Negócios

Por que é essencial oferecer opção de pagamento online?

Por: Mutant, setembro 21, 2021

Vamos falar sobre o planejamento de vendas? Uma das principais dicas para ter sucesso é pensar no negócio como um todo. Sendo assim, quanto mais integrados estiverem os setores, maiores as chances de a empresa ter um crescimento sustentável. É nesse contexto que se destaca a importância de oferecer a opção de pagamento online aos clientes.

Ao falar sobre planejamento de vendas, é preciso pensar também em recursos de customer experience, considerando a jornada de compra que um consumidor pode ter com o seu negócio. Isso vai fazer com que sejam encontrados os investimentos que mais valem a pena para a empresa, tais como as implantações que vão favorecer o público com potencial de ser fidelizado.

Que tal saber mais sobre a importância e os benefícios da diversificação das opções de pagamento em seu negócio? Acompanhe e saiba mais! 

O que é pagamento online?

O pagamento online nada mais é do que uma alternativa oferecida aos clientes para que concluam as suas compras. Mas será que essa ideia só é válida no caso de uma venda digital? Já adiantamos que a resposta é: não.

Para compreender melhor essa questão, é importante refletir sobre as mudanças que o aumento do acesso à internet e aos meios digitais estão trazendo na sociedade. Até pouco tempo atrás, eram poucas as pessoas que sabiam o que era um QR Code ou que utilizavam as transferências bancárias online em compras básicas do dia a dia.

Essa já não é mais uma realidade no novo contexto. Com a facilidade proporcionada por novos aplicativos, a dinâmica se torna diferente. Vale ressaltar também o contexto da pandemia, que alterou a realidade de milhões de pessoas por todo o mundo, fazendo com que novos comportamentos de consumo fossem criados. No novo normal, os pagamentos online se destacam por serem mais práticos, rápidos e evitarem o contato físico.

Quais são os principais tipos de pagamento online?

Apontar a câmera para um código, utilizar aplicativos, fazer transferências. Todas essas são opções viáveis para compras em estabelecimentos físicos ou virtuais. Saiba mais sobre as diversas opções que você pode oferecer aos clientes!

Boleto bancário

O boleto continua sendo um dos mais clássicos tipos de pagamento online e não deixa de ser utilizado, ainda que novos meios estejam disponíveis. O que é mais interessante para os clientes, no entanto, é que a empresa disponibilize o código escrito para ser copiado e colado nos aplicativos.

Agora não é mais necessário encarar longas filas no banco. Ao ter em mãos o boleto bancário e, ainda por cima, o código, o cliente consegue copiar e colar no aplicativo de banco, concluindo o pagamento em pouquíssimos minutos.

E não pense que os negócios não levam vantagem com esse método. Assim que o pagamento é realizado, em cerca de 3 dias, a empresa pode receber o valor em sua conta. 

Link de pagamento

O uso de diversos canais de comunicação com o cliente também tem se diversificado, já percebeu? Atualmente, as empresas podem apostar mais nos aplicativos de bate-papo direto, como o WhatsApp Business, estreitando a relação com o público e aprimorando o atendimento.

E o que isso tem a ver com os pagamentos online? É simples. Ao ter mais contato com o cliente por meio desses canais de comunicação, é possível enviar links de pagamento por meio desses espaços, inclusive de forma automatizada.

Nessa forma de pagamento, o consumidor recebe um link com o valor total de sua compra e pode escolher o método que decide pagar online, como cartão de débito, crédito, carteiras digitais ou boleto.

Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação também se tornou uma nova tendência. Inclusive, é possível notar que essa funcionalidade está presente cada vez mais nos cartões dos mais variados bancos. No entanto, existem outros meios de fazer um pagamento por aproximação, sabia?

Atualmente, não é mais necessário que o cliente utilize um cartão ou métodos tradicionais para pagar as suas compras. Um exemplo disso é a possibilidade de aproximar o smartphone da maquininha de cartão, usando a ferramenta de pagamento ativa no aplicativo do banco.

Esse é outro método prático e seguro que empresas físicas podem oferecer aos seus clientes para facilitar o processo de pagamento. Além disso, reduz o contato físico e otimiza o tempo de atendimento.

Carteiras digitais

As carteiras digitais estão se tornando cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores e são utilizadas pelos mais variados setores do mercado. Trata-se de intermediadores de pagamento, que trazem mais segurança aos clientes e aos negócios (e-commerces e lojas físicas), além de praticidade e rápido retorno.

Nesse caso, o cliente tem a opção de deixar salvo o número do seu cartão de crédito, de forma segura, dentro de uma ou mais plataformas de carteira digital disponíveis no mercado. Assim, na hora de fazer o pagamento, basta apontar a câmera do celular para o QR Code ou utilizar o código disponibilizado pelo estabelecimento, e concluir a compra.

Transferência bancária

Há também a transferência bancária que sempre foi utilizada para transações com altos valores, mas que agora também é muito eficiente para as mais variadas compras. Seja por meio de um TED, DOC ou o novo PIX, muitos clientes gostam de ter essa forma de pagamento como opção.

Como definir o melhor tipo de pagamento online para o meu caso?

Para acertar na escolha do tipo de pagamento online para o seu negócio, é preciso considerar uma série de fatores, como:

  • fluxo de caixa — é preciso considerar o prazo que as organizações financeiras dão para retornar o pagamento ao seu negócio e ver como isso pode afetar as suas finanças;
  • perfil do seu público-alvo — conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes ideais vai ajudar a identificar os métodos de pagamento mais utilizados por eles;
  • prazos e taxas — nem todos os tipos de pagamento são gratuitos para as empresas e alguns podem levar um tempo a mais para que o dinheiro caia na conta;
  • segurança — é importante que tanto o cliente quanto a empresa estejam protegidos no momento do pagamento, por isso, vale a pena apostar nos métodos mais seguros;
  • praticidade — o consumidor atual quer inovação e facilidades no seu dia a dia, assim como os negócios de sucesso, e assim se destacam as vias de pagamento mais modernas e que poupam mais tempo.

Por que investir no pagamento digital na minha empresa?

Ainda não se convenceu de que investir no pagamento digital é uma facilidade e tanto para a sua empresa? Além de otimização de tempo e do processo de venda, o seu negócio pode se destacar pela inovação que oferece aos clientes.

Assim, contando com diversas formas de pagamento online, é possível melhorar a experiência de compra do cliente, o que garante um aumento nas vendas, a diminuição da inadimplência, a modernização do negócio, sem contar a atração e fidelização de um maior público. Incrível, não é mesmo?

Gostou da ideia? Então aproveite a visita e continue lendo sobre como tornar a experiência de compra do cliente ainda mais incrível!

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