A sua empresa precisa de mais. A diversificação de portfólio ajuda
Embora o senso comum diga que não se mexe em time que está ganhando, no ambiente empresarial isso não é verdade. Apostar na diversificação de portfólio, passando a oferecer novos serviços e soluções ao público, é não só uma estratégia de crescimento, mas de sobrevivência, especialmente em meio ao “novo normal” do mundo pós-pandemia.
Não é novidade que momentos de crise não combinam com zona de conforto. Mesmo que seu negócio até pareça ter alcançado certo nível de estabilidade, você precisa se preparar pra enfrentar uma eventual crise — e nunca ficar parado é requisito fundamental nessa empreitada.
Neste post, vamos mostrar por que buscar o novo é tão importante pra saúde da sua empresa, além de te ajudar a dar os primeiros passos nessa jornada. Confira!
O que é a diversificação de portfólio?
Entender esse conceito não é nada difícil. Como o nome já indica, trata-se de ampliar o leque de produtos ou serviços que uma empresa oferece, fazendo com que sua área de atuação no mundo dos negócios se expanda.
Isso pode ser feito desenvolvendo novas soluções relacionadas às que já são ofertadas e até mesmo investindo em nichos completamente novos pra organização. Essa é uma estratégia que permite diminuir o risco de negócio, pois ela passa a não depender apenas de uma única fonte.
Imagine, por exemplo, uma empresa que produz peças de cama, mesa e banho e passa a produzir, também, peças de vestuário. Ou, ao invés disso, investe em uma fábrica de produtos de higiene. Em ambos os casos, a diversificação permite que a companhia chegue a um público e um mercado antes inacessíveis.
Como a diversificação de portfólio impacta a empresa?
Acrescentar novos produtos ou serviços ao portfólio exige que toda a estrutura interna da organização esteja preparada pra oferecer algo de qualidade ao público. Afinal, de nada adianta atrair novos clientes se não conseguir atendê-los de forma satisfatória.
Garantir a qualidade do que será entregue provavelmente vai exigir um investimento financeiro pro qual a companhia precisa estar preparada de antemão. Do contrário, o risco é de não só decepcionar o novo público, que a empresa não vai conseguir fidelizar, mas de manchar a imagem da marca diante dos clientes antigos.
Além disso, é preciso se preparar pra proporcionar um bom serviço de suporte ao cliente. Por estar se arriscando em um novo nicho de atuação, a empresa pode receber críticas que são fundamentais pra avaliar o desempenho e fazer ajustes. Assim, criar um setor pra lidar com gestão de reclamação é bastante recomendado.
Qual é a relação entre a diversificação de portfólio e o aumento da receita?
Um portfólio pouco diversificado limita as possibilidades de ganhos do negócio. Ainda que o produto ou serviço oferecido tenha uma excelente recepção do público, pode-se chegar a um ponto em que a companhia não tem mais pra onde crescer no seu mercado de atuação. E se o nicho já não estava mais tão lucrativo, o prejuízo é ainda maior.
Se uma empresa fabrica e monta móveis pro quarto, por exemplo, perde a oportunidade de oferecer, também, o mobiliário da sala, da cozinha, do banheiro, do escritório… Nesse caso, investir em um catálogo de produtos mais variado permite que o ticket médio por cliente aumente consideravelmente.
Por esse motivo, a diversificação de portfólio influencia diretamente o aumento da receita. A entidade ganha a chance de crescer de uma forma que já não era mais possível antes, quase como se uma nova companhia tivesse sido criada e as receitas de ambas fossem somadas.
Em qual estratégia apostar pra diversificar o portfólio da minha empresa?
Para que a diversificação realmente dê certo e contribua pro crescimento da organização, é preciso ter bastante atenção ao longo desse processo. A seguir, preparamos algumas dicas pra te ajudar.
Faça um planejamento
Antes de diversificar, analise a situação do mercado e descubra quais produtos ou serviços podem trazer um bom retorno. Considere as demandas do público-alvo, a concorrência e o investimento que será necessário pra colocar o projeto em prática. Em seguida, planeje as etapas que precisam ser cumpridas pra que isso aconteça.
Promova uma fase de testes
Comece produzindo em pequenas quantidades ou atendendo um pequeno grupo de clientes, de modo que seja possível receber feedbacks e fazer os ajustes necessários. Espere até ter certeza de que pode oferecer algo de qualidade antes de expandir os negócios pra atender um público maior.
Lance e acompanhe os resultados
O trabalho não termina com o lançamento das soluções que compõem a ampliação do portfólio. É importante continuar divulgando as novidades junto ao público e acompanhando os indicadores até que o negócio se estabeleça no mercado.
Outra dica imperdível pra você diversificar seu portfólio é o programa Mutant Nitro, uma solução digital destinada a ajudar as empresas a alcançarem seus clientes onde quer que estejam e da forma que preferirem.
Para tanto, o próprio Mutant Nitro conta com um portfólio diversificado de ferramentas tecnológicas, cada uma delas especialmente pensada pra um tipo de situação:
- integração de WhatsApp: com a solução Mutant, esse aplicativo tão popular pode ser conectado às plataformas de e-commerce, estabelecendo um eficiente canal de atendimento e vendas;
- Mutant Cloud: funcionando 100% na nuvem, essa é uma plataforma multicanal que permite gerenciar a relação com os clientes de forma fácil e rápida;
- Mutant M360: esse é um combo de ferramentas ideal pra conectar empresas e clientes onde estiverem, fortalecendo a comunicação entre eles.
Essas soluções tão necessárias de transformação digital chegam às empresas por meio de representantes autorizados pela Mutant. Isso quer dizer que, enquanto contribuem pro crescimento de outros negócios, os profissionais que decidem participar desse time também ampliam o próprio portfólio e aumentam sua receita.
Diante de todos esses fatos, não resta dúvida de que investir na diversificação de portfólio é uma decisão capaz de gerar mais negócios de sucesso e trazer grandes benefícios. É só escolher o melhor caminho pra sua empresa e começar a tomar as medidas necessárias pra colocar esse objetivo em prática.
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