Marketing

Por que é urgente investir em presença online?

Por: Mutant, julho 13, 2021

A transformação digital é uma peça de destaque no mundo de negócios moderno. Mas a influência das tecnologias não reflete apenas nas relações de trabalho — elas também envolvem os comportamentos e a nova forma dos clientes pensarem e interagirem com a sua marca.

É por isso que a presença online pode promover diversas oportunidades profissionais. No entanto, isso depende de um alinhamento da sua empresa com essa nova forma de atuar.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para implementar ações bem-sucedidas. Pega a visão!

O que é presença digital?

Significa nada mais do que estar na internet, garantindo uma comunicação direta com os clientes e entregando conteúdos de valor.

É uma prática que transforma sua marca em autoridade dentro do seu segmento de mercado. Resumindo, é uma oportunidade de mostrar o seu domínio na atividade exercida, sobretudo os diferenciais que a empresa oferece.

E, considerando os hábitos de consumo modernos — pessoas cada vez mais conectadas às mídias sociais —, a agilidade do atendimento digital se tornou um requisito essencial pra superar expectativas.

A questão é: uma interação próxima e real com a base de consumidores se tornou uma condição obrigatória de sobrevivência. Por isso é tão urgente investir na presença online.

Qual a sua importância para o mundo dos negócios?

O raciocínio é simples: se a maioria das pessoas está conectada à internet, manter uma presença digital forte naturalmente aumenta as oportunidades de levar a marca e os seus produtos para um número maior de pessoas.

À medida que a empresa vai ganhando relevância no mundo on-line, também crescem as possibilidades dela aparecer os mecanismos de busca, como o Google.

O que, além de otimizar os resultados da empresa, também representa uma ótima maneira de estimular a famosa customer trust, ou seja, mostrar que a sua marca é confiável para ser consumida.

Enfim, são transformações que exigem a sensibilidade de uma empresa antifrágil.

Quais são as vantagens de investir na presença digital do seu negócio?

Agora que você já sabe o que é presença digital e por que é importante construí-la. Confira as principais vantagens de desenvolver esse mindset na sua empresa.

Estar alinhado com o novo perfil do consumidor

A presença online representa para a marca uma grande oportunidade de acompanhar mais detalhes sobre os hábitos e preferências do seu consumidor. Pra resumir a história, ela possibilita que a empresa sempre esteja alinhada com o perfil da audiência.

Sabe por que? A partir dos dados coletados nas mídias sociais, por exemplo, o seu time é capaz de detectar as estratégias apropriadas pra assegurar experiências mais satisfatórias.

Então, além de melhorar o relacionamento, as campanhas também passam a ser direcionadas para um público mais específico.

É sobre ter insumos de qualidade pra segmentar seu público que a empresa deve atingir. Assim, é possível trabalhar de forma precisa, sem desperdício de tempo e recursos.

Ter facilidade para acessar o seu público

Segundo a Rock Content, um levantamento feito pela Hubspot em parceria com a We Are Social, no Brasil, mais de 139 milhões de pessoas acessam a internet — o equivalente a 66% da população total do país. E desse percentual 85% fazem isso diariamente.

Sabe o que isso significa para as empresas? Que a sua marca precisa estar onde os potenciais clientes estão. Hoje, quem tem presença online se conecta mais facilmente com seu público.

O raciocínio é semelhante àquele ditado: “o que não é visto não é cobiçado“. Pois bem, essa visibilidade no mundo digital amplia o alcance do negócio no mercado.

A verdade é que a internet quebra barreiras físicas. Logo, quanto mais presente na sua empresa estiver na web, maiores as chances dela prospectar leads qualificados e aumentar o volume de vendas. #simplesassim

Construir um relacionamento próximo com os clientes

Quando o assunto é relacionamento com o cliente, é importante entender que o ambiente digital é marcado por interações instantâneas e informais.

Moral da história: ele favorece o cumprimento de um dos principais anseios do consumidor moderno, que é nada menos que um relacionamento mais próximo com suas marcas preferidas.

É que eles querem se sentir íntimos. Verdadeiros BFFs.

E com esse tipo de interação nas redes sociais, você vai conseguir obter, por exemplo, feedbacks constantes — sem que a empresa precise incentivar o público a isso.

A ligação pessoal com o cliente também confere ao negócio uma visão mais profunda sobre o comportamento de cada um deles. Resultado: eficiência nas suas ações.

Como garantir uma presença digital impactante?

Um dos primeiros pontos para garantir uma presença online impactante é o desenvolvimento de um site corporativo.

Independentemente de você atuar no comércio eletrônico ou não, é nesse espaço que as pessoas vão encontrar informações sobre seus produtos e serviços, isto é, uma estratégia útil pra mostrar o seu portifólio.

Outra coisa que não pode faltar na construção da presença digital são os perfis nas redes sociais. Quais sejam:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Blog corporativo, entre outras.

Como mencionado, os brasileiros estão muito presentes na internet, e a maioria desses usuários, com certeza, passam um bom tempo navegando em tais plataformas.

Portanto, a ideia é a seguinte: sua empresa usar esses canais de comunicação não apenas pra estabelecer o bom e velho diálogo, mas também pra mostrar os bastidores da rotina de trabalho, divulgar os produtos e serviços, bem como comunicar novidades.

Traduzindo — é uma ótima forma de gerar engajamento e fidelização.

O desafio? Conhecer bem a dinâmica de cada um desses canais, sobretudo a linguagem adequada para os diferentes tipos de postagem e abusar da criatividade na hora interagir com seus clientes.

Lembrando que, é essencial saber em quais dessas mídias o seu público é mais ativo.

Como a Mutant pode ajudar?

A Mutant é o nome certo quando se fala em Customer Experience pra plataformas digitais. Inteligência de dados e acompanhamento completo da jornada de compra: é isso o que as empresas parceiras esperam da gente, tudo com o foco na melhor experiência de relacionamento.

A empresa está no mercado brasileiro há mais de duas décadas. E acredite: tem as soluções mais inovadoras para agregar valor à presença digital do seu negócio.

O processo de construção da presença online pode não ser tão simples, uma vez que depende da combinação ideal das estratégias e ações que melhor funcionam para o perfil da sua empresa e também dos clientes.

Mas com planejamento bem estruturado, é possível trazer resultados bastante significativos, e a tão importante eficiência na comunicação.

Se gostou das dicas, aproveite para entrar em contato com o time de especialistas da Mutant e conhecer as soluções de melhor potencial para sua presença online.

  • Error: Contact form not found.