Saiba agora mesmo como fazer a segmentação de cliente!
Estabelecer uma comunicação eficiente com seu público é um fator decisivo para o sucesso de uma empresa. Para isso, a tendência é utilizar soluções tecnológicas que ajudam a reduzir custos operacionais e automatizam o processo ao mesmo tempo em que oferecem um atendimento personalizado, o que é possível graças à segmentação de cliente.
Como fica fácil deduzir pelo nome, a segmentação de clientes é a prática de dividir não só os clientes como também os prospects e leads em grupos menores, de acordo com as características que eles têm em comum. Trata-se de uma maneira de organizar melhor esse público para personalizar campanhas e garantir uma melhor experiência aos clientes.
Diante da importância da segmentação de cliente para uma empresa, preparamos este post para trazer algumas dicas de como realizá-la no seu negócio, além de outras informações essenciais sobre o tema. Tem interesse neste conteúdo? Boa leitura!
Por que fazer a segmentação de clientes?
Conhecer os interesses e as dores dos seus clientes e clientes em potencial é fundamental para que você possa desenvolver campanhas de comunicação que vão atingir o público-alvo com precisão. Desse jeito, a empresa consegue alcançar determinados nichos e aumentar suas taxas de conversão e de retenção de clientes.
A segmentação de clientes permite, por exemplo, selecionar o canal de atendimento mais adequado para cada subgrupo e determinar o tipo de comunicação que vai ser estabelecida com eles. A personalização aumenta as chances de atrair a atenção dos consumidores, já que vai apresentar soluções direcionadas às suas necessidades.
Além disso, é importante entender que, por mais que os clientes estejam em busca dos mesmos produtos ou serviços, suas motivações podem ser muito diferentes. Logo, é um erro se dirigir a eles da mesma forma. Com a segmentação de clientes é possível direcionar esforços específicos para clientes específicos e no momento certo.
Quais são os principais tipos?
Existem diversas maneiras de fazer a segmentação de cliente em uma empresa. A seguir, destacamos as principais.
Segmentação geográfica
Nesse tipo, a segmentação é feita de acordo com os locais onde os clientes se encontram. Isso possibilita que a empresa organize campanhas em torno de feriados municipais e estaduais, por exemplo, ou direcione seus esforços de publicidade apenas para pessoas que se encontram em uma determinada região, o que ajuda a economizar recursos financeiros.
Segmentação demográfica
Essa segmentação é feita a partir dos dados demográficos do público-alvo da empresa. Empresas B2C devem observar dados como idade, gênero, nível educacional, ocupação, renda familiar e estado civil. Já as B2B devem focar em porte da empresa, segmento e cargo do tomador de decisão, entre outros. Com essas informações, seu negócio pode oferecer produtos e/ou serviços alinhados às necessidades dos clientes.
Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica é mais subjetiva do que as anteriores, pois leva em conta o que se entende como sendo a personalidade do cliente, suas crenças e estilo de vida. Ela parte da análise da interação entre a empresa e seus clientes, desde os mais antigos aos mais atuais. Isso permite conhecer diferentes perfis de consumidores e adaptar o discurso nas próximas campanhas.
Segmentação comportamental
Esse tipo de segmentação se baseia no comportamento do consumidor ao interagir com a marca. Desse jeito, é possível separar os clientes fiéis dos ocasionais, além de identificar aqueles que desistiram da compra. Assim, a empresa pode identificar os motivos da desistência e desenvolver estratégias para recuperar esses clientes.
Como realizar a segmentação de clientes?
Depois de conhecer os 4 principais tipos de segmentação de clientes, você deve estar se perguntando como colocar essa estratégia em prática. Confira algumas dicas!
Aplique filtros em sua base de dados
Como vimos, existem várias maneiras de segmentar os clientes, mas nem todas podem ser viáveis para o seu negócio no momento. Isso depende das informações que você já conseguiu coletar junto aos seus clientes.
Então, o primeiro passo é analisar sua base de dados e identificar quais filtros podem ser aplicados. Se a empresa sempre coleta o endereço do cliente, por exemplo, a segmentação geográfica é uma das possibilidades. Da mesma forma, outras características podem ser observadas para conhecer melhor quem são seus clientes.
Procure perfis semelhantes
Depois de mapear sua base de clientes, é hora de identificar perfis semelhantes e separá-los em grupos. Assim, você pode ter, por exemplo, um grupo de clientes ou clientes em potencial que são de uma determinada faixa etária, vivem em uma determinada região e têm um certo poder aquisitivo. Essas características em comum ajudam a criar uma campanha direcionada a eles.
Determine seus objetivos
Com os grupos definidos, você pode traçar uma série de objetivos e metas, além de planejar as estratégias para alcançá-las. Alguns grupos podem ser foco dos setores de marketing e vendas, enquanto outros podem ser úteis para o aperfeiçoamento e desenvolvimento de produtos e serviços, e outros podem servir para aumentar o engajamento da presença online da marca. As possibilidades são inúmeras.
Avalie os resultados
A segmentação de clientes é um processo que precisa ser constantemente revisado, já que a base de clientes está sempre mudando, com novos chegando e outros deixando a marca. Em vista disso, é importante avaliar os resultados das estratégias adotadas e continuar coletando dados para melhorá-las cada vez mais.
Todo esse processo se torna muito mais simples quando se tem um recurso tecnológico moderno e eficiente como aliado. Por isso, vale a pena você conhecer o M360, a solução da Mutant para gestão de campanhas digitais multicanais.
O M360 oferece uma série de ferramentas para criar campanhas e disparos automáticos via e-mail, WhatsApp e SMS, entre outros canais, com base na segmentação de clientes que é tão importante para garantir uma comunicação estratégica. A plataforma, que é bem simples e intuitiva, ainda dá acesso a relatórios para gerenciar os resultados e aprimorar ainda mais suas campanhas.
Como você pode perceber, a segmentação de cliente é uma prática necessária para que uma empresa consiga se comunicar com seu público da maneira adequada. Portanto, contar com uma solução tecnológica capaz de facilitar esse processo e ajudar a impulsionar seus resultados é uma necessidade cada vez mais urgente.
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