Negócios

10 formas de aumentar a produtividade da sua equipe

Por: Mutant, outubro 17, 2019

Você recebe muita reclamação de clientes por causa da falta de alinhamento interno? Saiba que várias empresas passam por esse mesmo problema. Então, é importante saber como aumentar a produtividade da equipe.

Ser eficaz no fornecimento de produtos e serviços de alta qualidade significa a conquista de melhores resultados. Ao mesmo tempo, vencer esse desafio é ganhar uma enorme vantagem competitiva.

Já pensou na importância disso? Para ajudar você a turbinar a produtividade do seu time, separamos 10 dicas eficazes aqui neste conteúdo. Acompanhe!

1. Contrate os melhores talentos do mercado

Normalmente, os candidatos que mais se destacam inspiram outros colaboradores a desempenharem melhor suas funções e a aumentarem a própria produtividade.

Os mais capacitados demonstram habilidades com a orientação correta e mesmo sob pressão. Valorize também a curiosidade das pessoas: quando fazem perguntas difíceis, quase sempre é porque são boas em identificar falhas e soluções.

2. Ofereça um ambiente de trabalho agradável

A equipe interna é o maior patrimônio de uma empresa, seja no formato fixo, seja no home office. Fazer do bem-estar dos colaboradores uma prioridade traz vários benefícios:

  • incentiva o trabalho;
  • minimiza as falhas;
  • diminui a necessidade de licenças médicas;
  • reduz a ocorrência de acidentes;
  • baixa a rotatividade.

Por conta disso, muitos gestores estão dando mais atenção ao projetar o interior de seus escritórios. Incorporam iluminação adequada, layout com móveis confortáveis ​​e um toque da natureza com a instalação de áreas verdes. Bacana, não é mesmo?

3. Defina a direção que a equipe vai seguir

Nada prejudica mais a produtividade que definir metas enquanto o grupo trabalha. Ter objetivos claros desde o início faz com que as pessoas saibam por onde começar.

Portanto, certifique-se de que elas entendam o que devem fazer e nunca deixe nada aberto a falsas interpretações. Incentive-as a se comunicarem sobre necessidades, expectativas e possíveis áreas de conflito.

4. Una tarefas com habilidades

Conhecer as habilidades e os estilos comportamentais dos colaboradores é essencial pra maximizar a eficiência. Por exemplo, um pensador extrovertido, criativo e pronto pra agir é, provavelmente, ótimo influenciador. No entanto, pode ser que ele sinta dificuldades se receber uma tarefa com muitas regras e cheia de detalhes.

Afinal, ninguém é excelente em tudo o que faz. Portanto, antes de delegar funções, pergunte-se: esta é a pessoa mais adequada para executar o trabalho? Caso não seja, encontre outra cujas habilidades e estilos correspondam à demanda.

5. Seja alguém que lidera pelo exemplo

Não há melhor maneira de motivar sua equipe que assumir a liderança e mostrar como as coisas são feitas pelo próprio exemplo. Então, seja pontual nos horários de trabalho, não perca prazos e sempre comece um projeto com atitudes positivas.

Isso vai gerar uma conexão com o seu time e, a partir daí, vai ficar mais fácil ganhar credibilidade, respeito e admiração. Em longo prazo, essa atitude vai ajudar os outros a atingirem as metas que você definir.

6. Comece o dia com uma mensagem motivacional

Uma dica simples que pode ajudar a manter o grupo mais concentrado é começar o expediente com algo que o motive. Você não precisa fazer um discurso todos os dias.

Pode encaminhar mensagens breves, poemas, músicas, vídeos, podcasts etc. Peça para que as pessoas compartilhem outros conteúdos inspiradores também. Existem muitas maneiras de fazer isso, mas, lembre-se disto: o mais importante é fazer com que o dia seja tranquilo.

7. Invista em treinamentos periódicos

O fornecimento recorrente de treinamentos garante as condições necessárias pra equipe lidar com cada tarefa da melhor maneira possível. Não é à toa que métodos como Employee Experience (experiência do funcionário) fazem tanto sucesso.

Antes de iniciar um novo programa, trace um plano pra garantir que a ideia atenda às suas necessidades. Primeiro, é bom identificar as especificidades de cada treinamento.

Você também precisa levantar quais são os métodos de aprendizado preferidos dos colaboradores. E é importante conhecer as possíveis barreiras à execução, caso existam.

8. Incentive todos a saírem da zona de conforto

Desafie a equipe a definir os próprios métodos de trabalho pra que tenha consciência do importante papel que ocupa dentro da empresa. Em vez de vigiá-la esperando um possível fracasso, acredite no potencial.

Estimule-a pra que apresente soluções autorais sobre os problemas que enfrenta e forneça uma análise sobre como se saiu e em quais áreas pode melhorar.

Com mais liberdade profissional, os colaboradores se sentem menos constrangidos e ajudam uns aos outros a serem mais produtivos, rastreando quanto tempo estão gastando em cada tarefa e decidindo qual parte do projeto precisa de mais atenção e dedicação.

9. Busque alternativas criativas

Com tantas soluções de gamificação disponíveis no mercado, as marcas estão percebendo que incentivar os colaboradores com recompensas e pontos é uma ação que dá certo.

Alguns dos principais fatores a serem considerados ao implementar a gamificação incluem:

  • identificar objetivos específicos;
  • tornar o processo agradável e significativo para os participantes;
  • criar um ambiente que forneça uma competição equilibrada e saudável.

Uma ideia é colocar duas equipes frente a frente, em dois projetos diferentes, pra ver qual delas finaliza o trabalho primeiro. É possível rastrear qual grupo e/ou pessoa cumpre todos os prazos e oferecer uma recompensa bônus por isso.

Ao encontrar maneiras de motivar e inspirar os membros da equipe, você desfruta de uma empresa eficaz, que cumpre os objetivos.

10. Peça e forneça feedbacks

O feedback leva à melhoria, que, por sua vez, resulta no aumento da produtividade. Isso acontece porque nós aprendemos com os erros. Ouvir a opinião de colegas possibilita um aprendizado melhor.

Ou seja, o feedback fornece um espaço pra conversas abertas e reflexão sobre os processos, garantindo que os gargalos sejam resolvidos com inteligência, fato que favorece o aumento da produtividade.

Lembre-se de que os colaboradores são mais dinâmicos quando se sentem valorizados. Portanto, o feedback é uma ótima maneira de mostrar que você se importa e deseja que eles sejam uma versão aperfeiçoada de si mesmos a cada dia.

Percebeu como aumentar a produtividade da equipe é perfeitamente possível? Não permita que seus resultados caiam por causa de problemas internos. Saiba que para tudo existem soluções. O ideal é você encontrar aquelas que se encaixam na sua empresa e elaborar um plano de ação. Pense nisso!

Quer receber outros artigos relevantes pra sua estratégia? Curta a nossa página no Facebook e confira as atualizações em seu feed de notícias!

    • Receba nosso conteúdo em primeira mão.