra estar no podium desse mercado? Continue a leitura do artigo que eu te conto uns segredos!

O que são os negócios digitais?

Como o próprio nome já sugere, os negócios digitais são empreendimentos que operam no mundo virtual. Sim, eles dependem essencialmente da tecnologia e de uma boa conexão com a internet para disponibilizar seus produtos ou serviços.

Tá, mas essas são as únicas diferenças das empresas tradicionais? Claro que não!

Embora os negócios digitais tenham o mesmo propósito dos empreendimentos físicos — a obtenção de lucros —, uma das suas principais características é a flexibilidade.

Sua rotina é relativamente mais simples e, via de regra, exige um investimento inicial menor. É que a maioria dos procedimentos são feitos online, então você pode operar de qualquer lugar. Trabalho remoto que chama? Eu te dou os exemplos:

  • e-commerce;
  • marketplace;
  • portal de cursos;
  • infoprodutos;
  • prestação de serviços online;
  • blog de conteúdos etc.

Qual é a importância de investir em um negócio digital?

A primeira coisa que qualquer gestor deve saber para se manter em uma posição de destaque no mercado é: o empreendedorismo digital é o momento.

O motivo? As relações de consumo estão em constante evolução. E com o salto de crescimento da internet, associado à facilidade de acesso a dispositivos eletrônicos — smartphones e tablets —, a forma dessas pessoas consumirem das marcas também ganhou novos contornos. A venda digital está dominando o pedaço.

Nesse sentido, a Época Negócios aponta um estudo da Neotrust Compre&Confie, em parceria com a ABComm, que mostrou um crescimento de 80% no número de transações no comércio online.

A análise levou em conta o período entre janeiro e agosto de 2020, e chegou à conclusão que houve um faturamento 75,5% maior em relação ao ano de 2019. Pra ficar mais claro, o salto foi de R$ 44 bilhões para R$ 77,2 bilhões em oito meses.

Isso significa que a internet se tornou um ambiente propício não apenas para a divulgação de produtos e serviços, mas uma questão de sobrevivência para todos os tipos de negócio. Deixou de ser uma tendência.

Mais da metade da população mundial (3,9 bilhões de pessoas) é formada por usuários da internet. É o que diz um relatório da agência da ONU especializada em informação e comunicação, a UIT.

O negócio digital é um modelo que vai de encontro às expectativas do consumidor moderno: tudo se resolve de forma mais rápida, dinâmica, com transações instantâneas, sem problemas de disponibilidade e horário de funcionamento.

A verdade é que o universo online trouxe experiências únicas e conquistou a confiança das pessoas. Tudo converge pra uma relação mais próxima e aberta com suas marcas de preferência. E elas não querem abrir mão de nenhuma das facilidades conquistadas.

E, em um mercado tão competitivo, onde seus concorrentes estão ao alcance de poucos cliques, é quase impossível continuar trabalhando sem aderir a essa cultura.

A aceleração da transformação digital

O momento de pandemia enfrentado pelo mundo nos últimos anos mostrou que o empreendedorismo digital veio pra ficar, e trouxe algumas lições sobre como se reinventar nesse ambiente.

De repente, as empresas se viram isoladas não somente dos clientes, mas também da sua força de trabalho. Foi preciso investir em ferramentas online e estratégias criativas pra não ter que encerrar sua atividade.

Aplicativos, plataformas, softwares, cloud computing. Todo mundo teve que incorporar conhecimentos pra sobreviver diante da nova realidade. A digitalização de processos é o presente e o futuro das empresas.

A famosa transformação digital se tornou uma questão de urgência.

E, para quem isso ainda não estava claro, foi preciso entender que ela não envolve apenas substituir maquinário e implementar inovações tecnológicas aos processos internos. O atendimento ao cliente também é uma peça fundamental para continuar trilhando o caminho do sucesso.

Quais são as principais características e diferenciais dos negócios digitais?

Quando o assunto é inovação, o medo de investir em estratégias e conceitos que ainda não foram trabalhados é bastante comum. Mas pior que isso é ser superado pelos concorrentes.

