Marketing

Marketing integrado: entenda como fazer de forma eficiente

Por: Mutant, agosto 27, 2019

O marketing integrado é um choque de excelência e foco na dinâmica de uma empresa. Ele potencializa o retorno de todas as ações de marketing, já que, entre si, elas passam a ser usadas de maneira complementar.

Com sua aplicação, os custos diminuem, a eficiência aumenta e as vendas crescem. Por isso, podemos usá-lo como exemplo de otimização, simplificação e resultado. Contudo, implantá-lo pode ser um desafio, dependendo do porte e da estrutura do negócio.

Vamos entender isso melhor e colocar a integração para trabalhar a favor da sinergia da empresa? Continue a leitura e entenda como usar esse alinhamento estratégico para realizar os objetivos do negócio!

Afinal, o que é marketing integrado?

Imagine um time de futebol daqueles que jogam com muita estratégia e com um forte trabalho de equipe. Com um grande entrosamento, os jogadores envolvem os seus rivais depois de estudar a forma como jogam e reagem.

O marketing integrado é resultado da percepção de que, de um modo parecido com o da nossa analogia, a sinergia entre departamentos, unidades e canais favorece a eficiência e entrega um valor superior para os clientes.

Se, por exemplo, a equipe de vendas é altamente competente, entende os problemas dos consumidores e usa isso para convencê-los da compra, a conversão tende a ser boa, ao menos em um primeiro momento.

Mas, ao mesmo tempo, o produto deve corresponder à expectativa gerada na compra, solucionar o problema do consumidor e entregar uma boa experiência para ele, em médio e longo prazo. Por isso, o marketing precisa ser resultado de um esforço conjunto, o que depende da integração.

Quais são as vantagens de pensar o marketing de maneira integrada?

Valor

A competitividade da empresa depende do valor que ela é capaz de entregar para o consumidor. A sinergia proporcionada pela integração consegue cumprir melhor esse objetivo, pois há um esforço conjunto e sincronizado para alcançá-lo.

Outro aspecto é que a integração tem a função de estabelecer propósitos comuns entre todos os envolvidos. Isso evita que diferentes áreas, unidades e canais trabalhem referenciados por valores diferentes.

Fidelização

Quando os departamentos, canais e colaboradores atuam de modo integrado pra solucionar os problemas do cliente, a marca é construída com mais coerência. Isso ocorre porque as ações e atividades reforçam umas às outras e o consumidor fica cada vez mais convencido dos benefícios de manter o relacionamento, que é estimulado.

Atração de clientes

A satisfação dos clientes é um requisito indispensável para a reputação de qualquer marca. Com as facilidades de comunicação e de engajamento atuais, as pessoas compartilham um grande volume de informações sobre as empresas, que é considerado no momento de decidir pela primeira compra.

Além disso, a operação integrada é mais fluida e prática. Afinal, os processos são vistos como integrantes de um sistema, e não como partes isoladas. Voltando ao exemplo do esporte, é realmente como um jogo coletivo, no qual todo o time trabalha para garantir a execução da estratégia.

Diminuição do CAC

O custo de aquisição de clientes (CAC) também diminui em razão da eficiência dos processos, da facilidade de atração e de uma dinâmica mais fluida. Ou seja, ao melhorar os índices de conversão, o marketing integrado aumenta a rentabilidade dos investimentos em atração. Além disso, ao estreitar o relacionamento, com atendimento adequado às expectativas do consumidor, aumenta o ciclo de vida do cliente e dilui o CAC em um número maior de compras.

Quais são as melhores dicas de integração de marketing?

Existem dois aspectos diferentes que você precisa considerar para aplicar o marketing integrado: a estrutura operacional e técnica para integrar as ações de marketing e uma cultura organizacional que valorize o marketing integrado. Consideramos esses pontos para relacionar as dicas abaixo.

Alinhe as equipes

Comece pelos times de profissionais. A divisão departamental tradicional nos acostumou ao trabalho executado para realizar tarefas específicas. Assim, o responsável por separar os pedidos pode fazer suas tarefas sem saber que pode poupar 20% do trabalho do entregador se organizar os pacotes pela ordem de entrega, por exemplo.

Se esse tipo de situação pode ocorrer em um mesmo departamento, imagine, então, nos vários canais e unidades da empresa. Por isso, se não trabalhar para construir uma forte cultura de integração e para engajar a equipe, vai sentir dificuldades de implantá-la.

Seja omnichannel

omnichannel vai além do conceito de multicanal. Mais do que disponibilizar os produtos ou serviços por meios variados, ele integra as estruturas de modo a permitir o compartilhamento de dados e um padrão de continuidade no atendimento. A contribuição para a melhora da experiência é alta.

Adote o SLA

O Service Level Agreement (SLA) pode ser traduzido por Acordo de Nível de Serviço e consiste em um método normalmente utilizado nas iniciativas de alinhamento entre as equipes de marketing e vendas, que estabelece metas e objetivos comuns.

Na prática, ele funciona como um contrato entre dois departamentos, que se comprometem com os objetivos um do outro.

Estruture a comunicação

Nenhuma dessas tentativas obterá sucesso sem uma comunicação entre os envolvidos, pois quem não conversa não se entende. Mais do que perceber isso, é necessário colocar um bom modelo em prática.

Por isso, você deve elaborar um plano que ajude a desenvolver os canais certos para um fluxo ideal de informações. Esse planejamento começa com a resposta para a seguinte pergunta: quem precisa de que dados e quando? Com base nela, será possível determinar o melhor meio para que as mensagens cheguem ao destino.

Agregue tecnologia

A essa altura do texto, você já deve ter percebido que a integração não pode ocorrer sem sistemas capazes de centralizar e compartilhar dados em tempo real. De plataformas que permitam o compartilhamento de informação até o desenvolvimento de soluções específicas, se for o caso, sua estrutura tecnológica precisa favorecer a integração.

Implemente o cross channel

Se esse é um termo novo para você, saiba que o cross channel adota uma abordagem de marketing 360 graus para alinhar os canais adotados pela empresa. Com o objetivo de promoção conjunta, os esforços são combinados em diferentes plataformas.

Assim, os detalhes sobre os quais refletimos neste post deixam muito claro que estamos nos referindo aos objetivos de estruturação, com um forte impacto estratégico. Se você consegue estruturar a integração, ela passa a ocorrer de modo orgânico.

O marketing integrado é orgânico porque não pode ser controlado de outro modo. Ou toda célula trabalha para o bom funcionamento do organismo, ou ele fica doente. É preciso que cada iniciativa, canal e setor tenha autonomia suficiente, com responsabilidade e compromisso com o resultado geral.

Nesse esforço de integração, a busca constante de conhecimento é fundamental. Assine nossa newsletter e saiba o que você precisa para melhorar continuamente os resultados!

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