Conheça 5 técnicas de vendas online que você pode adotar para alcançar melhores resultados!
Estratégia, método e tecnologia — da forma como percebemos, o aumento das vendas é um objetivo em comum para a maioria das empresas. No entanto, são poucas as gestões capazes de organizar os melhores métodos para alcançar esses resultados. Por isso, elaboramos este material exclusivo sobre o tema.
Nesta leitura, você encontrará as 5 melhores técnicas de vendas online. A nossa intenção é reforçar a importância de construir uma presença digital, demonstrando como isso interfere na qualidade e no volume dos seus retornos. Então, não perca tempo e continue a leitura!
Por que as vendas online seguem crescendo?
Desde o surgimento do e-commerce, em meados de 1980, até o começo de sua popularização, no fim da década de 1990, não houve nenhuma outra tendência comercial tão impactante quanto as vendas online. A Internet, como todos nós hoje sabemos, trouxe muita conveniência e comodidade para a experiência de compra.
Recentemente, isso tem se realçado ainda mais, sobretudo no Brasil. Ano após ano, as vendas online batem novos recordes, dominando o comércio e tomando o espaço do varejo presencial. Para muitos lojistas e empreendedores, contudo, ainda existe uma dúvida que persiste: “Oras, por que as vendas online seguem crescendo?”.
Uma longa adaptação
A realidade é que existem muitos fatores que contribuem para esse cenário. O primeiro é a mudança no perfil do consumidor. Atualmente, mesmo pessoas com pouca familiaridade tecnológica já estão adeptas aos pedidos online, tanto para grandes aquisições quanto para compras menores e recorrentes, como mercado, farmácia e afins.
No Brasil, essa adaptação levou muito mais tempo do que no “berço do comércio eletrônico”, os Estados Unidos. Mas, finalmente, o consumidor passou por uma profunda transformação digital, adequando-se às comodidades da jornada de compra online, por meio de apps, sites e lojas virtuais.
Em um mundo cada vez mais conectado, investir em presença digital é, talvez, uma das decisões mais importantes que você pode tomar a favor da sua marca. Mais do que nunca, é importante estar visível e bem representado onde os seus clientes estão e estruturar bons canais de comunicação para captar esses contatos.
Quais são as 5 melhores técnicas de vendas online?
Marketing, relacionamento e pós-vendas: esses fatores são fundamentais não apenas para estabelecer a sua presença, mas também para representar a sua marca com qualidade, referência e autoridade no espaço digital. Abaixo, elencamos 5 técnicas que concretizam esses objetivos — confira!
1. Invista em marketing
Em uma era predominantemente digital, investir em marketing é uma das melhores decisões para ampliar a visibilidade de uma marca. Aqui, falamos de todo tipo de solução, como marketing conversacional, produção de conteúdos para as redes sociais e uma boa estratégia de comunicação com os clientes.
Com uma boa estrutura de marketing digital, você ganha uma compreensão mais apurada sobre a jornada dos seus clientes, entendendo conceitos importantes, como o funil de vendas, o amadurecimento de um lead até a conversão e as melhores técnicas e soluções para captar novos consumidores em potencial.
2. Estabeleça uma boa relação com os clientes
Tecnicamente, as vendas online são muito diferentes das vendas presenciais, o que vale tanto para o atendimento quanto para a sua estratégia de relacionamento com o cliente. Uma das melhores formas de estabelecer essa relação está diretamente associada ao modo como você interage com os leads nas suas principais páginas de contato.
Seja por e-mail, seja por WhatsApp, seja por Messenger, seja por um chatbot integrado ao seu site, é muito importante que esse primeiro contato seja marcado pela eficiência, com um baixo tempo de resposta, além de uma abordagem em que haja empatia e vivacidade. Mesmo que essa interação inicial não resulte em uma venda, é possível aproveitar a oportunidade para, com consentimento, coletar informações de contato, como e-mail e telefone, a fim de seguir amadurecendo esse lead e, futuramente, converter uma venda.
3. Aposte no poder dos vídeos
Os vídeos são sensacionais para gerar vendas. No entanto, é claro que isso não quer dizer que qualquer coisa que você filme será vendida. É preciso fazer um trabalho legal, com uma boa qualidade. Mas a realidade é clara: os vídeos engajam muito mais do que as fotos e as descrições textuais.
Por isso, muitos negócios, como imobiliárias, concessionárias e até mesmo prestadores de serviço, apostam no caráter ilustrativo do formato para gerar mais engajamento e, consequentemente, mais vendas. Fora isso, vale notar que vídeos performam bem em praticamente todas as redes sociais, como Facebook e Instagram.
4. Estruture um bom site de vendas
Atualmente, a maioria das redes sociais já criou alguma forma de monetizar a sua presença digital com uma loja dedicada à sua marca. O Instagram tem o recurso “Compras”, o Facebook tem o “Marketplace” e até o WhatsApp pode integrar uma vitrine para listar os seus produtos e serviços.
Entretanto, além disso, é importante estruturar um e-commerce próprio. Com um bom site de vendas, com uma landing page atrativa e uma vitrine bem elaborada com os seus produtos e serviços, você aumenta as chances de rentabilizar os seus clientes, criando o lugar perfeito para que eles interajam com a sua marca.
5. Ofereça um bom pós-vendas
Por último, mas não menos importante, é fundamental prestar um pós-vendas de qualidade. Como já dizia Philip Kotler, um expoente do marketing, manter um cliente antigo custa muito menos do que conquistar um novo. Se você já está há um bom tempo no mercado, deve ter percebido essa realidade.
É justamente por isso que o pós-vendas é tão importante, haja vista que permite que você fidelize o consumidor em torno da sua marca. Com atendimento, suporte e orientação de qualidade, você faz com que o comprador se torne não apenas um aliado, mas um consumidor fiel, que defende e sempre retorna à sua empresa.
Para concluir, vale frisar, mais uma vez, a importância da presença digital para os seus resultados online. Sem boas redes sociais, abastecidas com conteúdos de qualidade e postados com frequência, você se torna praticamente invisível aos olhos dos novos consumidores, que costumam orientar as suas decisões de acordo com a disponibilidade.
Se a sua marca não está presente na Internet, disponível à atenção dos internautas, você fica fadado a só conseguir leads presenciais, como era antigamente. Por isso, é tão importante investir em marketing, produção de conteúdo e até mesmo, conforme necessário e estratégico, em publicidade.
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