Tecnologia, mindset, pessoas e cultura são alguns dos pilares indispensáveis pra conduzir de maneira bem-sucedida um negócio digital. Ademais, também é importante se atentar às seguintes características:

  • atualização permanente;
  • conectividade;
  • sistemas de controle inteligentes;
  • marketing contínuo;
  • competitividade;
  • transformação digital;
  • disrupção.

Calma, eu sei que é muita informação, mas temos uma boa notícia! Apostar nos negócios digitais não é nenhum “bicho-de-sete-cabeças“. Ao contrário, o modelo oferece diferenciais competitivos e muito atraentes. #seliganosbenefícios

Baixo custo inicial

A primeira grande vantagem desse tipo de atividade é que ela exige pouco investimento inicial, se comparada a uma loja física.

Negócios digitais são muito mais acessíveis, uma vez que não dependem de uma infraestrutura física — você não precisa alugar ou adquirir um espaço e o time de colaboradores é mais enxuto.

Além disso, é possível encontrar muitas ferramentas gratuitas disponíveis no mercado. Mesmo que sua empresa demande o uso de plataformas e softwares mais sofisticados, os custos são mais baixos do que as operações em ambientes físicos.

Alcance mais amplo

Outro diferencial de empreender no mundo online é que os negócios não ficam limitados às barreiras geográficas. Você escolhe se deseja atender em uma área mais restrita ou não. Uma empresa digital pode alcançar consumidores de qualquer parte do mundo.

Com isso, a escalabilidade da clientela também é feita sem a necessidade de aumentar o orçamento. Afinal, os esforços para atrair o público-alvo são os mesmos — pouco importa se essa audiência é da mesma cidade em que sua empresa opera ou está do outro lado do país.

Capacidade de mensurar

Uma característica marcante e muito positiva dos negócios online é o uso da inteligência retirada dos dados. Seja no rastreamento de métricas ou quaisquer outros esforços na rotina da empresa, ter essas informações em mãos permite um maior alinhamento com as expectativas do mercado e, consequentemente, resultados mais satisfatórios.

Horários flexíveis

A flexibilidade de horários é uma vantagem dos negócios digitais que impacta tanto a empresa, quanto seus clientes.

Se por um lado consumidores não têm um horário pré-estabelecido para fazer suas compras — elas podem ser realizadas a qualquer hora do dia, onde quer que eles estejam. Por outro, o empresário também tem liberdade para planejar e organizar seu cronograma.

Evolução mais ágil

Como mencionado, os custos para começar uma atividade online são menores. Mas talvez um fato que seja pouco debatido é que os prejuízos dos envolvidos em ações mal-sucedidas consequentemente também são mais baixos.

Tá? E por que isso é um diferencial?

Sendo assim, o empreendedor tem “licença“ pra se aventurar em muitas experimentações. Traduzindo — ele pode errar mas as vezes que vai conseguir se reerguer mais rápido, ou será menos afetado do que é um negócio que funciona no modelo físico.

Hoje, as ferramentas de monitoramento, inclusive, favorecem essa cultura de testes, uma vez que gestores podem acompanhar, em tempo real, o desempenho das suas campanhas. Portanto, é mais rápido o processo de evolução nesse meio.

Quais habilidades esperadas de um gestor de negócios digitais?

Uma das competências que fazem toda diferença no sucesso de um gestor de negócios digitais é a iniciativa. Sabe por quê?

No mercado online as mudanças acontecem de forma muito rápida. Desse modo, o profissional também precisa tomar decisões e agir no mesmo ritmo pra aproveitar melhor as oportunidades.

Não pode “dormir no ponto”, porque num piscar de olhos seus adversários passam na frente.

Se o cliente está em um perfil social da empresa, reclamando do atendimento ou de qualquer outra experiência negativa, por exemplo, é preciso pensar em soluções imediatas e corrigir o problema.

Nesse cenário, um simples comentário pode colocar em xeque a reputação da sua marca.

É por isso que outra característica fundamental pra quem vai trabalhar no ambiente digital é a resiliência. São muitas novidades acontecendo ao mesmo tempo. Logo, o gestor deve estar aberto a aprender coisas novas e, sobretudo, ter maleabilidade para acompanhar tendências.

