O que é e por que investir em SEO local? Descubra!
Você acha que seu negócio é pequeno demais ou tem alcance geográfico limitado pra que aparecer na primeira página de buscas do Google se torne algo realmente importante? Então, repense isso.
Com o SEO local, empresas menores podem concorrer com grandes empreendimentos e aumentar suas vendas. Ao lançar mão dessa estratégia, diversos impactos positivos nos resultados corporativos são percebidos. Ou seja, não dá pra ficar de fora!
Pra ajudar, preparamos este conteúdo cheio de dicas sobre como investir nessa estratégia. Confira!
O que é SEO local e como funciona?
SEO é um conjunto de estratégias de otimização pra buscadores usado pra ranquear um site nas primeiras posições. Sua abrangência se torna local em pesquisas que contêm um componente geográfico, como:
- geoposicionamento do usuário associado à procura por empreendimentos físicos;
- inclusão de termos relativos à localização — “mais próximo”, “perto de mim”, “na cidade de…” etc.
A partir disso, o algoritmo apresenta uma lista de empresas que atendem a esses critérios de acordo com seus cadastros no Google Meu Negócio ou no Google Maps. Isso é chamado de Local Pack, que leva em conta ainda:
- distância em relação ao usuário;
- popularidade do estabelecimento;
- correspondência entre palavras-chave.
Em seguida, mas também na primeira página de resultados, são mostrados os links de ranqueamento orgânico, que seguem regras gerais como:
- otimização on e off page;
- qualidade dos backlinks;
- relevância do conteúdo;
- autoridade.
Por que investir em SEO local?
Ainda não está convencido de que isso funciona pros objetivos de sua empresa? Então, responda: quais são as vantagens que você deseja pro seu negócio? Porque investir em SEO local gera benefícios como:
- aumentar a relevância, a visibilidade e a presença online na região de abrangência;
- atrair mais clientes ou um novo perfil de frequentadores pro estabelecimento;
- usar a proximidade pra incentivar a tomada de decisão;
- guiar o consumidor pra prosseguir no funil de vendas;
- fixar uma imagem diferenciada em relação aos concorrentes diretos;
- criar um relacionamento com a audiência;
- ampliar os resultados.
Tá começando a ver os motivos que fazem valer a pena colocar essa estratégia em prática? Nós vamos te contar mais um!
Atualmente, o Google é um fator preponderante na tomada de decisão de compra. Afinal, quem nunca pesquisou opiniões de outros compradores e quis conferir a confiabilidade de uma loja antes de fechar a negociação?
Esses mesmos elementos são levados em conta pra escolher empreendimentos com pontos físicos de atendimento. Assim, é muito útil fazer com que suas informações cheguem ao conhecimento do público-alvo. O alcance é muito maior quando se investe em SEO local!
Como colocar essa estratégia em prática?
Outro diferencial de investir nesse tipo de SEO é que se trata de uma boa estratégia de marketing pra negócios locais. Descubra a seguir o que fazer pra colocá-la em prática!
Produza conteúdo local
O SEO depende de o algoritmo encontrar correspondência entre os termos pesquisados e os que constam no seu site, blog ou redes sociais pra funcionar.
Quando se trata de buscas que envolvem localizações, alcançar um bom ranqueamento orgânico é potencializado ao produzir conteúdos seguindo os critérios do buscador. Dessa forma, uma estratégia de marketing pra SEO local deve:
- incluir nomes de lugares ao longo dos textos;
- aumentar a densidade do uso de expressões relevantes;
- optar por palavras-chave com alto volume de procura relacionada ao seu endereço — bairro, cidade, estado etc.;
- dar preferência a temas de interesse da sua audiência.
Faça parcerias com blogs locais
A estratégia de backlinks é fundamental pra construir autoridade e indicar relevância. Esse é outro fator de ranqueamento importante. Uma maneira de dar um up nisso é por meio de parcerias com blogs locais.
Sabe aquelas páginas que falam sobre sua região e têm uma grande audiência? Publicar nelas um guest post que indique o seu empreendimento é uma baita propaganda, não é mesmo? Agora, imagine se ainda linkar pro seu site!
Quem escreve acerca de negócios, turismo ou do ramo específico em que você atua pode se interessar. Outras opções são seus fornecedores ou portais de notícias. Só que não vale estar com seus dados desatualizados, tá?
Incentive as avaliações dos clientes
Quando alguém que já consumiu um produto ou serviço perde tempo pra dizer que ele é bom, faz pensar que a experiência em relação a essa solução foi acima da média, não acha?
Disponibilizar esse tipo de depoimento no Google Meu Negócio e em outros sites de recomendação gera confiança pra potenciais compradores decidirem pela sua empresa, além de melhorar o seu ranqueamento.
A lógica por trás disso é simples: quanto mais bem avaliado — considerando nota, informações e palavras-chave dos reviews —, melhor será o seu posicionamento. Assim, não deixe de incentivar o seu público a realizar essas avaliações!
Trabalhe a localização
Você deve ter percebido que o Google Meu Negócio e o Google Maps são fundamentais pro ranqueamento no Local Park. Outras plataformas focadas em dicas que usam a localização como critério também podem fazer valer o SEO local pra se colocar na primeira página, dando visibilidade pras empresas listadas nelas.
Diante disso, ao cadastrar seu empreendimento, é imprescindível que o endereço esteja completo. Além disso, adicione um mapa pra auxiliar aqueles que ainda não frequentam o estabelecimento a chegar com maior facilidade. Afinal, você não quer ninguém perdido ou indo parar no lugar errado.
Otimize o site
O SEO não tem só a ver com palavras-chave e backlinks, apesar de eles fazerem parte dos itens analisados pelo algoritmo do buscador. Pro site ranquear bem, é necessário investir também na otimização de outros elementos, como:
- velocidade de carregamento;
- responsividade e usabilidade;
- adequação do layout pra mobile;
- segurança;
- meta descrição;
- domínios, URL e title tag;
- mapa do site;
- headings e hierarquia das informações;
- imagens.
Conte com o apoio da tecnologia
O SEO tem tanto impacto nas estratégias das empresas que ferramentas, plataformas e soluções digitais pensadas pra facilitar a sua gestão estão disponíveis. O ideal é escolher as que trabalham essa estratégia dentro do marketing 360 graus, uma vez que fica mais fácil organizar e-mails, conteúdos, links patrocinados, mídias sociais e muito mais em um só lugar!
Levanta a mão quem se convenceu que implementar o SEO local no marketing é tudo de bom! Com todas essas vantagens, não é possível negar a importância de investir nisso pra aumentar as vendas.
Se você ainda tá na dúvida se essa estratégia é pro seu negócio, que tal contar com a Mutant pra te ajudar? Entre em contato conosco e descubra tudo o que o programa Nitro tem a oferecer!