Criatividade, dedicação, atualização constante. Podemos te dizer mais? Ao mesmo tempo que os negócios digitais permitem ao gestor a liberdade de estabelecer sua própria rotina, a organização é um ponto crucial para que tudo funcione bem.

É sobre capacidade de gerenciamento. Saber planejar a sua rotina de acordo com as prioridades. Em outras palavras, a organização é a habilidade que garante uma performance de excelência.

Não adianta trabalhar com preços competitivos, produtos ou serviços de qualidade, se no fim das contas a empresa não consegue fazer a entrega dentro do prazo, não tem uma política de devolução eficiente, entre outras falhas.

Determinação. Sempre que abordamos as habilidades necessárias pra se tornar um empreendedor digital de sucesso, é importante lembrar que mesmo os profissionais mais capacitados enfrentam dias desafiadores.

Mas sabe qual é o segredo dos grandes líderes? Não desistir.

Por este motivo, tenha metas e objetivos concretos, e mesmo que as adversidades apareçam, não deixe que elas façam você perder o foco.

Como a Mutant se relaciona com os negócios digitais?

A Mutant é o nome certo quando se fala em Customer Experience pra plataformas digitais. Inteligência de dados, assistente virtual e acompanhamento completo da jornada de compra: esses são alguns dos compromissos que a empresa assume com os seus parceiros. Tudo voltado pra melhor experiência de relacionamento.

O grupo Mutant está no mercado brasileiro há mais de duas décadas, fazendo a diferença no dia a dia, e principalmente nos resultados dos seus clientes. Ao todo, são mais de 5 milhões de interações por ano entre pessoas e marcas, em múltiplos canais.

E o que é melhor, com uma atenção full service, ações de consultoria e soluções inovadoras.

Quando falamos em evolução digital e aceleração de resultados, a Mutant tem como grandes diferenciais a criação de tecnologias e experiências capazes de colocar seus clientes entre os melhores players do mercado.

E sem dúvida dispõe das soluções ideais pro desenvolvimento do seu negócio digital.

Sabe por quê? O DNA Mutant é formado por princípios como inquietude, agilidade nas entregas e cumplicidade com o cliente. Isto é, os principais elementos que você precisa pra se destacar nesse segmento.

O objetivo é ajudar empreendimentos de todas as áreas e tamanhos com um modelo inovador de comunicação entre empresas e clientes, focado em interações humanizadas e entrega de ferramentas disruptivas, apoiadas em tecnologias de ponta.

Como o Mutant Nitro pode ajudar?

O Mutant Nitro é um projeto que nasceu com o objetivo de promover uma verdadeira revolução digital no país, e com certeza, tem muito valor pra agregar ao seu negócio.

Além de oferecer uma Gestão Multicanal, com plataforma 100% na nuvem, desenvolvida pra rodar diferentes inovações, no Nitro você tem uma poderosa ferramenta de atendimento e vendas: o WhatsApp Comercial.

A ideia é aproveitar um dos apps utilizados no dia a dia dos brasileiros (mais de 130 milhões), e conectá-lo de forma autônoma às principais plataformas de e-commerce do mercado.

O objetivo? Manter um time de agentes participando diretamente da conversão e engajamento de clientes.

Lembrando que o Nitro também engloba o Mutant M360 — conjunto de ferramentas voltadas para campanhas de relacionamento. Com o auxílio dessa tecnologia, é possível que as marcas interajam com seus clientes onde eles estiverem.

Resumindo: o programa Nitro entrega aos seus parceiros soluções tecnológicas competitivas, capazes de otimizar investimentos e receitas. E ainda vai ajudar o seu negócio digital a se posicionar entre os melhores players.

Da mesma forma que a internet transformou nossa rotina de comunicação, trabalho e estudos, a maneira como consumimos também está inserida nesse caminho sem volta da hiperconectividade. É por isso que adaptar-se à realidade dos negócios digitais se tornou uma questão de sobrevivência.

E você? Já possui ou pretende criar um negócio online? Então, aproveite para conhecer de perto o Mutant Nitro e descobrir as soluções ideais pro sucesso da sua empresa!

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